O ferreiro e seu ofício: a deífica arte de forjar a matéria para dar sustentação à forma
Junho/2016
 Raros ainda são os trabalhadores do ferro remanescentes à Revolução Industrial; aqueles responsáveis pela forja dos metais, que com a ação do fogo e a força de seus martelos sobre pesadas bigornas moldavam os utensílios de suas comunidades: os ferreiros. Personagens lendários que detinham secretos conhecimentos sobre as técnicas das transformações dos materiais, especialmente o ferro: qualidades que os concediam expressivo reconhecimento, prestígio e poder. Na História recente observamos que as atividades dos ferreiros têm sido drasticamente substituídas pelas indústrias metalúrgicas; sobrevivendo em alguns poucos lugares mais afastados dos grandes centros urbanos, e geralmente se destinam à forja de objetos eminentemente artísticos, ou, em muito menor proporção, de objetos utilitários.
 No Brasil, esse ofício foi de importância primordial durante o período da colonização. A chegada dos imigrantes e o crescer populacional fez também crescer as necessidades de instrumentos e mecanismos que atendessem ao cotidiano das comunidades que se formavam. Tanto na agricultura e no transporte, quanto no dia-a-dia das pessoas e até na defesa, além da utilização da madeira resultante da derrubada da mata nativa, a produção de instrumentos elaborados a partir do minério de ferro também se expandiu. Era, portanto, a oficina do ferreiro um lugar de confluência de toda a coletividade. Leia mais »
 Paleolítico, Neolítico e Idade do Bronze foram períodos da Pré-História caracterizados por lentas e progressivas transformações das civilizações. Antecederam a Idade do Ferro, que foi marcada pela descoberta do metal que proporcionou a maior “revolução tecnológica” até então: o ferro; superior ao bronze em relação à dureza e à abundância de jazidas, assim como, na elaboração de ferramentas, armas e joias. Atribui-se aos Celtas a introdução da metalurgia do ferro na Europa (1.200 a.C.). Oriundos do mundo indo-europeu - localizado ao sul da Rússia estendendo-se por entre os montes Urais, o mar Cáspio e o mar Negro - estabeleceram-se inicialmente em Hallstatt, Áustria; trazendo para a Europa uma verdadeira revolução no campo militar, na agricultura e no artesanato. A partir daí expandiram-se para a Europa Central e Ocidental, chegando até a Ásia Menor.
 Mircea Elíade em Ferreiros e Alquimistas descreve: “O alquimista, assim como o ferreiro, e, antes dele, o oleiro, era um ´senhor do fogo´. É através do fogo que ele opera a passagem da matéria de um estado ao outro. O oleiro que conseguiu pela primeira vez, graças ao calor das brasas, endurecer consideravelmente as ´formas´ conferidas à argila... O que o calor ´natural´ - do Céu ou do ventre da Terra - amadurecia lentamente, o fogo amadurecia num tempo insuspeitado. O entusiasmo demiúrgico surgia desse obscuro pressentimento de que o grande segredo consistia em aprender como ´fazer mais depressa´ do que a Natureza... O fogo revelava-se não só o meio de ´fazer mais depressa´, mas também de fazer uma coisa diferente do que já existia na Natureza: era, portanto, a manifestação de uma força mágico-religiosa que podia modificar o mundo, que por conseguinte, não pertencia a este mundo. ... os ferreiros são considerados ´senhores do fogo´.”
 ´Senhores´ cujo exercício da profissão está intimamente relacionado ao domínio das forças humanas sobre as forças da natureza; às quais dialogam em ritmo sincrônico transformando-se mutuamente. A esse permanente pulsar de forças interiores que agem à sombra do conhecimento, e estão associadas a necessidades primordiais do homo faber, constituem-se determinantes na conformação incipiente daquilo que posteriormente nominou-se como Alquimia; período onde combinações de elementos foram procedidas nas tentativas de serem encontradas formulações ideais. O lapis? Estavam também ligadas ao movimento de emersão de forças ocultas, tanto quanto, de inúmeros mitos, ritos e mistérios correspondentes ao poder sobre a matéria inerte e a sacralidade da matéria viva. Experiências que, ao longo do tempo, foram se tornando substrato para grande parte das ciências que hoje conhecemos. Nas palavras daquele que é considerado o primeiro ferreiro, Brahmanaspati védico, que forja, ou melhor, solda o mundo: seu trabalho de forja é a constituição do ser a partir do não-ser
 Da Filosofia de Bachelard em A Terra e os Devaneios do Repouso, encontramos a seguinte reflexão: “Se pudéssemos sistematizar todas essas solicitações que nos vêm da matéria das coisas, retificaríamos, parece-nos, o que há de demasiado formal em uma psicologia de projetos. Distinguiríamos o projeto do contramestre e o projeto do trabalhador. Compreenderíamos que o homo faber não é um simples ajustador, mas é também modelador, fundidor, ferreiro. Ele quer, na forma exata, uma matéria justa, a matéria que pode realmente sustentar a forma. Ele vive, pela imaginação, esse sustentáculo; gosta da dureza material, que é a única capaz de dar duração à forma.”
 Já Jung em Psicologia e Alquimia, sobre a mítica que envolve a Alquimia, menciona quatro fases no processo de transformação, as quais, em essência, são caracterizadas por suas cores originárias: nigredo, rubedo, albedo e cauda pavonis, tecendo também considerações sobre a existência humana e a individuação, traçando paralelos entre as questões religioso-sagrado concernentes à metáfora alquímica como sendo um processo de projeção interior. São reflexões que, assim como de tantos outros pensadores, traçam contornos sobre questões que permeiam o perfil humano à luz dos tempos.
 Inerente à tecnologia e às singularidades do ser humano, o desenvolvimento da sua qualidade de vida, das espécies e do meio-ambiente traz consigo a necessidade da otimização dos processos e dos materiais, sendo as pesquisas e as descobertas protagonizadas pelas ciências; agentes determinantes da velocidade e do sentido que o mundo se move. A História é o testemunho real do quanto o tempo cronológico também tem sido uma variável propulsora adicional a essa fórmula visível, não-visível, ao qual estão sujeitas todas as coisas: vivas ou não. Existe um movimento potencial sempre pronto a despertar de sua latência, e exercer a tarefa de reconduzir a materialidade das substâncias a novas e sucessivas transformações; seja pela força da própria natureza no seu acomodamento natural, seja pela mão dos homens.
 O ferreiro, assim como todos os homens, está inserido nesse contexto de reflexões. No entanto, ao desempenhar sua ambivalente tarefa de forjar a matéria tem o benefício de usufruir da maleabilidade do metal e a ele estabelecer ´funções´, ao mesmo tempo em que lhe imprime ´formas´. Assim, à medida que transforma o material também se transforma internamente. Tal qual Hefesto, exerce seu deífico ofício pleno de sentido e o faz a serviço da obra divina, sendo porquanto: uma imagem de Deus enquanto forjador.
 Ao realizar este trabalho e vivenciar um pouco do dia-a-dia do ofício do ferreiro, não deixou de ser para mim uma experiência um tanto quanto incomum. Observar a técnica, as instalações, os procedimentos, o manuseio das ferramentas: martelos, bigornas, pinças... o forno, a furadeira, a esmerilhadeira... a tecnologia dos materiais, os processos da forja, a têmpera, a fresa, a modelagem, a torção do ferro... o ambiente de trabalho: o calor, a poeira, os sons, os gases... Observar o ferro, o aço, o metal... suas cores a frio e a quente... o antes e o depois... Ver as peças concluídas... Um mergulho que retrata um pouco do mundo no qual o trabalhador do ferro está envolvido.
 E esse foi um pouco do mundo que encontrei quando em junho de 2014 iniciei este trabalho fotográfico com o jovem ferreiro Wagner Thaler. Foram dois anos e algumas visitas à sua oficina acompanhando o cotidiano do seu trabalho. Fui também a outros lugares na cidade e na região onde haviam obras suas já concluídas. Nascido em Treze Tílias em 1983, Wagner é descendente de famílias de imigrantes austríacos colonizadores: os Felder e os Thaler. Morou entre os 11 e os 22 anos de idade na Áustria, onde trabalhou por três anos e meio em empresas situadas no Estado de Vorarlberg: um ano e meio na Schlosserei Bartl em Nüziders e dois anos na Schlosserei Gruber em Raggal; sendo que essas empresas possuiam contrato de aprendizagem com a escola profissionalizante na qual se formou em Metal-Mecânica: a Landesberufsschule em Bludenz, também no Estado de Vorarlberg. Depois que retornou a Treze Tílias há doze anos, tem atuado como ferreiro profissional nos últimos oito anos, desenvolvendo um trabalho diferenciado aplicado a várias utilizações como: grades de ferro trabalhado, corrimãos, sacadas, cruzes de cemitério, puxadores de portas, placas, dentre tantas outras; sendo uma de suas principais características a customização das peças empregando nelas um acabamento artístico único. Foram gravados também depoimentos que resultaram no vídeo de 31 minutos a seguir, onde o próprio Wagner relata algumas de suas experiências, impressões e reflexões acerca do ofício que exerce.
 Nos seus depoimentos Wagner mostra e comenta o poema escrito para uma canção, composto em 06/09/1942 por Johann Rohrer, o primeiro ferreiro de Treze Tílias. Nascido em 24/02/1906 na cidade de Kundl no estado do Tirol, Áustria, Johann era ferreiro profissional. Chegou a Treze Tílias em 13/10/1933 juntamente com outros 84 imigrantes, grande parte deles do estado do Tirol. Durante a organização da colonização ficou encarregado de ser o ferreiro da nova colônia, profissão muito demandada em virtude das rudimentares condições de trabalho da época. Desempenhou seu ofício desde sua chegada até a data de sua morte 19/03/1977, totalizando 43 anos de trabalho. Entre tantos trabalhos que realizou Rohrer legou à cidade de Treze Tílias as cruzes que até hoje permanecem no topo das torres da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E é com o seu poema Lied der Schmiede, ´Canção do Ferreiro´ (com tradução livre de seu neto Carlos Eduardo Rohrer Felder), e gentilmente cedido por sua família, que concluo esta exposição virtual dedicando-a a ele e a todos os ferreiros; que apesar das agruras do sistema, do tempo e da vida, ainda acreditam e persistem em suas jornadas a serviço de um mundo melhor. Dedico também este trabalho aos imigrantes pioneiros que junto a Johann Rohrer, com bravura, não mediram esforços em construir no coração do Estado de Santa Catarina os pilares de uma pequena comunidade que viria se tornar a linda cidade de Treze Tílias: o “Tirol Brasileiro”.
Lied der Schmiede Canção do Ferreiro
Wir Schmiede sind ein rauch Geschlecht
Nós ferreiros somos uma brava linhagem
Und dienen Gott als treuer Knecht
E servimos Deus como fiel criado
Er gab uns unsere breite Brust
Ele nos deu o peito largo
Den festen Arm, die wilde Lust
Os braços fortes, a vontade selvagem
Unsere Werkstatt ist ein Gotteshaus
Nossa oficina é uma casa de Deus
Drin laeut es hell tagein tagaus
Lá dentro toca-se nitidamente dia a dia
Wenn unsre Faust den Hammer schwer
Em nosso punho o pesado martelo
Dem Herrn der Erze schwingt zur Ehr
Os senhores do minério martelando pela honra
Schlag zu Gesell.
Batida para o trabalho.
Uns Ambos ist ein Hochaltar
Nossa bigorna é o altar principal
Dran trauen wir manches gute Paar
Afinados confiamos muito no bom par
Wir trauen den Huf das Eisen an
Nós confiamos no aço na ferradura
Die Schar den Pflug das Schwert den Mann
No povo do arado e na espada dos homens
Wen heis deine Flamme sie umloht
Quando a sua quente chama treme
Dann gluehn die ersten Bräute rot
Então brilham as primeiras noivas vermelhas
Zum Tanz hält sie die Zange gepakt
Para a dança ela segura a embalada tenaz
Ihr Hammer aufgespielt im Tackt
Seus martelos tocados no tempo
Schlag zu Gesell.
Batida para o trabalho.
Die Funken sprühen der Blasebalg faucht
As faíscas centelham com o rosnado do fole
Es zischt die Glut in Fass getaucht
Assobia a brasa no barril mergulhada
Wir Schmiede sind die Herrn der Erd
Nós ferreiros somos os senhores da Terra
Und aller wessen die sie naehrt
E de todos seres que ela nutre
Wir schmieden Pflueg Wir Schmieden Brot
Nós forjamos arado nós forjamos pão
Wir schmieden Krieg Wir schmieden Not
Nós forjamos guerra nós forjamos aflição
Wir schmieden Ketten fuer den Knecht
Nós forjamos correntes para o servo
Und Schwerter für ein frei Geschlecht
E espadas para uma geração livre
Schlag zu Gesell.
Batida para o trabalho.
Der Ambos klingt, der Hammer singt
A bigorna soa, o martelo canta
Die Flamme aus der Esse springt
A flama salta pela chaminé
Und kommt der Teufel uns ins Haus
E entra o diabo em nossa casa
Wir jagen ihn zum Schlot hinaus
Nós o afugentamos chaminé afora
Wie ersichs ertauch mit Gefauch
Como ele mesmo emerge com um sopro
Er muss dahin in Russ und Rauch
Ele deve ir em fuligem e fumaça
Wir Schmied sind ehrlich Gottesschmied
Nós ferreiros somos sinceros ferreiros de Deus
Und fuerchten Not und Teufel nit
E não tememos desgraças nem demônios
Hallo? Schlag zu Geseel.
Olá? Batida para o trabalho.
Dreizehnlinden, am 6, September 1942
Treze Tílias, 6 de Setembro de 1942 (domingo)
Agradecimentos especiais
- Ao ferreiro Wagner Thaler pela receptividade e dedicação que demonstrou durante toda a realização deste trabalho; pela postura que tem como pessoa e como profissional, bem como, pela admirável dignidade e beleza que expressa em sua obra. Muito obrigado!
- Aos amigos Marta Silvia Rohrer Felder e seu filho Carlos Eduardo Rohrer Felder, filha e neto de Johann Rohrer, o primeiro ferreiro de Treze Tílias que cederam as imagens originais do poema Lied der Schmiede.
- À psicóloga Ana Cláudia Judice Alleotti.
- A Giovani Ceron pela edição do vídeo com os depoimentos do ferreiro.
- À minha mãe Sonia Léa Reichardt Machado e minha irmã Lisiane Machado.
- À minha prima Maria Teresa Machado.
- Aos amigos: Gabriel Thaler, Léo Picentini, Marina Bott Gonçalves e Mário Correia da Silveira Neto.
- À Sra. Miriam Kremer Gomig, Treze Tílias.
- Dos Alpes Alimentos, Treze Tílias.
- À Sra. Rosane e o Sr. Oséias do Restaurante e Pizzaria Di Savoya, Joaçaba.
- Hotel Tirol: www.hoteltirol.com.br
- Hotel 13 Linden: www.hotel13linden.com.br
Contato
- Wagner Thaler: wagnerthaler@hotmail.com
Referências
- Elíade, Mircea; Ferreiros e Alquimistas; Tradução Carlos Pessoa; Relógio d´Água Editores; Lisboa.
- Bachelard, Gaston; A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade; Tradução Paulo Neves; 2ª edição; São Paulo, SP: Martins Fontes, 2003.
- Jung, Carl Gustav; Psicologia e alquimia; Tradução Maria Luiza Appy, Margaret Makray, Dora Mariana Ribeiro Ferreira da Silva; revisão literária Dora Mariana Ribeiro Ferreira da Silva, Maria Luiza Appy; revisão técnica Jette Bonaventure; 5ª edição; Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
- Velasco, Manuel; Breve História de los Celtas; Tradução Paulo Neves; 2ª edição; Madri, Espanha: Ediciones Nowtilus, 2009.
- Haywood, John; Os Celtas - Bronze Age to New Age; Tradução Susana Costa Freitas; 1ª edição; Lisboa, Portugal: Gráfica de Coimbra, 2009.
- Eluère, Christiane; The Celts First Masters of Europe; Tradução Daphne Briggs; 5ª reimpressão; London, UK: Thames & Hudson, 2004.
- Chevalier, Jean; Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números); Jean Chevalier, Alain Gheerbrant, com a colaboração de: André Barbault... [et al.]; coordenação Carlos Sussekind; tradução Vera da Costa e Silva... [et al.]. - 24ª ed. - Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
- Reiter, Martin; Osl, Monika; Humer, Andreas; "75 Anos Dreizehnlinden - Treze Tílias"; tradução Vera Barcow; prefácio Anna Lindner Von Pichler; revisão Maria Tereza de Queiroz Piacentini - Treze Tílias: Viscare Editora e Artes Gráficas Ltda, 2011.
- Souza, Paulo C. de; "O Processo Alquímico e a Psicoterapia Junguiana"; novembro, 2008.
https://psiqueobjetiva.wordpress.com/2008/11/22/o-processo-alquimico-e-a-psicoterapia-junguiana/
Acesso em 26/04/2020 às 14:54
- Curso de Psicologia Junguiana; "Apontamentos sobre Alquimia"; setembro, 2004.
http://psiquejung.blogspot.com/2004/09/apontamentos-sobre-alquimia.html
Acesso em 26/04/2020 às 14:56
- Monomito - Mitologia, Simbolismo & o Sagrado; "Uma Conversa Entre C.G. Jung e Mircea Eliade".
Acesso em 26/04/2020 às 14:58
https://pt.scribd.com/document/292494953/Dialogo-de-Eliade-e-Jung
- Landesberufsschule Bludenz: http://www.lbs-bludenz.at/
- Schlosserei Bartl - Nüziders: bartlw.com/wordpress/
- Schlosserei Gruber: www.schlosserei-gruber.at/
- Il Trovatore, Anvil Chorus Met Opera: www.youtube.com/watch?v=MdX3T_Kjcos
- Silk & Lute, Lied der Schmiede: www.youtube.com/watch?v=bEoi5B61HJQ
- The Best of Immediate Music, Ultimate Playlist: www.youtube.com/watch?v=B8J8FuNs300
Localização
- Treze Tílias, SC: Geo Code 27° 00' 00" S 51° 24' 27" O - Altitude 796 metros
Título: O ferreiro em sua oficina Descrição: Wagner Thaler com alguns de seus trabalhos. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-001
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Aquecendo e forjando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-002
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-003
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Aquecendo o ferro no forno a carvão. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-012
Título: O ferreiro em sua oficina Descrição: Wagner Thaler com alicates de trabalho e peças prontas. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-014
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Modelagem de formas. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-015
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Aquecendo o metal. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-016
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Ferramentas de trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-021
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Ferramentas de trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-022
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: O trabalho e o seu ambiente. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-023
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-024
Título: Oficina do ferreiro Descrição: O gato observando o trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-025
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-026
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-027
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-028
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando o ferro e a forma. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-029
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Trabalhando. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-030
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Ambiente de trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-032
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Ambiente de trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-033
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Ambiente de trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-034
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: O trabalho e o seu ambiente. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-036
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Esmerilhando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-038
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Esmerilhando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-039
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Esmerilhando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-040
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Esmerilhando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-041
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Esmerilhando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-042
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Durante seu trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-045
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Durante seu trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-046
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Durante seu trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-047
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Durante seu trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-048
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: O trabalho e o seu ambiente. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-049
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: O trabalho e o seu ambiente. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-050
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: O processo da forja. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-051
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-052
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Trabalhos em elaboração. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-053
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: O processo da forja. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-054
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-055
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-056
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-057
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: O processo da forja. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-058
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando, esmerilhando e temperando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-062
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Produto acabado. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-063
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-064
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Martelando o ferro sobre a bigorna. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-065
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando, esmerilhando e martelando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-066
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Temperando o ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-067
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Regulando a quantidade de fogo para a forja do ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-068
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando o ferro e sua forma. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-069
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Torcendo uma barra de ferro. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-070
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Trabalhando. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-070
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Forjando o ferro e sua forma. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-070
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Produtos acabados. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-071
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Furadeira. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-071
Título: O ferreiro em sua oficina Descrição: Wagner Thaler com alguns de seus trabalhos. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-071
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Produto acabado. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-071
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Produto acabado. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-071
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Durante seu trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/10/2014
Nº 011-071
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Produtos acabados. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-071
Título: Oficina do ferreiro Descrição: Ambiente de trabalho. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/02/2016
Nº 011-072
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Wagner Thaler mostrando seu primeiro trabalho no curso que fez na Escola Técnica da Áustria. À direita o trabalho de conclusão do curso. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/02/2016
Nº 011-073
Título: O ferreiro e seu ofício Descrição: Trabalho de conclusão do curso da Escola Técnica da Áustria. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/02/2016
Nº 011-074
Título: Cruzes das torres da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Descrição: São obras de Johann Rohrer, o primeiro ferreiro de Treze Tílias, a quem também homenageio neste trabalho pela fundamental importância que teve no desenvolvimento da cidade e da região. Johann Rohrer nasceu em 24/02/1906 na cidade de Kundl no estado do Tirol, Áustria. Era ferreiro profissional e chegou em Treze Tílias em 13/10/1933 juntamente com outros 84 imigrantes, grande parte do estado do Tirol. Durante a organização da colonização de Treze Tílias ficou encarregado de ser o ferreiro da nova colônia, profissão muito demandada em virtude das condições rudimentares de trabalho. Desempenhou seu ofício desde sua chegada até a data de sua morte 19/03/1977, totalizando 43 anos de trabalho. A fotografia superior direita - tirada por volta de 1958 - mostra a bênção das cruzes das torres da igreja com as respectivas madrinhas (à direita a Sra. Anna Obexer Fill, sogra do ferreiro Johann Rohrer). Essa imagem foi digitalizada a partir da página 257 do livro "75 Anos Dreizehnlinden - Treze Tílias" / Martin Reiter, Monika Osl, Andreas Humer; tradução Vera Barcow; prefácio Anna Lindner Von Pichler; revisão Maria Tereza de Queiroz Piacentini - Treze Tílias: Viscare Editora e Artes Gráficas Ltda, 2011. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 16/07/2015
Nº 011-075
Título: Canção do Ferreiro (Lied der Schmiede) Descrição: Poema para uma canção composto em 06/09/1942 por Johann Rohrer, o primeiro ferreiro de Treze Tílias. Johann Rohrer nasceu em 24/02/1906 na cidade de Kundl no estado do Tirol, Áustria. Era ferreiro profissional e chegou em Treze Tílias em 13/10/1933 juntamente com outros 84 imigrantes, grande parte do estado do Tirol. Durante a organização da colonização de Treze Tílias ficou encarregado de ser o ferreiro da nova colônia, profissão muito demandada em virtude das condições rudimentares de trabalho. Desempenhou seu ofício desde sua chegada até a data de sua morte 19/03/1977, totalizando 43 anos de trabalho. Texto e fotografia de Johann Rohrer gentilmente cedidos por sua família. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/02/2016
Nº 011-075
Título: Detalhes de grades de janelas Descrição: Detalhes de grades de janelas de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-106
Título: Detalhe artístico de leão usado em painel metálico de uso comercial Descrição: Detalhe artístico de leão usado em painel metálico e a placa que o originou. Propriedade do Restaurante e Pizzaria Di Savoya de Joaçaba, SC. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/12/2014
Nº 011-131
Título: Detalhe de grade de janela Descrição: Detalhe de grade de janela de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-101
Título: Detalhe de grade de varanda Descrição: Detalhe de grade de varanda de apartamento residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-083
Título: Estrutura metálica em formato de galo para terminal de chaminé residencial Descrição: Estrutura metálica artística em formato de galo para terminal de chaminé residencial. Propriedade da Sra. Marta Silvia Rohrer Felder. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/07/2015
Nº 011-129
Título: Detalhes de estrutura metálica decorativa tumular Descrição: Detalhes de estrutura metálica decorativa tumular. Cemitério Municipal de Treze Tílias. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-117
Título: Detalhes de cruz de ferro Descrição: Cruz de ferro tradicional remanescente da colonização austríaca. Cemitério Municipal de Treze Tílias. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-114
Título: Detalhe de grade de janela Descrição: Detalhe de grade de janela de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-104
Título: Detalhes de grades de janelas Descrição: Detalhes de grades de janelas de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-108
Título: Detalhes da estrutura metálica para suporte de estandarte Descrição: Detalhes da estrutura metálica para suporte do estandarte do Grupo de Danças Tiroler Plattler. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-119
Título: Detalhes de grades de janelas Descrição: Detalhes de grades de janelas de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-107
Título: Detalhes de estrutura metálica em formato de galo Descrição: Detalhes estrutura metálica artística em formato de galo para terminal de chaminé residencial. Propriedade da Sra. Marta Silvia Rohrer Felder. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/07/2015
Nº 011-128
Título: Detalhe de grade de janela Descrição: Detalhe de grade de janela de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-109
Título: Detalhe da estrutura metálica para suporte de estandarte Descrição: Detalhe da estrutura metálica para suporte do estandarte do Grupo de Danças Tiroler Plattler. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-124
Título: Detalhes de grades de janelas Descrição: Detalhes de grades de janelas de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-105
Título: Detalhes da estrutura metálica para suporte de estandarte Descrição: Detalhes da estrutura metálica para suporte do estandarte do Grupo de Danças Tiroler Plattler. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-121
Título: Cobra que ornamenta o cálice Descrição: Estrutura de metal confeccionada por Wagner Thaler reproduz a cobra que ornamenta o cálice da imagem de São João. A escultura de São João é obra de Conrado Michael Moser de Treze Tílias, SC, e está localizada no Santuário São Paulo Apóstolo em frente à Praça Itália, em Ilópolis, RS. É confeccionada em concreto armado com 2,5 metros de altura e está aposta sobre um pedestal de 1,5 metro, formando um conjunto total de 4 metros de altura. Local: Ilópolis, RS Data do Registro: 25/01/2015
Nº 011-076
Título: Detalhe de estrutura metálica em formato de galo Descrição: Detalhe estrutura metálica artística em formato de galo para terminal de chaminé residencial. Propriedade da Sra. Marta Silvia Rohrer Felder. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/07/2015
Nº 011-127
Título: Puxador para porta Descrição: Puxador para porta residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-081
Título: Detalhes de grades de janelas Descrição: Detalhes de grades de janelas de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-111
Título: Detalhe da estrutura metálica para suporte de estandarte Descrição: Detalhe da estrutura metálica para suporte do estandarte do Grupo de Danças Tiroler Plattler. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-118
Título: Suporte de corrimão Descrição: Suporte de corrimão usado em empresa de Treze Tílias. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-078
Título: Detalhe de grade de janela Descrição: Detalhe de grade de janela de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-102
Título: Detalhe de grade de janela Descrição: Detalhe de grade de janela de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-103
Título: Detalhes da estrutura metálica para suporte de estandarte Descrição: Detalhes da estrutura metálica para suporte do estandarte do Grupo de Danças Tiroler Plattler. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-120
Título: Painel metálico de uso comercial Descrição: Painel metálico artístico do Restaurante e Pizzaria Di Savoya de Joaçaba, SC. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/12/2014
Nº 011-132
Título: Detalhe da estrutura metálica para suporte de estandarte Descrição: Detalhe da estrutura metálica para suporte do estandarte do Grupo de Danças Tiroler Plattler. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-123
Título: Detalhes de estrutura de ferro decorativa Descrição: Detalhes de estrutura de ferro de poço decorativo de jardim. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/05/2015
Nº 011-086
Título: Detalhes de estrutura de ferro decorativa Descrição: Detalhes de estrutura de ferro de poço decorativo de jardim. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/05/2015
Nº 011-088
Título: Detalhes de estrutura de ferro decorativa Descrição: Detalhes de estrutura de ferro de poço decorativo de jardim. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/05/2015
Nº 011-087
Título: Detalhes de estrutura metálica decorativa tumular Descrição: Detalhes de estrutura metálica decorativa tumular. Cemitério Municipal de Treze Tílias. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-113
Título: Detalhe de estrutura metálica decorativa tumular Descrição: Detalhe de estrutura metálica decorativa tumular. Cemitério Municipal de Treze Tílias. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-116
Título: Detalhes da estrutura metálica para suporte de estandarte Descrição: Detalhes da estrutura metálica para suporte do estandarte do Grupo de Danças Tiroler Plattler. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-125
Título: Grade de varanda Descrição: Grade de varanda de apartamento residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-085
Título: Grade de varanda Descrição: Grade de varanda de apartamento residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-084
Título: Guarda-corpo Descrição: Guarda-corpo adornado usado na Sociedade Cultural Artística Papuan - SOCAP, em Treze Tílias. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/05/2015
Nº 011-080
Título: Detalhes de grades de janelas Descrição: Detalhes de grades de janelas de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-112
Título: Detalhes de grades de janelas Descrição: Detalhes de grades de janelas de casa residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-110
Título: Suporte de corrimão Descrição: Suporte de corrimão usado na Sociedade Cultural Artística Papuan - SOCAP, em Treze Tílias. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/05/2015
Nº 011-079
Título: Painel metálico de uso comercial Descrição: Croqui inicial e painel metálico artístico executado para o Restaurante e Pizzaria Di Savoya de Joaçaba, SC. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/12/2014
Nº 011-130
Título: Puxador para porta Descrição: Puxador para porta residencial. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-082
Título: Estrutura metálica para suporte de estandarte Descrição: Estrutura metálica para suporte do estandarte do Grupo de Danças Tiroler Plattler. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014
Nº 011-122
Título: Cruz de ferro tumular Descrição: Cruz de ferro do túmulo do Padre Johann Otto Küng (*16/11/1930 a +31/03/2012). Cemitério Municipal de Treze Tílias. Trabalho realizado por Wagner Thaler. "Pe. João como todos o chamavam, se empenhou sem medir sacrifícios na área social, tendo sempre como objetivo a promoção das pessoas, dando-lhes oportunidade de emprego, sempre que isso foi possível. Entre as obras mais importantes que ele iniciou, está a construção do Hospital, a escola profissional feminina, o parque da Feira, e a Lacticínios Tirol."Texto extraído do link: http://diocesedecacador.org.br/site/paroquias/microrregiao-de-arroio-trinta/nossa-senhora-do-perpetuo-socorro/ Fotografia do Pe. Johann Otto Küng digitalizada a partir da página 258 do livro "75 Anos Dreizehnlinden - Treze Tílias" / Martin Reiter, Monika Osl, Andreas Humer; tradução Vera Barcow; prefácio Anna Lindner Von Pichler; revisão Maria Tereza de Queiroz Piacentini - Treze Tílias: Viscare Editora e Artes Gráficas Ltda, 2011. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/06/2014
Nº 011-115
Título: Apoio para os pés Descrição: Estrutura metálica de apoio para os pés usado em empresa de Treze Tílias. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/10/2014
Nº 011-077
Título: Detalhes da estrutura metálica para suporte de estandarte Descrição: Detalhes da estrutura metálica para suporte do estandarte do Grupo de Danças Tiroler Plattler. Trabalho realizado por Wagner Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 08/12/2014