Laguna, o lugar e o tempo: um olhar à luz da história
Março/2015
 Registros arqueológicos apontam à presença humana há mais de 6.000 anos nas proximidades da foz da bacia do rio Tubarão, costa litorânea sul catarinense. Uma região caracterizada por extensa área plana formada a partir de acumulações lacustres, eólicas e coluviais; que possui no seu limite superior, a leste, a predominância de pequenos morros e praias, e a noroeste, a presença de montanhas e altas ondulações, causada pela forte erosão havida durante o período quaternário, como também, resultante de influências climáticas e alterações do nível do mar.
 Geomorfologia formada por praias, dunas, mangues, restingas, estuários, lagoas e lagunas, morros e montanhas, numa confluência de elementos físico-naturais de rara e inconteste beleza; cenário que compõe a histórica cidade de Laguna: valioso Patrimônio Histórico Nacional. Um lugar predestinado a fazer parte da história mundial muito antes mesmo da sua fundação, ou da chegada dos navegadores europeus. Leia mais »
 História que é resultado de um panorama que começa a se formar por volta do início do século XV, quando a necessidade de expansão dos negócios da Europa ocidental, inserida em um mercado de certa forma saturado, e a grande riqueza acumulada por comerciantes europeus, protagoniza a busca por novos meios logísticos que conduzissem às demandas mercadológicas; que à época concentravam-se na obtenção de minerais preciosos como o ouro, a prata e os tão cobiçados diamantes. Inegavelmente enfrentar os desafios do oceano era em uma importante barreira a ser vencida no caminho às novas conquistas. A falta de conhecimento quanto ao desconhecido estabelecia resistência por parte dos navegadores, que evitavam se aventurar além-mar, e por precaução normalmente se mantinham próximos do litoral.
 Neste sentido, e com o objetivo de reunir estudiosos de navegação para transmitir conhecimentos já apreendidos e empreender novas pesquisas, foi criada em 1417 a Escola de Sagres, no Algarve, província no extremo sul de Portugal. Àquela época, no entanto, os espanhóis enfrentavam dificuldades, basicamente, por não terem um governo unificado e terem a presença de árabes no sul de seu território.
 O propósito de portugueses e espanhóis era estabelecer, por via marítima, uma nova rota para o Oriente. É quando surge a necessidade de ser estabelecido um Tratado entre Portugal e Espanha; fato que se consolida com o Tratado das Alcáçovas-Toledo, assinado em 1480, que designava a Portugal o domínio das terras ao sul da Ilhas Canárias, bem como, a rota de navegação pelo sul da África para chegar às Índias. Os espanhóis, sentindo-se prejudicados, apelaram ao Papa Alexandre VI, que em 4 de maio de 1493 editou um documento denominado Bula Inter Caetera, que de outra forma, estabelecia uma linha imaginária distante 100 léguas do arquipélago africano de Cabo Verde, definindo a divisão do Novo Mundo: a oeste desta linha pertencente à Espanha, e a leste à Portugal. Os termos deste documento desagradaram à Coroa Portuguesa.
 Para solucionar esse impasse, foi negociado no município espanhol de Tordesillas um novo acordo entre os dois países ibéricos. Editado em 7 de Junho de 1494, ampliava as terras lusas para uma distância de até 370 léguas a oeste da ilha cabo-verdiana de Santo Antão. Este Tratado precede em pouco menos de seis anos a chegada da primeira expedição portuguesa à costa brasileira, mas já estabelece como limite meridional daquela que viria a ser a vila de Santo Antônio dos Anjos de Laguna, pertencente à Capitania de Santana.
 Mas foi somente em 29 de julho de 1676 que o bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto chegou à região e fundou a vila, homenageando-a com o Santo da sua devoção: Santo Antônio. Tornou-se a terceira cidade do Estado de Santa Catarina, que por solicitação do rei de Portugal, a sua instalação tinha como objetivo expandir a fronteira para além do Tratado de Tordesilhas. Transformou-se assim em ponto de partida de expedições, e com o passar do tempo foi-se tornando povoada e organizada. Os maiores fluxos colonizadores aconteceram em meados de 1740 com portugueses dos Açores, posteriormente na primeira metade do século XIX com os chamados portugueses do Continente, e também entre 1748 e 1756 com a chegada de mais imigrantes açorianos.
 São anos de intensa disputa territorial entre Portugal e Espanha, que exigiam o estabelecimento de novos limites para suas conquistas. É quando em 1º de outubro de 1777 é assinado o Tratado de Santo Ildefonso, um novo acordo que reestabelece a propriedade das colônias requeridas na América do Sul. Este Tratado concede a Portugal: a Colônia do Sacramento, as Missões da margem esquerda do Rio Uruguai e a soberania sobre o Rio da Prata, enquanto que, à Espanha restitui a Ilha de Santa Catarina. Um acordo que de certa forma reafirma os pontos constantes do Tratado de Madrid (1750).
 Àquela época, a proeminência sócio-econômica de Laguna passa a ser cada vez mais significativa, e atinge o seu auge com a construção do porto em 1839, transformando a pacata vila de até então em um cenário revolucionário; fato que culmina com uma tentativa de separar o Rio Grande do Sul e Santa Catarina do comando do império. E assim, em 29 de julho de 1839 é proclamada a República Catarinense ou República Juliana, uma extensão da Revolução Farroupilha. Esta conquista durou até 15 de novembro de 1839 quando na batalha naval ocorrida na Barra de Laguna os imperialistas obtêm vitória sobre os republicanos. É neste período que personagens importantes como o italiano Giuseppe Garibaldi, David Canabarro e Teixeira Nunes, entre outros, surgem à frente dessas batalhas.
 Período onde surge também, com seus apenas 18 anos de idade, a figura heroica da catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro. Mulher de forte personalidade e grande determinação apaixonou-se por Garibaldi e decidiu segui-lo em suas batalhas. Casaram-se no Uruguai dois anos e meio depois, passando a ser conhecida como Anita Garibaldi. Tiveram quatro filhos e lutaram em combates por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Itália; vivendo juntos até a sua morte aos 27 anos, na cidade italiana de Mandriole di Ravenna. Anita por diversas vezes demostrou seu valor guerreiro, sendo bastante conhecida a sua participação na Batalha de Laguna, quando atravessou o Canal da Barra inúmeras vezes, levando num pequeno bote a remo, munição e armamento em pleno tiroteio. Ficou conhecida como a Heroína dos Dois Mundos por seus feitos pelo Brasil e pela Itália.
 Em 1847, Laguna foi elevada à categoria de cidade por meio de um Decreto Imperial; e à medida que os anos iam passando um visível crescimento econômico-social era percebido na cidade, tornando-se maior nas últimas décadas do século XIX, principalmente como resultado de sua movimentação portuária. Neste período também são registrados fatos marcantes como: a chegada a partir de 1875 dos imigrantes de maioria italiana que vieram colonizar a região sul do Estado de Santa Catarina; a partir de 1880 o início da construção da estrada de ferro Dona Tereza Cristina, e concluída em 1884; início em 1890 da construção do Farol de Santa Marta, inaugurado em 11 de junho de 1891.
 Mas foi na virada do século, na história mais recente, que o expressivo desenvolvimento urbano e cultural aconteceu na cidade. Isto se refletiu, por exemplo, nas novas construções residenciais, comerciais, teatro, cinema, jornal, hospital, hotel; na iluminação pública, no mercado público, na construção da biblioteca, entre tantos outras. Grande parte delas ainda existem e continuam preservadas no Centro Histórico, comprovando um pouco daquele período áureo da cidade. Entre as décadas de 1930 a 1950 grandes transformações aconteceram com o surgimento dos primeiros automóveis e ônibus urbanos, com as ruas calçadas, com as transferências do local do porto para o local atual e a do trem para o final do Campo de Fora. No final da década de 1950, há uma redução da atividade portuária causada pela criação do porto de Imbituba, com capacidade para maiores embarcações. Já na década de 1960, a construção da rodovia BR-101, e a construção da ponte rodoviária na localidade de Cabeçuda, provocaram o deslocamento de parte do setor econômico para fora da cidade. Fato que começou a ser restabelecido a partir da década de 1970 com o incremento do turismo, das atividades portuárias, bem como, de novas formas empresariais. Estratégias que têm resultado em grande desenvolvimento do município e da população; caracterizado no alto IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, das últimas décadas.
 Uma rica história! História de muitas histórias.
 Uma história construída com medos e coragens, qual grandes navegadores que por ali aportaram, nos permitem estabelecer uma relação com a lendária expressão proferida em Latim pelo general romano Pompeu (106-48 aC) aos marinheiros amedrontados que recusavam viajar durante a guerra: "Navigare necesse; vivere non est necesse". Expressão na qual o poeta português Fernando Pessoa (1888-1935), em seu poema “Navegar é Preciso”, nos ofertou sua releitura: "Navegar é preciso; viver não é preciso”. Expressões que nos fazem pensar sobre o quanto deve ser exato o navegar, conquanto inexato é o viver.
 E eu me permito refletir sobre o quanto estas expressões fazem sentido quando pensamos que já no final do século XV, na cidade de Tordesillas, a partir da definição de uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde, estariam aqueles Senhores estabelecendo aos navegadores, com “precisão”, um lugar que viria a se constituir a Capitania de Santana. E de que em seu extremo sul, em um local de rara beleza - talvez por também ser um ponto de inflexão entre o acidentado litoral ao norte e os mares abertos ao sul -, daria origem à vila de Santo Antônio dos Anjos de Laguna. E apesar dos objetivos expansionistas da Coroa Portuguesa, no quanto não foi possível prever o desenrolar dos fatos e eventos que ali aconteceriam. Ou seja, no quanto foi “impreciso” definir antecipadamente a real história que ali se desenrolaria; sobre a história da vida de seus personagens: aqueles que ali já estavam, aqueles que vieram e viriam estar. Uma abordagem sobre o passado e o futuro: sua previsibilidade e sua imponderabilidade; a relação histórica espaço-tempo. A história com seus eventos, datas e personagens. Que deixaram ali suas marcas e seus sentimentos. Sentimentos que ficaram e ficarão guardados para sempre como imagens, num admirável espaço da natureza permeado pelo incomum encontro de tantos elementos: restingas, morros, areias, dunas, calor, vento, praias, canal, molhes, rios, mangues, sambaquis, fauna, flora, lagoas, lagunas, e mar.
 Ah, o mar! O infinito mar... Aquele que nos propõe a poética dos elementos da natureza, aquele que desmancha os rastros, que detém a dinâmica visível e invisível da vida, que traz e que leva, que dá e que tira. Que detém as ondas. Ondas que movem as embarcações, que trazem as pessoas e seus alimentos, que chegam ao porto. O porto que dá segurança: aonde chega o futuro. Futuro guiado por uma luz de esperança, qual a luz solitária de um distante farol; que se ergue orgulhoso por sobre o alto de seu promontório; que guia os navios, que dá a direção, que guia os homens; homens que detêm a história.
 Transporto meu imaginário pensamento para o alto, para o ponto mais alto: o morro da Glória. Direciono meu olhar para o oceano; vejo apenas o infinito: um infinito mar. Não vejo rastros, mas sei que eles existem. Desço então meu olhar e observo mais atentamente: os rastros estão lá, por entre tortuosas vias e ruas: caminhos. Caminhos partilhados por mulheres e homens, crianças e famílias, amigos e vizinhos, mercadores e mercadorias, marchas e procissões, festas religiosas e pagãs, chuvas e ventos, guerras e paz; ruas que se entrecortam em calçamentos de pedras irregulares, registros conscientes de um visível-invisível inconsciente. Que carregam talvez uma essência íntima e concreta dos sentimentos que ali estiveram ao longo do tempo, e que aos poucos foram dando espaço a outros sentimentos; de outros homens e mulheres que continuam escrevendo suas histórias. Histórias que se unem a outras e outras histórias, e que irão formar a grande história daquilo que é ser humano.
 Este trabalho fotográfico foi realizado a partir do ano de 2012 durante viagens que fiz à cidade de Laguna. Foram viagens nas quais tive a oportunidade de conhecer melhor o seu patrimônio histórico-cultural, interagir com seu povo, fazer amigos, e vivenciar um pouco mais do dia-a-dia da população. Mais do que o conhecimento dos livros e das informações que me subsidiaram em minhas pesquisas, o caminhar por dentro da vida dessa cidade, tão rica em belezas, histórias e cultura me proporcionou um aprendizado ainda maior sobre a minha própria história.
 Faço aqui minha homenagem e minhas reverências aos grandes personagens, que construíram com suas jornadas pessoais, a grande história dessa cidade e do sul do Brasil. História essa, imortalizada nas palavras em Latim do historiador catarinense Afonso d'Escragnolle Taunay, quando elaborou o Brasão que é símbolo das armas de Laguna: ”AD MERIDIEM BRASILIAN DVXI” (“Para o sul o Brasil levei”); que em síntese simboliza a importante e decisiva atuação dos bravos lagunenses, não somente nos conflitos de emancipação da região sul, como também, no histórico processo de expansão nacional em direção ao rio da Prata.
 E como uma forma de retribuição, ofereço estas imagens ao valoroso povo da cidade de Laguna, por sua força e bravura que tanto orgulha aos catarinenses, bem como, pelo carinho que recebo quando aí estou.
Agradecimentos especiais:
- Ao meu pai, Oduvaldo Florentino Machado, pelas boas recordações sobre a história da cidade de Laguna.
- Ao meu amigo João Francisco Marques de Carvalho, de Florianópolis, por compartilhar comigo muito do seu saber histórico.
- À psicóloga Ana Cláudia Judice Alleotti por suas sábias palavras.
- Ao meu amigo Jorge Manuel Ferreira Pinto, de Póvoa de Varzim, Portugal, por suas contribuições quanto à cultura portuguesa.
- Ao arquiteto Leonardo Fernandes Pascoal, Presidente da Fundação Lagunense de Cultura.
- À Sra. Zenaide Silva, Diretora dos Museus de Laguna, e à sua equipe de trabalho: Rômulo Souza, João Rodolfo Lopes Pereira, Marco Antônio Costa Botelho e Solange Paschoal Araújo.
- Na Prefeitura de Laguna: Thiago Laurindo, Norton De Araújo Mattos, Wellington Linhares Martins Maria Gorete Alves Cardoso Fão.
- Ao professor Airton Bento Machado por ter me acompanhado durante o registro das imagens das ruínas do Forte de Atalaia, pelas informações históricas e pela indicação da literatura do historiador Wolfgang Ludwig Rau.
- Ao engenheiro Jerferson Machado Alves por suas orientações durante a visita às ruínas do Forte Atalaia.
Informações sobre a história e a cultura da cidade de Laguna podem ser obtidas com a Fundação Lagunense de Cultura, fone (48) 3646-2542.
Geo Code de Laguna: 28° 28' 54" S 48° 46' 56" O
"Autorização de Uso de Imagem": Foi concedido pela Prefeitura de Laguna o uso de imagens internas e externas do Museu Histórico Anita Garibaldi e do Museu Casa de Anita, para utilização neste site, conforme Termo de Autorização de Uso de Imagem do Processo Administrativo nº 1919/2015 de 09/03/2015, emitido.
- Ulysséa, Ruben; Laguna: memória histórica; Editora Letra Ativa; Brasília, 2004.
- Dall’Alba, Pe. João Leonir; Laguna antes de 1880; Editora Lunardelli; Florianópolis, 1976.
- Saint-Hilaire, Auguste de, 1779 - 1853; Viagem a Curitiba e Santa Catarina; prefácio Mário G. Ferri; tradução Regina Regis Junqueira - Belo Horizonte; Ed. Itatiaia; São Paulo; Ed. da Universidade de São Paulo, 1978.
- Avé-Lallemant, Robert, 1812-1884; Viagens pelas províncias de Santa Catarina, Paraná e São Paulo (1858); tradução Teodoro Cabral. - Belo Horizonte; Ed. Itatiaia; São Paulo; Ed. da Universidade de São Paulo, 1980.
- Rau, Wolfgang Ludwig, 1916-2009; Anita Garibaldi; o perfil de uma heroína brasileira; Edeme; Florianópolis, 1975.
- Cittadin, Ana P.; Laguna, paisagem e preservação: o patrimônio cultural e natural do município; Dissertação de Mestrado; UFSC; Florianópolis, 2010.
- Staub, José Raul; Uma Viagem de Laguna a Tordesilhas; Florianópolis, 2004.
- Tavares, Eduardo; Pharol de Santa Martha: Laguna, SC; Porto Alegre: Pacartes, 2010, Produção da Lumen Comunicação.
- Guedes Júnior, Valmir; Porto da Laguna: a luta de um povo traído; Florianópolis, 1994.
- Folder: Guia Turístico “Um passeio rumo aos encantos de Laguna, Santa Catarina”.
- Duclós, Nei; Laguna - Obra e Paisagem; 1ª edição; Editora Expressão; Florianópolis, 2011.
- Gell, Alfred; Antropologia do Tempo: Construções Culturais de Mapas e Imagens Temporais; Vozes; Petrópolis, 2014.
- Naranjo, Juan; Fotografía, Antropología y Colonialismo (1845-2006); Editorial Gustavo Gili, SL; Barcelona, 2006.
- Eliade, Mircea; O Sagrado e o Profano: a essência das religiões; 3ª edição; Editora WMF Martins Fontes; São Paulo, 2010.
- Bachelard, Gaston; A Poética do Espaço; 2ª edição; Editora Martins Fontes; São Paulo, 2008.
- Kossoy, Boris; Os tempos da Fotografia: o Efêmero e o Perpétuo; Ateliê Editorial; Cotia, SP, 2007.
- Jung, Carl G.; O Homem e seus Símbolos; 16ª edição; Editora Nova Fronteira; Rio de Janeiro.
- Informações sobre a cidade: www.laguna.sc.gov.br/
- Plano Diretor Municipal, Fase 1 - Levantamentos: http://www.laguna.sc.gov.br/plano_diretor/v2/CODESC_F1_LAGUNA_LEVANTAMENTOS.pdf
- Plano Diretor Municipal, Fase 2 - Análise, Diagnose e Prognose: http://www.laguna.sc.gov.br/plano_diretor/v2/CODESC_F2_LAGUNA_ANALISE.pdf
- Informações sobre o Farol de Santa Marta: http://www.mar.mil.br/dellaguna/sinalizacao.htm
- Informações sobre o Terminal Pesqueiro de Laguna: http://www.terminalpesqueiro.com.br/
- Informações sobre o Forte do Atalaia: http://www.revistacanteiro.com/#!fresta-2/c1cml
- Sítios arqueológicos de Santa Catarina: https://leiaufsc.files.wordpress.com/2013/03/2-2a-rohr-j-a-sc3adtios-arqueolc3b3gicos-de-santa-catarina.pdf
- Filme "Anita e Garibaldi": https://www.youtube.com/watch?v=G84Bc2WCNoc
- Filme "Anita Heroína dos Dois Mundos": https://www.youtube.com/watch?v=d7ihma9DI_s
- Filme "Anita Garibaldi": https://www.youtube.com/watch?v=ha3fLrEeF_M
- Filme "Maestro Heinz Geyer, 2010", de 33:34 a 37:05: https://vimeo.com/90200444
- "Salve Regina" da ópera "Anita Garibaldi", com Maestro Heinz Geyer: https://www.youtube.com/watch?v=KK0fUGoUT9U
- Filme “Os Açores de Madredeus”: https://www.youtube.com/watch?v=Dddhv75qRjU
Título: Detalhe da arquitetura do Cine Mussi (antes da restauração) Descrição: Projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau, a pedido do Sr. João Mussi. Começou a ser construído em 4 de abril de 1947 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme: A Valsa do Imperador. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-038
Título: Anjo Gabriel Descrição: Escultura em madeira do ano de 2006, obra do escultor Werner Thaler de Treze Tílias, SC. Acervo da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-203
Título: Jerônimo Francisco Coelho Descrição: Obra de 1858, pertencente ao acervo do Museu Anita Garibaldi, de autoria do artista francês Sébastien Auguste Sisson . Esta obra retrata o jornalista, militar e político Jerônimo Francisco Coelho, nascido em Laguna em 30 de setembro de 1806, que editou do primeiro jornal de Santa Catarina: "O Catharinense", em 28 de julho de 1831. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-211
Título: Pescador Descrição: Pesca na Lagoa do Imaruí, localidade de Cabeçuda. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/02/2012
Nº 009-013
Título: Detalhe das colunas da entrada do Mercado Público (antes da revitalização) Descrição: O Mercado Público está localizado no centro da cidade. Foi inaugurado em 1958. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-043
Título: Centro histórico Descrição: Vista panorâmica do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-129
Título: Jarro e bacia Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-108
Título: Detalhe do Mercado Público (antes da revitalização) Descrição: O Mercado Público está localizado no centro da cidade. Foi inaugurado em 1958. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-042
Título: Detalhe do Mercado Público (antes da revitalização) Descrição: O Mercado Público está localizado no centro da cidade. Foi inaugurado em 1958. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-044
Título: Arquitetura Descrição: Centro histórico. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-079
Título: Detalhe da Fonte da Carioca Descrição: Foi construída em 1863 e ampliada em 1906. De acordo com os historiadores foi a água desta fonte que motivou a localização da cidade por seu fundador. Até os dias de hoje a população se abastece dessa água para beber. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-136
Título: Placas com graças atendidas em devoção à Nossa Senhora da Graça Descrição: Construída pelo escultor alemão Alfredo Staege, foi inaugurada em 31/05/1953. Considerada a maior no gênero no Brasil, está localizada no Morro da Glória, antigamente conhecido como Morro do Atalaia ou Pau do Sinal, é o ponto mais alto da cidade de Laguna (126 metros de altitude). A imagem está sobre um pedestal de 4 metros, possuindo 10 metros de altura e 4,8 metros entre os braços. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-123
Título: Lâmpadas a querosene Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-165
Título: Detalhe do cais Descrição: Cais do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-028
Título: Canoa ancorada Descrição: Cais do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-026
Título: Porto de Laguna Descrição: Localizado no bairro de Magalhães, possui um cais de acostagem de 300m de comprimento e 5m de profundidade; sendo o canal de acesso marítimo de 1.950 m de extensão, com 80 a 100m de largura. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-237
Título: Antigos objetos de decoração Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-171
Título: Museu Histórico Anita Garibaldi Descrição: O Museu Histórico Anita Garibaldi encontra-se nesta edificação desde 31 de julho de 1949. Possui um acervo composto por peças relacionadas à formação sócio-cultural lagunense, bem como, peças de grande valor arqueológico encontradas nos sambaquis da região. Sua construção foi iniciada em 1735 e finalizada no século XVIII. Tem seu alicerce feito de areia, barro, pedras e óleo de baleia. Abrigou no piso superior a Câmara de Vereadores, e no térreo, o Corpo da Guarda Municipal. Foi na Câmara onde foi proclamada em 29 de julho de 1839 a República Catarinense (ou República Juliana). Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-186
Título: Casa Pinto D'Ulysséa Descrição: Construída em 1866, inspirada em uma quinta portuguesa, revestida de azulejos portugueses, é um dos raros exemplos da arquitetura luso-brasileira. Importante casa de chácara, a primeira a possuir platibanda na cidade. Esta importante edificação, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, pertenceu a Joaquim José Pinto d'Ulysséa; e atualmente guarda o Acervo Garibaldino de Wolfgang Ludwing Rau. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-140
Título: Antiga máquina de costura Descrição: Teria sido confeccionado nesta máquina de costura o vestido do primeiro casamento de Ana Maria de Jesus Ribeiro. Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-199
Título: Gaveta Descrição: Detalhe de antigo móvel. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-208
Título: Morro do Atalaia, local onde ficam as ruínas do Forte do Atalaia Descrição: Situado na localidade de Ponta da Barra, foi construído no ano de 1800. Na batalha de 15 de novembro de 1839 os revolucionários ocuparam o local que era um ponto estratégico. Ali instalaram suas artilharias e o usaram como depósito de munição. Nessa época Anita Garibaldi mais uma vez demostrou seu valor guerreiro atravessando o Canal da Barra inúmeras vezes, levando num pequeno bote a remo munição e armamento em pleno tiroteio. Com a derrota das forças farroupilhas e a ocupação das forças imperiais, posteriormente, o Exército Imperial melhorou a construção danificada nos combates e a utilizou por muitos anos até desativá-la nos fins do século XIX. Em 1992 as ruínas remanescentes foram catalogadas como sítio arqueológico histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), numa área de 140 m², localizada em propriedade privada. Este Forte também era conhecido como Forte de Laguna, Fortim da Barra, Fortim do Atalaia, ou ainda, Fortaleza da Barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-250
Título: Detalhe da balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-261
Título: Vista parcial da Prainha do Farol Descrição: Ao fundo o Farol de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-231
Título: Detalhe da arquitetura do Cine Mussi Descrição: Projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau, a pedido do Sr. João Mussi. Começou a ser construído em 4 de abril de 1947 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme: A Valsa do Imperador. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-214
Título: Detalhe da estrutura da Ponte Anita Garibaldi Descrição: Detalhe do vão central durante os trabalhos de finalização da junção que interliga as duas torres estaiadas. Erguida sobre o Canal das Laranjeiras na localidade de Cabeçuda, esta ponte com 2.817 metros de extensão, é a segunda maior em formato estaiado do Brasil; sendo a primeira ponte estaiada em curva do país. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-218
Título: Detalhe de Cemitério Descrição: Cemitério localizado no promontório do Farol de Santa Marta, ao lado da Capela de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-223
Título: Detalhes do Museu Casa de Anita Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-107
Título: 6ª Estação da Via Crúcis: Verônica enxuga a face de Jesus Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-054
Título: Detalhe da base da escultura de Nossa Senhora da Glória Descrição: Construída pelo escultor alemão Alfredo Staege, foi inaugurada em 31/05/1953. Considerada a maior no gênero no Brasil, está localizada no Morro da Glória, antigamente conhecido como Morro do Atalaia ou Pau do Sinal, é o ponto mais alto da cidade de Laguna (126 metros de altitude). A imagem está sobre um pedestal de 4 metros, possuindo 10 metros de altura e 4,8 metros entre os braços. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-119
Título: Anita Garibaldi Descrição: Óleo sobre tela. Autor desconhecido. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-168
Título: Detalhe de Cemitério Descrição: Cemitério localizado no promontório do Farol de Santa Marta, ao lado da Capela de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-226
Título: Ruínas do Forte do Atalaia Descrição: Situado na localidade de Ponta da Barra, foi construído no ano de 1800. Na batalha de 15 de novembro de 1839 os revolucionários ocuparam o local que era um ponto estratégico. Ali instalaram suas artilharias e o usaram como depósito de munição. Nessa época Anita Garibaldi mais uma vez demostrou seu valor guerreiro atravessando o Canal da Barra inúmeras vezes, levando num pequeno bote a remo munição e armamento em pleno tiroteio. Com a derrota das forças farroupilhas e a ocupação das forças imperiais, posteriormente, o Exército Imperial melhorou a construção danificada nos combates e a utilizou por muitos anos até desativá-la nos fins do século XIX. Em 1992 as ruínas remanescentes foram catalogadas como sítio arqueológico histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), numa área de 140 m², localizada em propriedade privada. Este Forte também era conhecido como Forte de Laguna, Fortim da Barra, Fortim do Atalaia, ou ainda, Fortaleza da Barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-253
Título: Placas com graças atendidas em devoção à Nossa Senhora da Graça Descrição: Construída pelo escultor alemão Alfredo Staege, foi inaugurada em 31/05/1953. Considerada a maior no gênero no Brasil, está localizada no Morro da Glória, antigamente conhecido como Morro do Atalaia ou Pau do Sinal, é o ponto mais alto da cidade de Laguna (126 metros de altitude). A imagem está sobre um pedestal de 4 metros, possuindo 10 metros de altura e 4,8 metros entre os braços. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-122
Título: Placas com graças atendidas em devoção à Nossa Senhora da Graça Descrição: Construída pelo escultor alemão Alfredo Staege, foi inaugurada em 31/05/1953. Considerada a maior no gênero no Brasil, está localizada no Morro da Glória, antigamente conhecido como Morro do Atalaia ou Pau do Sinal, é o ponto mais alto da cidade de Laguna (126 metros de altitude). A imagem está sobre um pedestal de 4 metros, possuindo 10 metros de altura e 4,8 metros entre os braços. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-124
Título: Antigo casario Descrição: Centro histórico. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-184
Título: Ferros de brasa Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-174
Título: Dom Pedro II Descrição: Óleo sobre tela. Autor desconhecido. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-173
Título: Ilha da Lagoa de Imaruí Descrição: Vista a partir do Morro da Glória. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-128
Título: Pedra do Frade Descrição: Essa formação rochosa com nove metros de altura é constituída pela justaposição de duas pedras, que estão apoiadas sobre uma superfície inclinada em apenas três ou quatro pontos, desafiando a Lei da Gravidade. De acordo com estudiosos há duas hipóteses para a sua existência: uma na qual teria sido feita por índios pré-históricos que habitaram a região há mais de três mil anos; ou que teria sido o marco inicial do Tratado de Tordesilhas. Recebeu esse nome devido à semelhança que possui com o rosto de um padre franciscano. Fica localizada na extremidade da Praia do Gi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 03/11/2006
Nº 009-002
Título: Nossa Senhora da Glória Descrição: Construída pelo escultor alemão Alfredo Staege, foi inaugurada em 31/05/1953. Considerada a maior no gênero no Brasil, está localizada no Morro da Glória, antigamente conhecido como Morro do Atalaia ou Pau do Sinal, é o ponto mais alto da cidade de Laguna (126 metros de altitude). A imagem está sobre um pedestal de 4 metros, possuindo 10 metros de altura e 4,8 metros entre os braços. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-118
Título: Porta lateral do Mercado Público (antes da revitalização) Descrição: O Mercado Público está localizado no centro da cidade. Foi inaugurado em 1958. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-045
Título: Detalhes do Museu Casa de Anita Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-112
Título: Cenas do cais Descrição: Cais do centro da cidade Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-019
Título: Antigos objetos de decoração Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-170
Título: Cine Mussi Descrição: Projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau, a pedido do Sr. João Mussi. Começou a ser construído em 4 de abril de 1947 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme: A Valsa do Imperador. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-216
Título: Detalhe da arquitetura do Cine Mussi (antes da restauração) Descrição: Projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau, a pedido do Sr. João Mussi. Começou a ser construído em 4 de abril de 1947 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme: A Valsa do Imperador. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-039
Título: Nossa Senhora da Conceição Descrição: Óleo sobre tela, 1856, obra do pintor catarinense Victor Meirelles. Acervo da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-057
Título: Fachada da Igreja Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-063
Título: Casa Pinto D'Ulysséa Descrição: Construída em 1866, inspirada em uma quinta portuguesa, revestida de azulejos portugueses, é um dos raros exemplos da arquitetura luso-brasileira. Importante casa de chácara, a primeira a possuir platibanda na cidade. Esta importante edificação, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, pertenceu a Joaquim José Pinto d'Ulysséa; e atualmente guarda o Acervo Garibaldino de Wolfgang Ludwing Rau. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-141
Título: Pilares da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, esta ponte foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/03/2012
Nº 009-008
Título: Porta da casa da rua do Rincão Descrição: Foi nesta edificação luso-brasileira que Anita Garibaldi morou com sua família no período de 1835 a 1839, dos 14 aos 18 anos de idade. A fachada original apresentava meia porta e janela. Atualmente a rua do Rincão é denominada de rua Fernando Machado. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-094
Título: Detalhe de altar lateral esquerdo Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-060
Título: Casa Pinto D'Ulysséa Descrição: Construída em 1866, inspirada em uma quinta portuguesa, revestida de azulejos portugueses, é um dos raros exemplos da arquitetura luso-brasileira. Importante casa de chácara, a primeira a possuir platibanda na cidade. Esta importante edificação, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, pertenceu a Joaquim José Pinto d'Ulysséa; e atualmente guarda o Acervo Garibaldino de Wolfgang Ludwing Rau. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-143
Título: Nossa Senhora da Glória (lado posterior) Descrição: Construída pelo escultor alemão Alfredo Staege, foi inaugurada em 31/05/1953. Considerada a maior no gênero no Brasil, está localizada no Morro da Glória, antigamente conhecido como Morro do Atalaia ou Pau do Sinal, é o ponto mais alto da cidade de Laguna (126 metros de altitude). A imagem está sobre um pedestal de 4 metros, possuindo 10 metros de altura e 4,8 metros entre os braços. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-120
Título: Farolete Laguna Norte Descrição: Este farolete fica localizado na parte terminal dos molhes Norte, ao lado da praia do Mar Grosso, e possui um mirante. Foi inaugurado em 11/06/1891 e tem as seguintes características: altura de 13 metros, alcance geográfico de 11 milhas náuticas, alcance luminoso de 5 milhas náuticas, intensidade luminosa de 45 candelas. Latitude: 28º 29,67' S e longitude: 48º 44,86' O. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-280
Título: 'A Morte de Anita' Descrição: Óleo sobre tela. Autoria: A. Peixoto, 1935. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-158
Título: Detalhe da estrutura da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, esta ponte foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/03/2012
Nº 009-011
Título: Casa Candemil Descrição: Foi construída no final do século 19 ao estilo de uma quinta portuguesa. Em 1985 passou a ser a residência da família Candemil, que a desocupou no final dos anos 80. Atualmente abriga o Arquivo Público Municipal. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-085
Título: Santo Antônio dos Anjos, padroeiro da cidade Descrição: Esta escultura foi entalhada por Antônio José de Santai em 1803. Encontra-se no altar-mor da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-067
Título: Detalhes do Museu Casa de Anita Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-106
Título: Antigo casario Descrição: Centro histórico. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-081
Título: Detalhe do Sambaqui da Carniça I Descrição: Situado na localidade de Campo Verde, cerca de 14 km do centro da cidade, este sambaqui originalmente possuía uma base de aproximadamente 400 metros e 70 metros de largura, com uma elevação de 30 metros de altura. Durante muitos anos foi explorado por particulares no fabrico da cal. Atualmente resta apenas a sua base com uma altura de no máximo uns cinco metros de altura. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-246
Título: Detalhe da entrada do cais Descrição: Cais do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-032
Título: Gravatá Descrição: Flora encontrada na Praia do Gi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 03/11/2006
Nº 009-006
Título: Porto de Laguna Descrição: Localizado no bairro de Magalhães, possui um cais de acostagem de 300m de comprimento e 5m de profundidade; sendo o canal de acesso marítimo de 1.950 m de extensão, com 80 a 100m de largura. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-238
Título: Praia do Tamborete Descrição: Está situada entre os molhes Sul e o morro do Atalaia, na localidade da Ponta da Barra. Segundo os nativos, o nome 'tamborete' é devido ao número de pedras parecidas com tambores que há nesta praia. Em 1839 nesta mesma região ocorreu a batalha entre os farroupilhas e imperialistas, no episódio histórico da República de Laguna. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-275
Título: Balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-265
Título: Detalhe de janela da Casa Candemil Descrição: Foi construída no final do século 19 ao estilo de uma quinta portuguesa. Em 1985 passou a ser a residência da família Candemil, que a desocupou no final dos anos 80. Atualmente abriga o Arquivo Público Municipal. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-090
Título: Detalhe de Cemitério Descrição: Cemitério localizado no promontório do Farol de Santa Marta, ao lado da Capela de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-224
Título: Farol de Santa Marta Descrição: Foi construído por franceses e inaugurado em 11 de junho de 1891. Na sua construção foram utilizados: pedras, areia, barro e óleo de baleia. É considerado o maior farol das Américas e o terceiro do mundo em alcance. Está localizado em um cabo de mesmo nome, a 17 km do centro da cidade, num pequeno promontório com 45 metros de altura. Possui de 29 metros de altura e suas luzes atingem uma extensão de 46 milhas náuticas, cerca de 85 quilômetros. Latitude 28º 36,23' S e Longitude 15" S 48º 48,76' O. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-234
Título: Nossa Senhora Aparecida Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-069
Título: Museu Casa de Anita Descrição: Esta casa foi construída em 1711. Atualmente é museu com um acervo que lembra a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-095
Título: Arte decorativa da Igreja Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-075
Título: Detalhe da balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-260
Título: Vista panorâmica da praia do Mar Grosso Descrição: Vista do Mirante de Nossa Senhora da Glória. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-126
Título: Estrada de ferro Dona Tereza Cristina Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, foi inaugurada em 1882, sendo utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte. Local: Laguna, SC Data do Registro: 08/02/2015
Nº 009-188
Título: Monumento a Anita Garibaldi Descrição: Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi) nasceu em 30 de agosto de 1821 em Laguna. De família de origem portuguesa dos Açores, era filha de Maria Antônia de Jesus e do comerciante Bento da Silva. Ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, participou no Brasil e na Itália de diversas batalhas: Revolução Farroupilha, Batalha dos Curitibanos e Batalha de Gianicolo. Corajosa e determinada, é conhecida como "Heroína de Dois Mundos". Teve três filhos e faleceu na Itália em 4 de agosto de 1849. Esta obra é de autoria do escultor gaúcho Antônio Caringi (1905-1981). Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-146
Título: Molhes da Barra Descrição: Região dos molhes onde a Lagoa Santo Antônio dos Anjos desemboca no Oceano Atlântico, tendo ao fundo a a praia do Mar Grosso e o morro da Glória. Os molhes Norte possuem aproximadamente 1.500 metros de extensão, enquanto que os molhes Sul tem 900 metros. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-274
Título: Arquitetura portuguesa do Museu Anita Garibaldi Descrição: Foi a primeira edificação construída para a fundação da Vila. Sua construção deu-se no ano de 1735. No século 18, passou a ser a Casa da Câmara e Cadeia. Local onde em 1839 foi proclamada a República Catarinense. A partir de 1949 passou a ser um museu. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-148
Título: Antigo baú Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-175
Título: Janela com grade de madeira da antiga prisão, hoje o Museu Anita Garibaldi Descrição: Foi a primeira edificação construída para a fundação da Vila. Sua construção deu-se no ano de 1735. No século 18, passou a ser a Casa da Câmara e Cadeia. Local onde em 1839 foi proclamada a República Catarinense. A partir de 1949 passou a ser um museu. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-151
Título: Detalhe do Sambaqui da Carniça I Descrição: Situado na localidade de Campo Verde, cerca de 14 km do centro da cidade, este sambaqui originalmente possuía uma base de aproximadamente 400 metros e 70 metros de largura, com uma elevação de 30 metros de altura. Durante muitos anos foi explorado por particulares no fabrico da cal. Atualmente resta apenas a sua base com uma altura de no máximo uns cinco metros de altura. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-242
Título: Azulejos da Casa Pinto D'Ulysséa Descrição: Construída em 1866, inspirada em uma quinta portuguesa, revestida de azulejos portugueses, é um dos raros exemplos da arquitetura luso-brasileira. Importante casa de chácara, a primeira a possuir platibanda na cidade. Esta importante edificação, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, pertenceu a Joaquim José Pinto d'Ulysséa; e atualmente guarda o Acervo Garibaldino de Wolfgang Ludwing Rau. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-144
Título: 7ª Estação da Via Crúcis: Jesus cai pela segunda vez Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-053
Título: Detalhe da entrada do cais Descrição: Cais do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-033
Título: Ondas Descrição: Ondas que se formam na região dos molhes, onde a Lagoa Santo Antônio dos Anjos desemboca no Oceano Atlântico. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-271
Título: Lâmpada do Sacrário Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-072
Título: 'Partida de João de Magalhães para as terras do Rio Grande do Sul' Descrição: Óleo sobre tela, obra de Willy Zumblick de 1956. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-153
Título: Detalhe de antigo aparador Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-097
Título: Antiga máquina de costura Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-103
Título: Detalhes do Museu Casa de Anita Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-104
Título: Ponte Anita Garibaldi Descrição: Erguida sobre o Canal das Laranjeiras na localidade de Cabeçuda, esta ponte com 2.817 metros de extensão, é a segunda maior em formato estaiado do Brasil; sendo a primeira ponte estaiada em curva do país. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-217
Título: Farolete Laguna Sul Descrição: Este farolete fica localizado na parte terminal dos molhes Sul, ao lado da praia do Tamborete. Foi inaugurado em 03/08/2003 e tem as seguintes características: altura de 5 metros, alcance geográfico de 11 milhas náuticas, alcance luminoso de 7 milhas náuticas, intensidade luminosa de 184 candelas. Latitude: 28º 29,74' S e longitude: 48º 44,74' O. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-276
Título: Dom Pedro II Descrição: Óleo sobre tela. Autor desconhecido. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-179
Título: Arte Sacra Descrição: Peça do altar-mor da Capela do Rosário, que teve sua construção iniciada em 1845 e foi demolida em 1933, cuja irmandade era constituída em sua maioria por escravos. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-209
Título: Anita Garibaldi Descrição: Óleo sobre tela, obra do pintor Willy Zumblick. Acervo do Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-191
Título: Ruínas do Forte do Atalaia Descrição: Situado na localidade de Ponta da Barra, foi construído no ano de 1800. Na batalha de 15 de novembro de 1839 os revolucionários ocuparam o local que era um ponto estratégico. Ali instalaram suas artilharias e o usaram como depósito de munição. Nessa época Anita Garibaldi mais uma vez demostrou seu valor guerreiro atravessando o Canal da Barra inúmeras vezes, levando num pequeno bote a remo munição e armamento em pleno tiroteio. Com a derrota das forças farroupilhas e a ocupação das forças imperiais, posteriormente, o Exército Imperial melhorou a construção danificada nos combates e a utilizou por muitos anos até desativá-la nos fins do século XIX. Em 1992 as ruínas remanescentes foram catalogadas como sítio arqueológico histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), numa área de 140 m², localizada em propriedade privada. Este Forte também era conhecido como Forte de Laguna, Fortim da Barra, Fortim do Atalaia, ou ainda, Fortaleza da Barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-252
Título: Farolete Laguna Norte Descrição: Este farolete fica localizado na parte terminal dos molhes Norte, ao lado da praia do Mar Grosso. Foi inaugurado em 11/06/1891 e tem as seguintes características: altura de 13 metros, alcance geográfico de 11 milhas náuticas, alcance luminoso de 5 milhas náuticas, intensidade luminosa de 45 candelas. Latitude: 28º 29,67' S e longitude: 48º 44,86' O. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-279
Título: Detalhe do Sambaqui da Carniça I Descrição: Situado na localidade de Campo Verde, cerca de 14 km do centro da cidade, este sambaqui originalmente possuía uma base de aproximadamente 400 metros e 70 metros de largura, com uma elevação de 30 metros de altura. Durante muitos anos foi explorado por particulares no fabrico da cal. Atualmente resta apenas a sua base com uma altura de no máximo uns cinco metros de altura. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-244
Título: Arquitetura Descrição: Centro histórico. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-080
Título: Cine Mussi Descrição: Projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau, a pedido do Sr. João Mussi. Começou a ser construído em 4 de abril de 1947 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme: A Valsa do Imperador. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-213
Título: Placa indicativa do Marco de Tordesilhas Descrição: Marco de Tordesilhas. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-036
Título: Detalhe da arquitetura Portuguesa Descrição: Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-200
Título: Detalhe da arquitetura Portuguesa Descrição: Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-198
Título: Espadas e capacetes de guerras Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-155
Título: Fonte da Carioca Descrição: Foi construída em 1863 e ampliada em 1906. De acordo com os historiadores foi a água desta fonte que motivou a localização da cidade por seu fundador. Até os dias de hoje a população se abastece dessa água para beber. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-131
Título: 'A Morte de Sebastião de Brito Guerra, surpreendido pelos Índios das Missões do Uruguai' Descrição: Óleo sobre tela, obra de Willy Zumblick de 1956. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-157
Título: Farol de Santa Marta Descrição: Foi construído por franceses e inaugurado em 11 de junho de 1891. Na sua construção foram utilizados: pedras, areia, barro e óleo de baleia. É considerado o maior farol das Américas e o terceiro do mundo em alcance. Está localizado em um cabo de mesmo nome, a 17 km do centro da cidade, num pequeno promontório com 45 metros de altura. Possui de 29 metros de altura e suas luzes atingem uma extensão de 46 milhas náuticas, cerca de 85 quilômetros. Latitude 28º 36,23' S e Longitude 15" S 48º 48,76' O. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-236
Título: Argola do cais Descrição: Cais do centro da cidade Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-018
Título: Placa comemorativa aos 500 anos do Tratado de Tordesilhas Descrição: Marco de Tordesilhas. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-035
Título: Interior da Capela de Santa Marta Descrição: Foi construída em 1946 pela Marinha do Brasil. Possui 38 metros quadrados em alvenaria, com forro de madeira e cobertura de telha. Está localizada no mesmo promontório do Farol de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-227
Título: Fonte da Carioca Descrição: Foi construída em 1863 e ampliada em 1906. De acordo com os historiadores foi a água desta fonte que motivou a localização da cidade por seu fundador. Até os dias de hoje a população se abastece dessa água para beber. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-137
Título: Barco ancorado Descrição: Cais do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-023
Título: Balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-268
Título: Detalhe da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/03/2012
Nº 009-016
Título: Arte Sacra Descrição: Peças da antiga igrejinha de Santo Antônio (padroeiro da cidade) e da Capela do Rosário; que teve sua construção iniciada em 1845 e foi demolida em 1933, cuja irmandade era constituída em sua maioria por escravos. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-210
Título: Altar-mor Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-061
Título: Detalhe da balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-258
Título: Pia de água-benta Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-052
Título: Detalhe da Casa Candemil Descrição: Foi construída no final do século 19 ao estilo de uma quinta portuguesa. Em 1985 passou a ser a residência da família Candemil, que a desocupou no final dos anos 80. Atualmente abriga o Arquivo Público Municipal. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-091
Título: Lado externo da Igreja Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-064
Título: Casa da rua do Rincão Descrição: Foi nesta edificação luso-brasileira que Anita Garibaldi morou com sua família no período de 1835 a 1839, dos 14 aos 18 anos de idade. A fachada original apresentava meia porta e janela. Atualmente a rua do Rincão é denominada de rua Fernando Machado. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-092
Título: Detalhe do Sambaqui da Carniça I Descrição: Situado na localidade de Campo Verde, cerca de 14 km do centro da cidade, este sambaqui originalmente possuía uma base de aproximadamente 400 metros e 70 metros de largura, com uma elevação de 30 metros de altura. Durante muitos anos foi explorado por particulares no fabrico da cal. Atualmente resta apenas a sua base com uma altura de no máximo uns cinco metros de altura. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-243
Título: Pedra do Frade Descrição: Essa formação rochosa com nove metros de altura é constituída pela justaposição de duas pedras, que estão apoiadas sobre uma superfície inclinada em apenas três ou quatro pontos, desafiando a Lei da Gravidade. De acordo com estudiosos há duas hipóteses para a sua existência: uma na qual teria sido feita por índios pré-históricos que habitaram a região há mais de três mil anos; ou que teria sido o marco inicial do Tratado de Tordesilhas. Recebeu esse nome devido à semelhança que possui com o rosto de um padre franciscano. Fica localizada na extremidade da Praia do Gi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 03/11/2006
Nº 009-003
Título: Detalhe da estrutura da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, esta ponte foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/02/2012
Nº 009-010
Título: Detalhe da Igreja Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-070
Título: Detalhe da Casa Candemil Descrição: Foi construída no final do século 19 ao estilo de uma quinta portuguesa. Em 1985 passou a ser a residência da família Candemil, que a desocupou no final dos anos 80. Atualmente abriga o Arquivo Público Municipal. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-086
Título: Pedra do Frade Descrição: Essa formação rochosa com nove metros de altura é constituída pela justaposição de duas pedras, que estão apoiadas sobre uma superfície inclinada em apenas três ou quatro pontos, desafiando a Lei da Gravidade. De acordo com estudiosos há duas hipóteses para a sua existência: uma na qual teria sido feita por índios pré-históricos que habitaram a região há mais de três mil anos; ou que teria sido o marco inicial do Tratado de Tordesilhas. Recebeu esse nome devido à semelhança que possui com o rosto de um padre franciscano. Fica localizada na extremidade da Praia do Gi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 03/11/2006
Nº 009-001
Título: Detalhe do Sambaqui da Carniça I Descrição: Situado na localidade de Campo Verde, cerca de 14 km do centro da cidade, este sambaqui originalmente possuía uma base de aproximadamente 400 metros e 70 metros de largura, com uma elevação de 30 metros de altura. Durante muitos anos foi explorado por particulares no fabrico da cal. Atualmente resta apenas a sua base com uma altura de no máximo uns cinco metros de altura. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-245
Título: Vista panorâmica Descrição: Comunidade do Farol de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-222
Título: Detalhe da corrente da balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-257
Título: Detalhe do mastro do navio Seival Descrição: O navio Seival foi uma das embarcações transportadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul para a tomada da cidade de Laguna. Acervo Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-205
Título: Detalhe de porta do Museu Casa de Anita Descrição: O Museu Casa de Anita está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-101
Título: Fachada da Igreja Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-062
Título: Antigo conjunto de chá Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-194
Título: Canhão e munição de guerra Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-160
Título: Mastro do navio Seival Descrição: O navio Seival foi uma das embarcações transportadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul para a tomada da cidade de Laguna. Acervo Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-204
Título: Barco ancorado Descrição: Cais do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-025
Título: Detalhe da arquitetura do Cine Mussi Descrição: Projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau, a pedido do Sr. João Mussi. Começou a ser construído em 4 de abril de 1947 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme: A Valsa do Imperador. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-215
Título: Detalhe da mesa principal da Sala da República Juliana Descrição: Em 29 de julho de 1839 foi declarada a República Catarinense ou Juliana, recebendo o nome de ESTADO CATHARINENSE LIVRE E INDEPENDENTE (fato ocorrido nesta sala), cujo primeiro presidente, numa eleição provisória foi o Padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro. A ata da sessão extraordinária foi assinada nesta mesa e presidida pelo Vereador Tte. Francisco de Oliveira. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-185
Título: Detalhe da edificação do Farol de Santa Marta Descrição: Foi construído por franceses e inaugurado em 11 de junho de 1891. Na sua construção foram utilizados: pedras, areia, barro e óleo de baleia. É considerado o maior farol das Américas e o terceiro do mundo em alcance. Está localizado em um cabo de mesmo nome, a 17 km do centro da cidade, num pequeno promontório com 45 metros de altura. Possui de 29 metros de altura e suas luzes atingem uma extensão de 46 milhas náuticas, cerca de 85 quilômetros. Latitude 28º 36,23' S e Longitude 15" S 48º 48,76' O. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-233
Título: Capela de Santa Marta Descrição: Foi construída em 1946 pela Marinha do Brasil. Possui 38 metros quadrados em alvenaria, com forro de madeira e cobertura de telha. Está localizada no mesmo promontório do Farol de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-229
Título: Detalhes do Museu Anita Garibaldi Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-177
Título: Nossa Senhora da Conceição Descrição: Escultura em madeira do ano de 2006, obra do escultor Werner Thaler de Treze Tílias, SC. Acervo da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-202
Título: 'Anita na Fonte' Descrição: Óleo sobre tela da heroína catarinense Anita Garibaldi, obra do artista Martinho de Haro. Acervo do Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-201
Título: Antigos objetos de decoração Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-193
Título: Detalhe de entalhe do altar-mor Descrição: Entalhado por Antônio José de Santai em 1803.Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-071
Título: Morro do Atalaia, local onde ficam as ruínas do Forte do Atalaia Descrição: Situado na localidade de Ponta da Barra, foi construído no ano de 1800. Na batalha de 15 de novembro de 1839 os revolucionários ocuparam o local que era um ponto estratégico. Ali instalaram suas artilharias e o usaram como depósito de munição. Nessa época Anita Garibaldi mais uma vez demostrou seu valor guerreiro atravessando o Canal da Barra inúmeras vezes, levando num pequeno bote a remo munição e armamento em pleno tiroteio. Com a derrota das forças farroupilhas e a ocupação das forças imperiais, posteriormente, o Exército Imperial melhorou a construção danificada nos combates e a utilizou por muitos anos até desativá-la nos fins do século XIX. Em 1992 as ruínas remanescentes foram catalogadas como sítio arqueológico histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), numa área de 140 m², localizada em propriedade privada. Este Forte também era conhecido como Forte de Laguna, Fortim da Barra, Fortim do Atalaia, ou ainda, Fortaleza da Barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-251
Título: Interior da Capela de Santa Marta Descrição: Foi construída em 1946 pela Marinha do Brasil. Possui 38 metros quadrados em alvenaria, com forro de madeira e cobertura de telha. Está localizada no mesmo promontório do Farol de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-228
Título: Lâmpadas a querosene Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-162
Título: Placas com graças atendidas em devoção à Nossa Senhora da Graça Descrição: Construída pelo escultor alemão Alfredo Staege, foi inaugurada em 31/05/1953. Considerada a maior no gênero no Brasil, está localizada no Morro da Glória, antigamente conhecido como Morro do Atalaia ou Pau do Sinal, é o ponto mais alto da cidade de Laguna (126 metros de altitude). A imagem está sobre um pedestal de 4 metros, possuindo 10 metros de altura e 4,8 metros entre os braços. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-121
Título: Detalhe de cadeiras Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-100
Título: Antigos objetos de decoração Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-189
Título: Nossa Senhora da Glória Descrição: Construída pelo escultor alemão Alfredo Staege, foi inaugurada em 31/05/1953. Considerada a maior no gênero no Brasil, está localizada no Morro da Glória, antigamente conhecido como Morro do Atalaia ou Pau do Sinal, é o ponto mais alto da cidade de Laguna (126 metros de altitude). A imagem está sobre um pedestal de 4 metros, possuindo 10 metros de altura e 4,8 metros entre os braços. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-117
Título: Balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-269
Título: Bíblia Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-068
Título: Escadaria do cais Descrição: Cais do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-030
Título: Anita Garibaldi Descrição: Óleo sobre tela, obra do artista catarinense João Rodrigues. Acervo do Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-197
Título: Sino do Museu Anita Garibaldi Descrição: Foi a primeira edificação construída para a fundação da Vila. Sua construção deu-se no ano de 1735. No século 18, passou a ser a Casa da Câmara e Cadeia. Local onde em 1839 foi proclamada a República Catarinense. A partir de 1949 passou a ser um museu. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-150
Título: Molhes da Barra Descrição: Local onde a Lagoa Santo Antônio dos Anjos deságua no mar. Vista do Mirante de Nossa Senhora da Glória. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-127
Título: Detalhe da entrada do cais Descrição: Cais do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-031
Título: Anita Garibaldi Descrição: Óleo sobre tela do ano de 1943, obra do pintor, desenhista e cenógrafo gaúcho Sobragil Gomes Carollo. Nascido em Alegrete em 1896, estudou na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, e posteriormente em Paris, França. Acervo do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina.
Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 12/05/2012
Nº 009-115
Título: Farolete Laguna Norte Descrição: Este farolete fica localizado na parte terminal dos molhes Norte, ao lado da praia do Mar Grosso. Foi inaugurado em 11/06/1891 e tem as seguintes características: altura de 13 metros, alcance geográfico de 11 milhas náuticas, alcance luminoso de 5 milhas náuticas, intensidade luminosa de 45 candelas. Latitude: 28º 29,67' S e longitude: 48º 44,86' O. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-270
Título: Baús Descrição: Baús usados nas viagens de navios dos imigrantes italianos. Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-096
Título: Pinturas no teto da Igreja Descrição: Pinturas com as seguintes inscrições: Hic Domus Dei est (Esta é a Casa de Deus), e Et Porta Coeli (E a Porta do Céu). Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-049
Título: Placa indicativa para o Farol de Santa Marta Descrição: Placa indicativa às margens da rodovia SC 100. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-219
Título: Farol de Santa Marta Descrição: Foi construído por franceses e inaugurado em 11 de junho de 1891. Na sua construção foram utilizados: pedras, areia, barro e óleo de baleia. É considerado o maior farol das Américas e o terceiro do mundo em alcance. Está localizado em um cabo de mesmo nome, a 17 km do centro da cidade, num pequeno promontório com 45 metros de altura. Possui de 29 metros de altura e suas luzes atingem uma extensão de 46 milhas náuticas, cerca de 85 quilômetros. Latitude 28º 36,23' S e Longitude 15" S 48º 48,76' O. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-235
Título: Marco de Tordesilhas Descrição: Monumento esculpido pelo artista lagunense Angelino Antunes. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-037
Título: Casa Candemil Descrição: Foi construída no final do século 19 ao estilo de uma quinta portuguesa. Em 1985 passou a ser a residência da família Candemil, que a desocupou no final dos anos 80. Atualmente abriga o Arquivo Público Municipal. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-087
Título: Detalhe da fachada da Igreja Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-065
Título: Janela com grade de madeira da antiga prisão, hoje o Museu Anita Garibaldi Descrição: Foi a primeira edificação construída para a fundação da Vila. Sua construção deu-se no ano de 1735. No século 18, passou a ser a Casa da Câmara e Cadeia. Local onde em 1839 foi proclamada a República Catarinense. A partir de 1949 passou a ser um museu. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-152
Título: Detalhes do Museu Casa de Anita Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-105
Título: Ruínas do Forte do Atalaia Descrição: Situado na localidade de Ponta da Barra, foi construído no ano de 1800. Na batalha de 15 de novembro de 1839 os revolucionários ocuparam o local que era um ponto estratégico. Ali instalaram suas artilharias e o usaram como depósito de munição. Nessa época Anita Garibaldi mais uma vez demostrou seu valor guerreiro atravessando o Canal da Barra inúmeras vezes, levando num pequeno bote a remo munição e armamento em pleno tiroteio. Com a derrota das forças farroupilhas e a ocupação das forças imperiais, posteriormente, o Exército Imperial melhorou a construção danificada nos combates e a utilizou por muitos anos até desativá-la nos fins do século XIX. Em 1992 as ruínas remanescentes foram catalogadas como sítio arqueológico histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), numa área de 140 m², localizada em propriedade privada. Este Forte também era conhecido como Forte de Laguna, Fortim da Barra, Fortim do Atalaia, ou ainda, Fortaleza da Barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-254
Título: Chão de pedra do Museu Descrição: O Museu Casa de Anita está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-113
Título: Placa indicativa para a localidade de Campo Verde Descrição: Placa indicativa às margens da rodovia SC 100. Campo Verde é uma região da cidade que concentra uma grande quantidade de sambaquis. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-241
Título: Vista parcial da Vila Vitória Descrição: Vila Vitória vista da localidade de Ponta da Barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-240
Título: Fachada do Mercado Público (antes da revitalização) Descrição: O Mercado Público está localizado no centro da cidade. Foi inaugurado em 1958. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-046
Título: Bóia de arinque Descrição: Cais do centro da cidade Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-020
Título: Pelourinho Descrição: Tronco de madeira onde os escravos eram amarrados e recebiam desumanos castigos. Geralmente ficava em praças ou lugares públicos. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-154
Título: Vista geral do Sambaqui da Carniça I Descrição: Situado na localidade de Campo Verde, cerca de 14 km do centro da cidade, este sambaqui originalmente possuía uma base de aproximadamente 400 metros e 70 metros de largura, com uma elevação de 30 metros de altura. Durante muitos anos foi explorado por particulares no fabrico da cal. Atualmente resta apenas a sua base com uma altura de no máximo uns cinco metros de altura. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-249
Título: Detalhe do Sambaqui da Carniça I Descrição: Situado na localidade de Campo Verde, cerca de 14 km do centro da cidade, este sambaqui originalmente possuía uma base de aproximadamente 400 metros e 70 metros de largura, com uma elevação de 30 metros de altura. Durante muitos anos foi explorado por particulares no fabrico da cal. Atualmente resta apenas a sua base com uma altura de no máximo uns cinco metros de altura. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-247
Título: Vista a partir do altar Descrição: Interior da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-058
Título: Molhes da Barra Descrição: Região dos molhes onde a Lagoa Santo Antônio dos Anjos desemboca no Oceano Atlântico, tendo ao fundo a cidade de Laguna e o morro da Glória. Os molhes Norte possuem aproximadamente 1.500 metros de extensão, enquanto que os molhes Sul tem 900 metros. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-273
Título: Pescador Descrição: Pesca na Lagoa do Imaruí, localidade de Cabeçuda. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/03/2012
Nº 009-012
Título: Antiga construção Descrição: Centro histórico. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-083
Título: Lâmpada a querosene Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-163
Título: Centro histórico Descrição: Vista parcial do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-130
Título: Detalhe da balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-259
Título: Esportes náuticos na Lagoa do Imaruí Descrição: Ao fundo a ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina e a localidade de Cabeçuda. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/09/2010
Nº 009-015
Título: Pedra do Frade Descrição: Essa formação rochosa com nove metros de altura é constituída pela justaposição de duas pedras, que estão apoiadas sobre uma superfície inclinada em apenas três ou quatro pontos, desafiando a Lei da Gravidade. De acordo com estudiosos há duas hipóteses para a sua existência: uma na qual teria sido feita por índios pré-históricos que habitaram a região há mais de três mil anos; ou que teria sido o marco inicial do Tratado de Tordesilhas. Recebeu esse nome devido à semelhança que possui com o rosto de um padre franciscano. Fica localizada na extremidade da Praia do Gi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-114
Título: Praia do Gi Descrição: Praia do Gi vista do Laguna Tourist Hotel. Local: Laguna, SC Data do Registro: 03/11/2006
Nº 009-004
Título: Antigos objetos de decoração Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-192
Título: Prensa tipográfica Descrição: Prensa tipográfica usada por Jerônimo Coelho para impressão do primeiro jornal de Santa Catarina: "O Catharinense", de 28 de julho de 1831. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-207
Título: Dunas de areia Descrição: Dunas localizadas próximo ao Farol de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-220
Título: Antiga construção Descrição: Mercado Público (antes da revitalização). Está localizado no centro da cidade. Foi inaugurado em 1958. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-041
Título: Dunas de areia Descrição: Dunas localizadas próximo ao Farol de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-221
Título: Ondas Descrição: Ondas que se formam na região dos molhes, onde a Lagoa Santo Antônio dos Anjos desemboca no Oceano Atlântico. Por vezes é possível a visualização de botos (golfinhos), como nesta imagem. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-272
Título: Antigo casario Descrição: Centro histórico. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-077
Título: Detalhes do Museu Casa de Anita Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-111
Título: Balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-263
Título: Detalhe de altar lateral Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-056
Título: Lâmpada a querosene Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-098
Título: Detalhe do Sambaqui da Carniça I Descrição: Situado na localidade de Campo Verde, cerca de 14 km do centro da cidade, este sambaqui originalmente possuía uma base de aproximadamente 400 metros e 70 metros de largura, com uma elevação de 30 metros de altura. Durante muitos anos foi explorado por particulares no fabrico da cal. Atualmente resta apenas a sua base com uma altura de no máximo uns cinco metros de altura. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-248
Título: Detalhe de antigo baú Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-183
Título: Cenas da cidade Descrição: Centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-047
Título: Detalhe de janela da Casa Candemil Descrição: Foi construída no final do século 19 ao estilo de uma quinta portuguesa. Em 1985 passou a ser a residência da família Candemil, que a desocupou no final dos anos 80. Atualmente abriga o Arquivo Público Municipal. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-088
Título: Detalhe de janela do Museu Casa de Anita Descrição: O Museu Casa de Anita está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-102
Título: Detalhes do Museu Casa de Anita Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-099
Título: Detalhe dos degraus do cais Descrição: Cais do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-029
Título: Aspectos da Igreja Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-050
Título: Vista posterior da Capela de Santa Marta Descrição: Foi construída em 1946 pela Marinha do Brasil. Possui 38 metros quadrados em alvenaria, com forro de madeira e cobertura de telha. Está localizada no mesmo promontório do Farol de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-225
Título: Cenas da cidade Descrição: Centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-048
Título: Vista parcial da Prainha do Farol Descrição: Ao fundo o Farol de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-232
Título: Nossa Senhora da Conceição Descrição: Óleo sobre tela. Autor desconhecido. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-180
Título: Vista da Praia do Mar Grosso a partir do local onde ficam as ruínas do Forte do Atalaia Descrição: As ruínas do Forte do Atalaia estão situadas na localidade de Ponta da Barra, foi construído no ano de 1800. Na batalha de 15 de novembro de 1839 os revolucionários ocuparam o local que era um ponto estratégico. Ali instalaram suas artilharias e o usaram como depósito de munição. Nessa época Anita Garibaldi mais uma vez demostrou seu valor guerreiro atravessando o Canal da Barra inúmeras vezes, levando num pequeno bote a remo munição e armamento em pleno tiroteio. Com a derrota das forças farroupilhas e a ocupação das forças imperiais, posteriormente, o Exército Imperial melhorou a construção danificada nos combates e a utilizou por muitos anos até desativá-la nos fins do século XIX. Em 1992 as ruínas remanescentes foram catalogadas como sítio arqueológico histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), numa área de 140 m², localizada em propriedade privada. Este Forte também era conhecido como Forte de Laguna, Fortim da Barra, Fortim do Atalaia, ou ainda, Fortaleza da Barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-255
Título: Canoa ancorada Descrição: Cais do centro da cidade Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-021
Título: Detalhe de antigo aparador Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-109
Título: Detalhe da arquitetura da Fonte da Carioca Descrição: A Fonte da Carioca foi construída em 1863 e ampliada em 1906. De acordo com os historiadores foi a água desta fonte que motivou a localização da cidade por seu fundador. Até os dias de hoje a população se abastece dessa água para beber. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-132
Título: Detalhe do Monumento a Anita Garibaldi Descrição: Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi) nasceu em 30 de agosto de 1821 em Laguna. De família de origem portuguesa dos Açores, era filha de Maria Antônia de Jesus e do comerciante Bento da Silva. Ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, participou no Brasil e na Itália de diversas batalhas: Revolução Farroupilha, Batalha dos Curitibanos e Batalha de Gianicolo. Corajosa e determinada, é conhecida como "Heroína de Dois Mundos". Teve três filhos e faleceu na Itália em 4 de agosto de 1849. Esta obra é de autoria do escultor gaúcho Antônio Caringi (1905-1981). Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/02/2012
Nº 009-147
Título: Detalhe da balsa durante uma manobra Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-262
Título: Francisco de Brito Peixoto: "Conquistador do Rio Grande do Sul" Descrição: Juntamente com seu pai Domingos de Brito Peixoto, foi o fundador da vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna em 1684, e posteriormente, explorador e descobridor dos campos do Rio Grande do Sul. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-159
Título: Santo Antônio dos Anjos, padroeiro da cidade Descrição: Esta escultura foi entalhada por Antônio José de Santai em 1803. Encontra-se no altar-mor da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-066
Título: Detalhe de antigo aparador Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita, que está localizado no Centro Histórico, em uma casa construída em 1711. O museu contém objetos e utensílios que lembram a trajetória de Anita Garibaldi (1821 - 1849) e seu romance com Giuseppe Garibaldi. Foi nessa casa que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento em 1835, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-110
Título: Nossa Senhora de Lourdes Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-074
Título: Barco na Lagoa do Imaruí Descrição: Localidade de Cabeçuda. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/03/2012
Nº 009-014
Título: Monumento a Anita Garibaldi Descrição: Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi) nasceu em 30 de agosto de 1821 em Laguna. De família de origem portuguesa dos Açores, era filha de Maria Antônia de Jesus e do comerciante Bento da Silva. Ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, participou no Brasil e na Itália de diversas batalhas: Revolução Farroupilha, Batalha dos Curitibanos e Batalha de Gianicolo. Corajosa e determinada, é conhecida como "Heroína de Dois Mundos". Teve três filhos e faleceu na Itália em 4 de agosto de 1849. Esta obra é de autoria do escultor gaúcho Antônio Caringi (1905-1981). Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-145
Título: Balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-267
Título: Jarro e bacia Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-166
Título: Jornal Descrição: Quadro com cópia do primeiro jornal de Santa Catarina: "O Catharinense", de 28 de julho de 1831. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-206
Título: Casa Pinto D'Ulysséa Descrição: Construída em 1866, inspirada em uma quinta portuguesa, revestida de azulejos portugueses, é um dos raros exemplos da arquitetura luso-brasileira. Importante casa de chácara, a primeira a possuir platibanda na cidade. Esta importante edificação, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, pertenceu a Joaquim José Pinto d'Ulysséa; e atualmente guarda o Acervo Garibaldino de Wolfgang Ludwing Rau. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-138
Título: Lâmpada a querosene Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-164
Título: 9ª Estação da Via Crúcis: Jesus cai pela terceira vez Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-055
Título: Antiga fechadura Descrição: Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-196
Título: Janela Descrição: Estilo da arquitetura do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-181
Título: Interior da Igreja Descrição: Interior da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-059
Título: Detalhe da arquitetura do Cine Mussi (antes da restauração) Descrição: Projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau, a pedido do Sr. João Mussi. Começou a ser construído em 4 de abril de 1947 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme: A Valsa do Imperador. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-040
Título: Grade da varanda Descrição: Estilo da arquitetura do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-182
Título: Farolete Laguna Sul Descrição: Este farolete fica localizado na parte terminal dos molhes Sul, ao lado da praia do Tamborete. Foi inaugurado em 03/08/2003 e tem as seguintes características: altura de 5 metros, alcance geográfico de 11 milhas náuticas, alcance luminoso de 7 milhas náuticas, intensidade luminosa de 184 candelas. Latitude: 28º 29,74' S e longitude: 48º 44,74' O. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-278
Título: Antigo casario Descrição: Centro histórico. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-084
Título: Lancha na garagem Descrição: Cais do centro da cidade Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-027
Título: Monumento a Domingos de Brito Peixoto Descrição: Bandeirante que fundou a Vila de Santo Antônio dos Anjos de Laguna em 29 de julho de 1676. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-034
Título: Antigos urinóis Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-176
Título: Giuseppe Garibaldi Descrição: Óleo sobre tela do ano de 1861, obra do pintor A. Enigman. Acervo do Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-195
Título: Morro da Glória Descrição: Morro da Glória visto da localidade de Ponta da Barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-239
Título: Antigo casario Descrição: Centro histórico. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-082
Título: Detalhe da Fonte da Carioca Descrição: Foi construída em 1863 e ampliada em 1906. De acordo com os historiadores foi a água desta fonte que motivou a localização da cidade por seu fundador. Até os dias de hoje a população se abastece dessa água para beber. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-133
Título: Praia do Gi Descrição: Vista a partir da Pedra do Frade. Possui 6 km de extensão. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-116
Título: Arquitetura portuguesa do Museu Anita Garibaldi Descrição: Foi a primeira edificação construída para a fundação da Vila. Sua construção deu-se no ano de 1735. No século 18, passou a ser a Casa da Câmara e Cadeia. Local onde em 1839 foi proclamada a República Catarinense. A partir de 1949 passou a ser um museu. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-149
Título: Antigos objetos de decoração Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-172
Título: Detalhe da arquitetura do Cine Mussi Descrição: Projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau, a pedido do Sr. João Mussi. Começou a ser construído em 4 de abril de 1947 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme: A Valsa do Imperador. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-212
Título: Placas com graças atendidas em devoção à Nossa Senhora da Graça Descrição: Construída pelo escultor alemão Alfredo Staege, foi inaugurada em 31/05/1953. Considerada a maior no gênero no Brasil, está localizada no Morro da Glória, antigamente conhecido como Morro do Atalaia ou Pau do Sinal, é o ponto mais alto da cidade de Laguna (126 metros de altitude). A imagem está sobre um pedestal de 4 metros, possuindo 10 metros de altura e 4,8 metros entre os braços. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-125
Título: Jardim da Casa Pinto D'Ulysséa Descrição: Construída em 1866, inspirada em uma quinta portuguesa, revestida de azulejos portugueses, é um dos raros exemplos da arquitetura luso-brasileira. Importante casa de chácara, a primeira a possuir platibanda na cidade. Esta importante edificação, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, pertenceu a Joaquim José Pinto d'Ulysséa; e atualmente guarda o Acervo Garibaldino de Wolfgang Ludwing Rau. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-142
Título: Casa Candemil Descrição: Foi construída no final do século 19 ao estilo de uma quinta portuguesa. Em 1985 passou a ser a residência da família Candemil, que a desocupou no final dos anos 80. Atualmente abriga o Arquivo Público Municipal. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-089
Título: Balsa Descrição: As balsas fazem a interligação entre os bairros de Magalhães e Ponta da Barra numa travessia de 1 km pelo canal da barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-266
Título: Janela da casa da rua do Rincão Descrição: Foi nesta edificação luso-brasileira que Anita Garibaldi morou com sua família no período de 1835 a 1839, dos 14 aos 18 anos de idade. A fachada original apresentava meia porta e janela. Atualmente a rua do Rincão é denominada de rua Fernando Machado. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-093
Título: Arquitetura portuguesa Descrição: Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-187
Título: 'A Morte do Capitão-Mor Francisco de Brito Peixoto, 31 de Outubro de 1735' Descrição: Óleo sobre tela, obra de Willy Zumblick de 1952. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-156
Título: Arquitetura Descrição: Centro histórico. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-078
Título: Fonte da Carioca Descrição: Foi construída em 1863 e ampliada em 1906. De acordo com os historiadores foi a água desta fonte que motivou a localização da cidade por seu fundador. Até os dias de hoje a população se abastece dessa água para beber. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-134
Título: Praia do Gi Descrição: Praia do Gi vista do Laguna Tourist Hotel. Local: Laguna, SC Data do Registro: 03/11/2006
Nº 009-005
Título: Antigos objetos de decoração Descrição: Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-169
Título: 'A Proclamação da República Catarinense, 29 de Julho de 1839' Descrição: Óleo sobre tela, obra de Willy Zumblick de 1956. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-167
Título: Detalhe da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/03/2012
Nº 009-017
Título: Aspectos da Prainha do Farol Descrição: Localidade do Farol de Santa Marta. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-230
Título: Janela da Casa Pinto D'Ulysséa Descrição: Construída em 1866, inspirada em uma quinta portuguesa, revestida de azulejos portugueses, é um dos raros exemplos da arquitetura luso-brasileira. Importante casa de chácara, a primeira a possuir platibanda na cidade. Esta importante edificação, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, pertenceu a Joaquim José Pinto d'Ulysséa; e atualmente guarda o Acervo Garibaldino de Wolfgang Ludwing Rau. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-139
Título: Aspectos da Igreja Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-051
Título: Arte Sacra Descrição: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos edificada em 1735. Local: Laguna, SC Data do Registro: 23/01/2015
Nº 009-073
Título: Barco ancorado Descrição: Cais do centro da cidade Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-022
Título: Espaço onde ficam as ruínas do Forte do Atalaia Descrição: Situado na localidade de Ponta da Barra, foi construído no ano de 1800. Na batalha de 15 de novembro de 1839 os revolucionários ocuparam o local que era um ponto estratégico. Ali instalaram suas artilharias e o usaram como depósito de munição. Nessa época Anita Garibaldi mais uma vez demostrou seu valor guerreiro atravessando o Canal da Barra inúmeras vezes, levando num pequeno bote a remo munição e armamento em pleno tiroteio. Com a derrota das forças farroupilhas e a ocupação das forças imperiais, posteriormente, o Exército Imperial melhorou a construção danificada nos combates e a utilizou por muitos anos até desativá-la nos fins do século XIX. Em 1992 as ruínas remanescentes foram catalogadas como sítio arqueológico histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), numa área de 140 m², localizada em propriedade privada. Este Forte também era conhecido como Forte de Laguna, Fortim da Barra, Fortim do Atalaia, ou ainda, Fortaleza da Barra. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-256
Título: Torneiras da Fonte da Carioca Descrição: A Fonte da Carioca foi construída em 1863 e ampliada em 1906. De acordo com os historiadores foi a água desta fonte que motivou a localização da cidade por seu fundador. Até os dias de hoje a população se abastece dessa água para beber. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-135
Título: Farolete Laguna Sul Descrição: Este farolete fica localizado na parte terminal dos molhes Sul, ao lado da praia do Tamborete. Foi inaugurado em 03/08/2003 e tem as seguintes características: altura de 5 metros, alcance geográfico de 11 milhas náuticas, alcance luminoso de 7 milhas náuticas, intensidade luminosa de 184 candelas. Latitude: 28º 29,74' S e longitude: 48º 44,74' O. Local: Laguna, SC Data do Registro: 07/02/2015
Nº 009-277
Título: Ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/03/2012
Nº 009-007
Título: Barco ancorado Descrição: Cais do centro da cidade. Local: Laguna, SC Data do Registro: 12/08/2012
Nº 009-024
Título: Santa Ceia Descrição: Óleo sobre tela. Autor desconhecido. Acervo do Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014
Nº 009-178
Título: Detalhe da ponte da estrada de ferro Dona Tereza Cristina Descrição: Situada na localidade de Cabeçuda sobre a Lagoa do Imaruí, foi inaugurada em 1882. É a mais extensa ponte de ferro do Brasil, com uma estrutura de 1.460 metros de extensão. Foi utilizada para o transporte de carvão e de passageiros. Foi desativada em 1934 com a construção da nova ponte. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/03/2012
Nº 009-009
Título: Antigos objetos de decoração Descrição: Acervo do Museu Casa de Anita. Local: Laguna, SC Data do Registro: 05/03/2015
Nº 009-190
Título: Brasão da cidade de Laguna Descrição: De autoria do historiador catarinense Afonso d'Escragnolle Taunay, o brasão da cidade de Laguna foi criado em 1932, e é constituído por elementos que remetem à sua história; que no século XVIII, foi o centro da expansão colonizadora em direção ao Oeste, ao Sul do país e em direção ao rio da Prata. A expressão em Latim: AD MERIDIEM BRASILIAN DVXI, significa Para o Sul levei o Brasil, está associada a este processo de expansão. Imagem em exposição no Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 11/11/2014