Rendas de bilros: entre mãos rendeiras que tecem, dizeres e saberes da Ilha de Santa Catarina
Outubro/2016
Às rendeiras da minha Ilha
por Ruy Luiz Machado
Longe o mar da janela espreita, Ternas esperanças que vêm e que vão,
O desafio do amado em seu labutar; Arrastam a rede do alimento que traz;
O soar das ondas que o tempo conta, Castiça rouca voz de confessa solidão,
Ritmam os bilros sem fazer exitar. Às quimeras vãs que a vida perfaz.
O pensamento entre brumas vagueia, Mar, oh mar de infinitos encantos!
Secretos segredos à almofada confia; Mar que no ventre sente e detém;
Luso afeto que a alma permeia, Mão rendeira se traduz em mantos,
Colorido fio trama e o fado perfia. Concebe a vida e o destino mantém.
 Com este simples poema teço homenagem às mulheres rendeiras da minha Ilha, na data que Florianópolis comemora o “Dia Municipal da Rendeira”: 21 de outubro. Conta a História que há exatos 269 anos, em 21 de outubro de 1747, partiram da Ilha Terceira no arquipélago de Açores as primeiras embarcações de portugueses rumo ao Sul. Depois de 77 dias de viagem pelo Atlântico, aportaram à Vila de Nossa Senhora do Desterro os primeiros imigrantes açorianos. Havia interesse da Coroa Leia mais »
Portuguesa no fortalecimento militar e populacional das terras de uma América austral. Desterro, como veio a ser denominada posteriormente, possuía uma posição estratégica e apresentava boas condições para esse fim. A eles foram se somando outros tantos, que ao longo do tempo iam se adaptando às novas condições de vida do lugar.
 Mata Atlântica, lagoas, mangues, restingas, riachos e córregos, relevo montanhoso recortado por praias no entorno, as estações bem definidas e o caraterístico vento sul, foram os elementos naturais que compuseram a paisagem original da Ilha de Santa Catarina; um cenário de rica fauna e flora que, associado à vida insular foi determinante no cotidiano que aí se estabeleceu. A construção da nova vida desses primeiros homens, mulheres e crianças fez prevalecer as tradições trazidas de seus antepassados açorianos: arquitetura das edificações, ruas e ruelas; a religiosidade, a dinâmica do dia-a-dia com seus usos e costumes, utensílios e o vestuário. Tudo foi acontecendo a partir das referências que tinham.
 Do ditado popular: “Onde há rede há renda”, mulheres de pescadores tiveram a sua parte nesse processo. Depois de feitos os lides diários em casa, o tempo ocioso era dedicado às rendas. Enquanto esperava seu amado retornar do mar, com os barcos por eles esculpidos do garapuvu, tecia. Preparava o pique sobre a almofada, com linhas e bilros fazia a renda, designando com os alfinetes os marcos do avanço do seu trabalho. Esses eram os elementos essenciais para o seu trabalho. Tecia a Renda Tradicional com pontos de: perna-cheia, meio-ponto e trança, a renda denominada Tramoia (antigamente conhecida como Puxada) característica do Sul da Ilha, e mais tarde a Maria Morena. Geralmente fazia toalhas para serem apostas sobre mesas; algumas vezes fazia também acabamentos para roupas. Era uma arte que naturalmente passava de mãe para a filha. Tecia acompanhada de familiares e amigas, ou mesmo só. Quando juntas, o falar rápido se entremeava ao som dos dedos ao bater dos bilros. Ali fazia sua catarse, que de alguma forma revertia em rendimento para a casa.
 Entre mitos e lendas, dizeres e saberes, concebia sua criação. Expressava o olhar feminino que, à sorte do árduo cotidiano, libertava sua aprisionada poética interior. Reproduzia simbolicamente a vida e o mar que diuturnamente via passar ao largo de sua janela a tecer: esperanças e desesperanças. A renda carregava junto um pouco de si, um pouco de sua beleza. Carregava junto a imagem das forças que tecem os destinos dos homens. Levavam consigo o sonho de uma vida melhor.
 Neste trabalho reverencio em imagens valores incorporados em nossas tradições. A renda de bilro é hoje ainda preservada no litoral catarinense, e em outras regiões como o Nordeste brasileiro. As peculiaridades e a originalidade desse tipo de artesanato, que remonta à chegada dos primeiros imigrantes açorianos no século XVIII, e que a despeito da modernidade, ainda guarda sua essência como um patrimônio vivo de nossa cultura ancestral; ao qual eu me orgulho em pertencer.
 O trabalho foi realizado, entre os meses de agosto e outubro deste ano, junto ao Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho que carinhosamente me receberam e emprestaram suas imagens para que pudéssemos agora compartilhar. A essas rendeiras agradeço de maneira muito especial. O Grupo se reúne periodicamente às 2ª e 4ª quartas feiras na sede da Associação de Moradores do Rio Vermelho (AMORV), região norte da Ilha de Santa Catarina em Florianópolis. Além das imagens fotográficas, também foram gravados depoimentos com a Coordenadora e Professora do Grupo, a Sra. Fernanda Gonçalves Martins, que resultaram no vídeo de 14 minutos a seguir, que contém relatos sobre a história, as experiências, e as impressões e reflexões acerca do ofício que preserva.
Agradecimentos especiais:
- À Sra. Fernanda Gonçalves Martins, Coordenadora e Professora do Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho, pela receptividade e dedicação que demonstrou durante toda a realização deste trabalho; pela postura que tem como pessoa e como rendeira. Muito obrigado!
- À Sra. Rute Gonçalves Martins pela dignidade que empreende em seu trabalho como rendeira desde os 7 anos de idade.
- À Sra. Lindacir Padilha Pires (Linda) pelo apoio durante todo o trabalho.
- Às rendeiras do Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho: Alda L. Fernandes, Bernadett Oliveira (Bebeta), Claudete P. Rodrigues da Costa, Eliete Ramos de Oliveira (Lete), Elizete Inácio (Zeta), Fernanda Gonçalves Martins, Giselene Bornhausen (Gisa), Irinéia Barcelos Cordeiro, Irinete Judite Ferreira (Leta), Ivanise Demaria, Lindacir Padilha Pires (Linda), Maria Alves Godinho, Maria das Graças da Silveira, Maria Ilza Vicente, Maria Rosa Filha (Bia), Maria Senábio, Marlene da Silveira, Maurisia Pereira (Deza), Otília Florindo (Tila), Rosemeri Rosa, Rute Gonçalves Martins, Terezinha Elza da Silveira e Verônica Coelho Nunes.
- À Associação de Moradores do Rio Vermelho (AMORV).
- À ONG Moradia e Cidadania.
- Ao meu filho Renato Leal Machado pela ideia original deste projeto.
- À minha mãe Sonia Léa Reichardt Machado e minha irmã Lisiane Machado.
- À psicóloga Ana Cláudia Judice Alleotti.
- Ao Giovani Ceron pela edição do vídeo.
- Ao amigo Mário Correia da Silveira Neto pelo suporte de web e gerenciamento do meu site.
- Ao Museu da Fortaleza São José da Ponta Grossa.
- Ao Hotel Tirol em Treze Tílias: www.hoteltirol.com.br
Contato
- Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho - https://www.facebook.com/Grupo-de-Rendeiras-do-Rio-Vermelho-798445043590496/?fref=ts
- Encontros na Associação de Moradores do Rio Vermelho (AMORV) às 2ª e 4ª feiras no período vespertino, endereço: Rua Luiz Duarte Soares, 50 (Fundos do Posto de Saúde), São João do Rio Vermelho, 88060-338, Florianópolis, SC.
Referências:
- Wendhausen, Maria Armenia Müller; Renda de Bilro - Um legado açoriano transcendendo séculos em Florianópolis; Blumenau: Nova Letra, 2015.
- Angelo, Elis Regina Barbosa; O “saber-fazer” rendas de bilros: as ressignificações do processo na Lagoa da Conceição em Florianópolis; Revista de História Bilros. História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), v. 1, nº 1, p. 11-27; Fortaleza, jul.- dez. 2013.
- Angelo, Elis Regina Barbosa; Rendeiras da Lagoa da Conceição em Florianópolis: artesanato, tradições e funções; Universidade de Santo Amaro; ANPUH - XXII Simpósio Nacional de História; João Pessoa, 2003.
- Beck, Ana Maria; Pertence à mulher: mulher e trabalho em comunidades pesqueiras do litoral de Santa Catarina; Revista de Ciências Humanas, Vol. 7, nº 10, 1991.
- Dalcastagné, Regina; Tramóia: histórias de rendeiras: Insular; Florianópolis, 1998.
- Maciel, Artur; Ritmo de bilros: Companhia Portugueza Editora; Porto, 1921.
- Zanella, Andréa Vieira; Aprendendo a tecer a renda que o tece: apropriação da atividade e constituição do sujeito na perspectiva histórico-cultural; Revista de Ciências Humanas, Edição Especial Temática, p. 145-158; Florianópolis, 1999.
- Zanella, Andréa Vieira; Balbinot, Gabriela; Pereira, Renata Susan A renda que enreda: Analisando o processo de constitui-se rendeira; Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, Julho/00.
- Girão, Valdelice Carneiro; Renda de Bilros; Fortaleza: Instituto do Ceará, 2013.
- Leite e Oiticica; A Arte da Renda no Nordeste; Instituto do Açúcar e do Álcool; Museu do Açúcar; Recife, 1974.
- Silva, Vera Lucia Felippi da; Rüthschilling, Evelise Anicet; Figueiredo, Joana Bosak de Um olhar sobre o papel da mulher rendeira na história da moda brasileira; ModaPalavra E-periódico, Ano 8, nº 16, jul-dez 2015, pp. 050 - 060. ISSN 1982-615x; UDESC; Florianópolis, 2015.
- Bergamin, Camila; A importância da renda de bilro na economia familiar em Florianópolis a partir de 1900 e sua continuidade no tempo presente; Universidade Federal de Santa Catarina; Revista Santa Catarina em História - Florianópolis - UFSC - Brasil ISSN 1984-3968, v. 7, nº 1, 2013.
- Feito a mãos: o artesanato em Santa Catarina; Florianópolis; Tempo Editorial, 2008.
- Revista AABB; Renda e Rendeiras; Rio de Janeiro, 1966.
- Santos, Maria José Costa dos; Geometria e Simetria nas Rendas de Bilro - Contribuições para a Matemática Escolar - Capítulo 2: A Dança dos Bilros Delineando as Formas da Renda; Tese; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
- Silva, Gezenildo Jacinto da; Rendas que se tecem, vidas que se cruzam: Tramas e vivências das Rendeiras de Renascença do Município de Pesqueira/PE (1934-1953); Dissertação; Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
- “Rendeiras, as mulheres que tecem o dia a dia com finos fios” - https://jeffcelophane.wordpress.com/2011/03/09/rendeiras-as-mulheres-que-tecem-o-dia-a-dia-com-finos-fios/
- “A história da renda” - http://www.fruitdelapassion.com.br/blog/2015/09/a-historia-da-renda/
- “O mundo das rendas de bilros” - http://hotsite.diariodonordeste.com.br/especiais/fios-de-tradicao/rendas-do-mar/origem
- “Arte de trançar fios tem origem milenar” - http://www2.uol.com.br/JC/_1998/0504/cd0504o.htm
- ”A renda de bilro e as rendeiras: foco para a pesquisa” - http://ilharendada.org.br/ola-mundo/
- Escritos por várias linhas” - http://hotsite.diariodonordeste.com.br/especiais/fios-de-tradicao/rendas-do-mar/livros
- Portela, Bruno; ”Processo criativo e a expressão artística” - http://www.psicologiamsn.com/2012/02/processo-criativo-e-expressao-artistica.html
- Berger, John; Modos de ver” - https://pt.scribd.com/doc/44270207/John-Berger-Modos-de-ver-1%C2%BACapitulo
- Rocha, Ana Luiza Carvalho da; Antropologia das formas sensíveis: entre o visível e o invisível, a floração dos símbolos; Horizontes Antropológicos, ano 1, nº 2, p. 107-117; Museu Universitário, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Porto Alegre, jul./set. 1995.
- Aragão, Soraya Rodrigues de; A Arte como expressão de sentimentos e catarse emocional nos processos terapêuticos; 2015.
- Zanella, Andréa Vieira; Atividade, significação e constituição do sujeito: considerações à luz da Psicologia Histórico-Cultural; Psicol. estud. vol.9 no.1 Maringá Jan./Apr. 2004.
- Jung, Carl G.; O Homem e Seus Símbolos; tradução: Maria Lúcia Pinho: Editora Nova Fronteira, 6ª edição, Rio de Janeiro, 2013.
- Jung, Emma; Animus e anima; tradução: Dante Pignatari: Cultrix, São Paulo, 2006.
- Prefeitura Municipal de Florianópolis - Lei Nº 8030, de 9 de novembro de 2009 que institui o dia 21 de outubro como o “Dia Municipal da Rendeira” . https://leismunicipais.com.br/a/sc/f/florianopolis/lei-ordinaria/2009/803/8030/lei-ordinaria-n-8030-2009-institui-o-dia-municipal-da-rendeira
- Chevalier, Jean; Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números); Jean Chevalier, Alain Gheerbrant, com a colaboração de: André Barbault... [et al.]; coordenação Carlos Sussekind; tradução Vera da Costa e Silva... [et al.]. - 24ª ed. - Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
- Madredeus: “Os Açores de Madredeus” - https://www.youtube.com/watch?v=Dddhv75qRjU
- Madredeus: “Agora Canção aos Novos” - https://www.youtube.com/watch?v=KgKhP8qUUCQ
- Mariza: “Montras” - https://www.youtube.com/watch?v=ppgim8oQbDc
- Grupo Corpo: “Sem Mim”; Belo Horizonte, 2011 - http://www.grupocorpo.com.br/obras/sem-mim
- Martim Codax: Cantiga I - https://www.youtube.com/watch?v=76SWgIoHg1Q
- Martim Codax: Cantiga II: https://www.youtube.com/watch?v=wX2avlIhWQE
- Martim Codax: Cantiga III: https://www.youtube.com/watch?v=3zaYD-k0P4I
- Martim Codax: Cantiga IV: https://www.youtube.com/watch?v=z0JSa_prhjA
- Martim Codax: Cantiga V: https://www.youtube.com/watch?v=mvsuT47W1x4 e https://www.youtube.com/watch?v=0yK0mbVNzr0
- Martim Codax: Cantiga VI: https://www.youtube.com/watch?v=Po8wY3NbyVc
- Martim Codax: Cantiga VII: https://www.youtube.com/watch?v=gWOjOEpanGg
Localização
- Florianópolis, SC: Geo Code 27° 35' 49" S 48° 32' 56" O - Altitude 3 metros.
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Na imagem a Sra. Rute Gonçalves Martins tecendo renda de bilro num trapiche à beira do Canal da Barra da Lagoa. Ela integra o Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-001
Título: Embarcações Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-002
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-003
Título: Rendeiras tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-004
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-005
Título: Rendas de bilros Descrição: Placa tipicamente encontrada em locais onde se comercializam rendas de bilros. Local: bairro de Santo Antônio de Lisboa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 09/11/2015
Nº 012-006
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-007
Título: Embarcações Descrição: Local: bairro da Costa da Lagoa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/10/2011
Nº 012-008
Título: Renda de Bilro: sapato para bebê Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-009
Título: Rendeira mostrando seu trabalho Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-010
Título: Traços da arquitetura açoriana trazida pelos colonizadores da Ilha de Santa Catarina Descrição: Detalhe das telhas usadas no telhado de uma construção edificada em 1806. Local: bairro Ribeirão da Ilha. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 11/09/2010
Nº 012-011
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-281
Título: Gaivota Descrição: Local: bairro da Costa da Lagoa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/10/2011
Nº 012-739
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-244
Título: Arquitetura remanescente da colonização açoriana na Ilha de Santa Catarina Descrição: Residência localizada no Bairro do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-257
Título: Barco Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-170
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-229
Título: Embarcações Descrição: Local: Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-712
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-112
Título: Gaivota Descrição: Local: Praia do Ribeirão da Ilha. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/10/2010
Nº 012-731
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 08/09/2016
Nº 012-318
Título: Renda de Bilro: Tramoia Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 08/09/2016
Nº 012-321
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-226
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-323
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-255
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-312
Título: Trapiche Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-159
Título: Pala Baratão Descrição: Confeccionada com trançado em ponto inteiro e perna cheia. Material utilizado: 16 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Ribeirão da Ilha. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/09/2016
Nº 012-514
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Na imagem a Sra. Lindacir Padilha Pires (Linda) tecendo renda de bilro num trapiche à beira do Canal da Barra da Lagoa. Ela integra o Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-267
Título: Rendas de bilros tradicionais da Ilha de Santa Catarina Descrição: Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À esquerda: Pontilha - Confeccionada com pontos bico e canto. Material utilizado: 32 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
Ao centro: Pau no Meio - Confeccionada com meio ponto, rosas da concha e bico. Material utilizado: 20 bilros, linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À direita: Entremeios (Apegamentos) - Confeccionada com entremeio de canto com meio ponto. Material utilizado: 54 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 03/10/2016
Nº 012-408
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-128
Título: Construções Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-160
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Na imagem a Sra. Rute Gonçalves Martins tecendo renda de bilro num trapiche à beira do Canal da Barra da Lagoa. Ela integra o Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-270
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-118
Título: Garrafão para cachaça Descrição: Antigo engenho de cachaça localizado no bairro da Costa da Lagoa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/10/2011
Nº 012-722
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-216
Título: Barco Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-168
Título: Instrumentos auxiliares na confecção da renda de bilro: tesoura, alfinetes e linhas Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-141
Título: Renda de Bilro: Tramoia Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-315
Título: Igreja São João Batista Descrição: Localizada no bairro de Rio Vermelho no norte da Ilha de Santa Catarina. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-260
Título: Tecendo renda de bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 17/10/2016
Nº 012-234
Título: Traços da arquitetura açoriana trazida pelos colonizadores da Ilha de Santa Catarina Descrição: Local: bairro do Ribeirão da Ilha. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/10/2010
Nº 012-734
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-110
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-135
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 08/09/2016
Nº 012-310
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-317
Título: Âncora Descrição: Local: bairro da Costa da Lagoa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/10/2011
Nº 012-745
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-121
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-250
Título: Novelos de linha Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-205
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-276
Título: Renda de Bilro: sapato para bebê Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-195
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-216
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-113
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-146
Título: Barco de pesca Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-166
Título: O pescador e sua rede Descrição: Local: Praia da Daniela. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 27/10/2013
Nº 012-736
Título: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim Descrição: O início de sua construção foi em 1739 e se estendeu por muitos anos. Integrou o triângulo defensivo do Norte da Ilha de Santa Catarina na primeira metade do século XVIII. Fica localizada na ilha de Anhatomirim. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 27/10/2013
Nº 012-749
Título: Renda de Bilro: Tramoia Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-301
Título: Pescador tecendo sua rede Descrição: Cotidiano de um pescador na praia da Barra da Lagoa. Na foto o Sr. Silvano Vieira. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-264
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-218
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-308
Título: Rendas de bilros tradicionais da Ilha de Santa Catarina Descrição: Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À esquerda: Virado - Confeccionada com quatro virados de arco e quatro rosas de perna cheia. Material utilizado: 42 bilros, linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
Ao centro: Margarida da Ligeirinha - Confeccionada com pontos bico da concha, quatro arcos e quatro rosas cheias. Material utilizado: 42 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À direita: Margarida da Cocada - Confeccionada com quatro viradas da concha com quatro rosas da cocada. Material utilizado: 48 bilros, linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 03/10/2016
Nº 012-404
Título: Os pescadores e a rede Descrição: Local: Praia da Daniela. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 27/10/2013
Nº 012-737
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-277
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-221
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-222
Título: Renda de Bilro: Maria Morena Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-322
Título: Detalhe da Ponte Hercílio Luz Descrição: Com 821 metros de extensão, fica localizada na área central da Ilha de Santa Catarina. Foi edificada entre os anos de 1922 e 1926, sendo a primeira interligação terrestre com a área continental da cidade de Florianópolis. Atualmente encontra-se em processo de restauração. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/08/2010
Nº 012-707
Título: O barco e o pescador Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-162
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-133
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-134
Título: Praia do Forte Descrição: A praia fica localizada ao norte da Ilha de Santa Catarina. No alto fica localizada a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que teve sua sua construção iniciada em 1740 e integrou o triângulo defensivo do Norte da Ilha na primeira metade do século XVIII. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 27/10/2013
Nº 012-750
Título: Trabalho com renda de bilro: pomba do Espírito Santo Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-179
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-119
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-212
Título: Renda de Bilro: flores Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-203
Título: Quadrado do Ceará Descrição: Confeccionada com pontos cocada e bico trançados, perna cheia e trança. Material utilizado: 22 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Ribeirão da Ilha. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/09/2016
Nº 012-512
Título: Porta semiaberta Descrição: Detalhe de de antiga construção da Ilha de Santa Catarina. Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/09/2016
Nº 012-176
Título: Namoradeira Descrição: Escultura em argila tradicionalmente colocada em janelas de residências. Local: bairro de Santo Antônio de Lisboa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 09/11/2015
Nº 012-724
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-182
Título: Alfinetes Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-150
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-279
Título: Alfinetes Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-213
Título: Vista do centro da Lagoa da Conceição Descrição: Tradicional local de concentração de rendeiras de bilro na Ilha de Santa Catarina. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-261
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-254
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-228
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-185
Título: Vista parcial da Lagoa da Conceição Descrição: Tradicional local de concentração de rendeiras de bilro na Ilha de Santa Catarina. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-256
Título: Transporte de passageiros pela Lagoa da Conceição Descrição: Local: bairro da Costa da Lagoa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/10/2011
Nº 012-746
Título: Renda de Bilro: Tramoia Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-328
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-108
Título: Renda de Bilro: Tramoia Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-186
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-103
Título: Placa localizada na praça Roldão da Rocha Pires Descrição: O calçamento dessa praça é feito de pedra, sendo uma das mais antigas ruas do bairro de Santo Antônio de Lisboa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 09/11/2015
Nº 012-721
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-101
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Na imagem a Sra. Rute Gonçalves Martins tecendo renda de bilro num trapiche à beira do Canal da Barra da Lagoa. Ela integra o Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-271
Título: Redes para o cultivo de ostras Descrição: Local: bairro de Santo Antônio de Lisboa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 09/11/2015
Nº 012-741
Título: Pique fotocopiado Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-153
Título: Transporte de passageiros pela Lagoa da Conceição Descrição: Local: bairro da Costa da Lagoa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/10/2011
Nº 012-747
Título: Rede para pesca Descrição: Local: bairro de Santo Antônio de Lisboa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 09/11/2015
Nº 012-743
Título: Trabalho com renda de bilro: pomba do Espírito Santo Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-180
Título: Gaivota Descrição: Local: Praia da Daniela. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 27/10/2013
Nº 012-728
Título: Tecendo rendas Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-145
Título: Trabalho com renda de bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-178
Título: Igreja Nossa Senhora das Necessidades Descrição: Localizada no bairro de Santo Antônio de Lisboa, foi edificada entre os anos de 1750 e 1756. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 30/04/2012
Nº 012-706
Título: Caderno de versinhos de uma rendeira Descrição: Acervo particular de Fernanda Gonçalves Martins. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-204
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-220
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-126
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 08/09/2016
Nº 012-302
Título: Rendas de bilros tradicionais da Ilha de Santa Catarina Descrição: Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À esquerda: Pala (Gola) - Confeccionada em duas etapas. Utiliza meio ponto, rosa e trança; renda ligeirinha. Material utilizado: 30 bilros, linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À direita: Pala - Confeccionada com arco de meio ponto, trança e perna cheia. Material utilizado: 22 bilros, linha fina nº 24, almofada, alfinetes e pique. Origem: Pântano do Sul. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 03/10/2016
Nº 012-406
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-247
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-208
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-147
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-151
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-246
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-282
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-327
Título: Pescador tecendo sua rede Descrição: Cotidiano de um pescador na praia da Barra da Lagoa. Na foto o Sr. Silvano Vieira. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-263
Título: Pontilha Descrição: Confeccionada com pontos trança, bico de concha, meio ponto, canto e perna cheia. Material utilizado: 24 bilros, linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Lagoa da Conceição. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/09/2016
Nº 012-503
Título: Bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-142
Título: Renda de Bilro: sapato para bebê Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-193
Título: Barco para transporte de passageiros pela Lagoa da Conceição Descrição: Local: bairro da Costa da Lagoa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/10/2011
Nº 012-744
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-241
Título: Renda da Miudinha (Barra para Toalha) Descrição: Confeccionada com meio ponto e ponto inteiro, trança e perna cheia. Material utilizado: 42 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Ribeirão da Ilha. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/09/2016
Nº 012-511
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-217
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-215
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-184
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Na imagem a Sra. Fernanda Gonçalves Martins tecendo renda de bilro num trapiche à beira do Canal da Barra da Lagoa. Ela integra o Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-274
Título: Antigo moinho de farinha Descrição: Local: bairro Costa da Lagoa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/10/2011
Nº 012-740
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-131
Título: Novelo de linha Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-139
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-243
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-137
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-311
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Na imagem a Sra. Fernanda Gonçalves Martins tecendo renda de bilro num trapiche à beira do Canal da Barra da Lagoa. Ela integra o Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-272
Título: Garapuvu (Schizolobium parahyba) Descrição: É a árvore símbolo da cidade de Florianópolis. Suas flores são de coloração amarelo forte. As árvores chegam a medir 30 metros de altura, e no passado foram muito utilizadas na confecção de canoas utilizadas para a pesca. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 04/11/2012
Nº 012-717
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-106
Título: Redes para o cultivo de ostras Descrição: Local: bairro de Santo Antônio de Lisboa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 09/11/2015
Nº 012-742
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-181
Título: Renda de Bilro: sapato para bebê Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-190
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-209
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-306
Título: Embarcações Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-167
Título: Os caminhos do interior da Ilha de Santa Catarina Descrição: Local: bairro Costa da Lagoa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/10/2011
Nº 012-738
Título: Traços da arquitetura açoriana trazida pelos colonizadores da Ilha de Santa Catarina Descrição: Telhado da Igreja Nossa Senhora das Necessidades no bairro de Santo Antônio de Lisboa. Foi edificada entre os anos de 1750 e 1756. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 30/04/2012
Nº 012-701
Título: Rendas de bilros tradicionais da Ilha de Santa Catarina Descrição: Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À esquerda: Toalha de Cocada - Confeccionada com pontos trancinha, perna cheia, meio ponto e ponto inteiro. Material utilizado: bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Lagoa da Conceição.
Ao centro: Renda de Arcos com Quatro Bicos - Confeccionada com quatro arcos de meio ponto, perna cheia e tranças. Material utilizado: 24 bilros, linha fina nº 24 e linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Pântano do Sul.
À direita: Confeccionada com pontos bico de concha com quatro rosas de perna cheia. Material utilizado: 56 bilros, linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 02/10/2016
Nº 012-401
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-105
Título: Novelos de linha Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-206
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-324
Título: À beira do mangue Descrição: Local: Praia da Daniela. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 27/10/2013
Nº 012-735
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-233
Título: Bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-132
Título: Porta lateral da Igreja Nossa Senhora da Lapa Descrição: Inaugurada em 1806, fica localizada no bairro de Ribeirão da Ilha. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 18/09/2013
Nº 012-719
Título: Renda de Bilro: sapato para bebê Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-191
Título: Renda de Bilro: sapato para bebê Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-194
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-240
Título: Galpão de pescador Descrição: Local: bairro de Santo Antônio de Lisboa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 09/11/2015
Nº 012-720
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-230
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-224
Título: Alfinete Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-156
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-114
Título: Rendas de bilros tradicionais da Ilha de Santa Catarina Descrição: Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À esquerda: Porta-Pratos Redondo - Confeccionada com meio ponto e rosas. Material utilizado: 48 bilros, linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
Ao centro: Margarida da Concha Pequena - Confeccionada com pontos bico de concha com quatro rosas de perna cheia. Material utilizado: 48 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À direita: Renda da Bicuda - Confeccionada com pontos bico trançado, arco de ponto inteiro e perna cheia. Material utilizado: 20 bilros, linha fina nº 24 e linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Armação. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 03/10/2016
Nº 012-402
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-303
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-265
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-325
Título: Embarcações ao entardecer Descrição: Local: Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-705
Título: Antiga construção Descrição: Traços da arquitetura açoriana trazida pelos colonizadores da Ilha de Santa Catarina. Local: Praia do Sambaqui. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 18/08/2012
Nº 012-714
Título: Garapuvu (Schizolobium parahyba) Descrição: É a árvore símbolo da cidade de Florianópolis. Suas flores são de coloração amarelo forte. As árvores chegam a medir 30 metros de altura, e no passado foram muito utilizadas na confecção de canoas utilizadas para a pesca. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 04/11/2012
Nº 012-716
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-148
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-207
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-278
Título: Pausa para descanso Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-149
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-111
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Na imagem a Sra. Lindacir Padilha Pires (Linda) tecendo renda de bilro num trapiche à beira do Canal da Barra da Lagoa. Ela integra o Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-269
Título: Renda de Bilro: flores Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-202
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-253
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-245
Título: Renda de Bilro: Tramoia Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 08/09/2016
Nº 012-320
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-280
Título: Fachada da Igreja Nossa Senhora da Lapa Descrição: Inaugurada em 1806, fica localizada no bairro de Ribeirão da Ilha. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 18/09/2013
Nº 012-718
Título: Cotidiano Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-174
Título: Alfinetes Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-152
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-124
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Na imagem a Sra. Fernanda Gonçalves Martins tecendo renda de bilro num trapiche à beira do Canal da Barra da Lagoa. Ela integra o Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-268
Título: Renda de Bilro: cavalo Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-183
Título: Casa do Artesanato Descrição: Placa tipicamente encontrada em locais onde se comercializam artesanatos, incluindo rendas de bilros. Local: bairro Ribeirão da Ilha. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/10/2010
Nº 012-727
Título: Pique tradicional (molde) Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-251
Título: Renda de Bilro: cavalo Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-200
Título: Instrumentos auxiliares na confecção da renda de bilro: tesoura e bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-155
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-211
Título: Mãe e filha rendeiras Descrição: Na imagem a Sra. Rute Gonçalves Martins e sua filha Fernanda tecendo renda de bilro num trapiche à beira do Canal da Barra da Lagoa. Elas integram o Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-275
Título: Traços da arquitetura açoriana trazida pelos colonizadores da Ilha de Santa Catarina Descrição: Detalhe das telhas usadas na Igreja Nossa Senhora das Necessidades no bairro de Santo Antônio de Lisboa. Foi edificada entre os anos de 1750 e 1756. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 30/04/2012
Nº 012-702
Título: Instrumentos auxiliares na confecção da renda de bilro: tesoura, alfinetes e bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-140
Título: Antiga toalha de mesa com detalhes em rendas de bilros Descrição: Esta toalha inteiramente de renda de Tramoia foi um presente da minha avó paterna Innocência Fernandes Machado de Imbituba, SC, pelo noivado da minha mãe Sonia Léa Reichardt Machado com o meu pai Oduvaldo Florentino Machado por volta do ano de 1957. A renda é proveniente de Florianópolis mas costura dos quadrados de renda para formar a toalha foi feita pela minha avó. Local: Criciúma, SC Data do Registro: 08/10/2016
Nº 012-604
Título: Antiga toalha de mesa em rendas de bilros Descrição: Esta toalha inteiramente de renda de Tramoia foi um presente da minha avó paterna Innocência Fernandes Machado de Imbituba, SC, pelo noivado da minha mãe Sonia Léa Reichardt Machado com o meu pai Oduvaldo Florentino Machado por volta do ano de 1957. A renda é proveniente de Florianópolis mas costura dos quadrados de renda para formar a toalha foi feita pela minha avó. Local: Criciúma, SC Data do Registro: 08/10/2016
Nº 012-602
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-210
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-104
Título: Galpão de pescador Descrição: Local: Praia do Sambaqui. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 18/08/2012
Nº 012-713
Título: Renda de Bilro: sapato para bebê Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-196
Título: Hélice de barco de pesca Descrição: Local: bairro de Santo Antônio de Lisboa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 09/11/2015
Nº 012-726
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-309
Título: Renda de Bilro: Maria Morena Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-307
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-109
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-304
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-319
Título: Cotidiano Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-158
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-198
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-116
Título: Aspectos do cotidiano Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-172
Título: Traços da arquitetura açoriana trazida pelos colonizadores da Ilha de Santa Catarina Descrição: Fachada da Igreja Nossa Senhora das Necessidades no bairro de Santo Antônio de Lisboa. Foi edificada entre os anos de 1750 e 1756. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 30/04/2012
Nº 012-704
Título: Antiga toalha de mesa com detalhes em rendas de bilros Descrição: Esta toalha inteiramente de renda de Tramoia foi um presente da minha avó paterna Innocência Fernandes Machado de Imbituba, SC, pelo noivado da minha mãe Sonia Léa Reichardt Machado com o meu pai Oduvaldo Florentino Machado por volta do ano de 1957. A renda é proveniente de Florianópolis mas costura dos quadrados de renda para formar a toalha foi feita pela minha avó. Local: Criciúma, SC Data do Registro: 08/10/2016
Nº 012-603
Título: Rede de pesca Descrição: Cotidiano do Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-165
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-249
Título: Fortaleza de Santo Antônio de Ratones Descrição: O início de sua construção foi em 1740. Integrou o triângulo defensivo do Norte da Ilha de Santa Catarina na primeira metade do século XVIII. Fica localizada na ilha de Ratones Grande. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 27/10/2013
Nº 012-751
Título: Renda de Bilro: Maria Morena Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-187
Título: Aspectos do cotidiano Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-173
Título: Arquitetura remanescente da colonização açoriana na Ilha de Santa Catarina Descrição: Residência localizada no Bairro do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-259
Título: Rendas de bilros tradicionais da Ilha de Santa Catarina Descrição: Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À esquerda: Renda do Vintém - Confeccionada com ponto de trança, meio ponto, perna cheia e bico trançado. Material utilizado: 22 bilros, linha fina nº 24 e linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Pântano do Sul. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
Ao centro: Toalha Beiju - Confeccionada com pontos trancinha, paninho e perna cheia. Material utilizado: 34 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Rio Tavares. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À direita: Toalha Beiju - Confeccionada com pontos trancinha, paninho e perna cheia. Material utilizado: 34 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Rio Tavares. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 03/10/2016
Nº 012-405
Título: Alfinetes Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-130
Título: Traços da arquitetura açoriana trazida pelos colonizadores da Ilha de Santa Catarina Descrição: Local: bairro do Ribeirão da Ilha. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/10/2010
Nº 012-733
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-129
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-313
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-239
Título: Alfinetes Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-237
Título: Estrela-do-mar Descrição: Local: Praia da Daniela. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 27/10/2013
Nº 012-729
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-122
Título: Embarcação Descrição: Local: Praia de Santo Antônio de Lisboa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 18/08/2012
Nº 012-711
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-188
Título: Bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-214
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-236
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-138
Título: Renda de Bilro: tartaruga Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-201
Título: Bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-235
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-189
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-102
Título: Galpão de pescador Descrição: Local: bairro da Costa da Lagoa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/10/2011
Nº 012-748
Título: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Descrição: O grupo de rendeiras se reúne às segundas e quartas feiras na Associação de Moradores do Rio Vermelho - Amorv, bairro do norte da Ilha de Santa Catarina. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-238
Título: Arquitetura remanescente da colonização açoriana na Ilha de Santa Catarina Descrição: Residência localizada no Bairro do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-258
Título: Antigos bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-127
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-125
Título: Aves da Ilha de Santa Catarina Descrição: Local: Praia da Daniela. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 27/10/2013
Nº 012-732
Título: Alfinetes Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-223
Título: Pala (Gola) Descrição: Confeccionada com meio ponto e mosquinha. Material utilizado: 30 bilros, linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/09/2016
Nº 012-531
Título: Aves da Ilha de Santa Catarina Descrição: Local: Praia da Daniela. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 27/10/2013
Nº 012-730
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Na imagem a Sra. Fernanda Gonçalves Martins tecendo renda de bilro num trapiche à beira do Canal da Barra da Lagoa. Ela integra o Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-266
Título: Renda de Bilro: Tramoia Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-316
Título: Fauna Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-164
Título: Embarcação Descrição: Cotidiano do Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-157
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-197
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-115
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 08/09/2016
Nº 012-314
Título: Ruas históricas Descrição: Rua do centro do bairro de Santo Antônio de Lisboa que ainda preservam antigas construções. Ao fundo se vê a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, que foi construída entre os anos de 1750 e 1756. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 09/11/2015
Nº 012-723
Título: Barco Descrição: Canal da Barra da Lagoa da Conceição. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 23/09/2016
Nº 012-163
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-242
Título: Fortaleza de São José da Ponta Grossa Descrição: O início de sua construção foi em 1740. Integrou o triângulo defensivo do Norte da Ilha de Santa Catarina na primeira metade do século XVIII. Fica localizada entre as praias do Forte e de Jurerê. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/08/2010
Nº 012-708
Título: Fortaleza de São José da Ponta Grossa Descrição: O início de sua construção foi em 1740. Integrou o triângulo defensivo do Norte da Ilha de Santa Catarina na primeira metade do século XVIII. Fica localizada entre as praias do Forte e de Jurerê. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/08/2010
Nº 012-710
Título: Dona Célia Duarte Descrição: Dona Célia sempre visita as amigas do Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho trazendo sua alegria e experiência sobre o saber-fazer rendas de bilros. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-107
Título: Antiga toalha de mesa com detalhes em rendas de bilros Descrição: Detalhes de rendas de bilros aplicados em toalha de linho. Pertenceu aos meus avôs paternos: Innocência Fernandes Machado e Manoel Florentino Machado de Imbituba, SC. Foi usada em suas Bodas de Prata no início da década de 1940. As rendas foram adquiridas em Florianópolis. Atualmente pertence ao acervo particular dos meus pais Sonia Léa Reichardt Machado e Oduvaldo Florentino Machado. Descrição das rendas: à esquerda é um trabalho que mistura pontos de tramoia com meio ponto da renda tradicional; ao centro é utilizado o meio ponto da renda tradicional; e à direita é um trilho de renda tradicional de margaridas (flores) de pernas cheias, sendo o bico do trilho denominado de bico do pano. Local: Criciúma, SC Data do Registro: 08/10/2016
Nº 012-601
Título: Rendas de bilros tradicionais da Ilha de Santa Catarina Descrição: Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À esquerda: Bico de Tramoia - Confeccionada com trançado com meio ponto. Material utilizado: 8 bilros, linha fina nº 24 e linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Armação. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
Ao centro: Toalha Quadrada - Confeccionada em duas etapas com bico de concha com duas rosas da concha e e duas rosas da cocada com oito bicos. Material utilizado: 20 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À direita: Bandeja da Concha Quadrada - Confeccionada em três etapas com meio ponto, bico da concha, rosa e trança. Material utilizado: 32 bilros, linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 03/10/2016
Nº 012-407
Título: Fortaleza de São José da Ponta Grossa Descrição: O início de sua construção foi em 1740. Integrou o triângulo defensivo do Norte da Ilha de Santa Catarina na primeira metade do século XVIII. Fica localizada entre as praias do Forte e de Jurerê. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/08/2010
Nº 012-709
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-136
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-248
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 13/09/2016
Nº 012-305
Título: Alfinete Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-144
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-219
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 14/09/2016
Nº 012-225
Título: Renda de Bilro Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 31/08/2016
Nº 012-199
Título: Pique fotocopiado Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016
Nº 012-154
Título: Traços da arquitetura açoriana trazida pelos colonizadores da Ilha de Santa Catarina Descrição: Cruz da Igreja Nossa Senhora das Necessidades no bairro de Santo Antônio de Lisboa. Foi edificada entre os anos de 1750 e 1756. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 30/04/2012
Nº 012-703
Título: Pala Céu Estrelado Descrição: Confeccionada com paninho, meio ponto, ponto inteiro e perna cheia. Material utilizado: 22 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Ribeirão da Ilha. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 29/09/2016
Nº 012-513
Título: Rendas de bilros tradicionais da Ilha de Santa Catarina Descrição: Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À esquerda: Toalha da Concha - Confeccionada com pontos trancinha, perna cheia e ponto inteiro. Material utilizado: 24 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Rio Tavares. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
Ao centro: Roda da Cocada - Confeccionada com pontos trancinha, perna cheia, meio ponto e ponto inteiro. Material utilizado: 68 bilros, linha fina nº 24 de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Rio Tavares. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa.
À direita: Roda - Confeccionada em três etapas com roda da cocada com meio ponto e bico. Material utilizado: 25 bilros, linha grossa Cléa de algodão, almofada, alfinetes e pique. Origem: Praia do Forte. Acervo do Museu do Forte de São José da Ponta Grossa. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 03/10/2016
Nº 012-403
Título: Rendeira tecendo com bilros Descrição: Grupo de Rendeiras do Rio Vermelho. Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 24/08/2016