“Caldas do Cubatão” ou “Caldas do Sul”, como era denominada no início do século XIX, começou a ser povoada por volta do ano 1800. Silvícolas, como os portugueses denominavam os povos indígenas Bororenos que habitavam a região, já conheciam as propriedades curativas dessas águas. Atribui-se à descoberta da fonte Caldas da Imperatriz a alguns caçadores que em 1813 casualmente banharam-se nessas águas e sentiram-se rejuvenescidos. Com a propagação da notícia e o conhecimento por parte do Governo, a área passou a ser guardada por milicianos. Por essa razão muitos são os conflitos entre os Bororenos e milicianos, até que em 30 de outubro de 1814 o destacamento militar foi totalmente dizimado por eles. Somente em 1818 as fontes foram retomadas dos indígenas por ordem de João Vieira Tovar de Albuquerque, Governador da Capitania de Santa Catarina, que na sequência encaminha projeto ao Rei solicitando a construção de um hospital que abrigasse os enfermos; que já naquela época procuravam o local para o tratamento de várias doenças.
 Em 18 de março de 1818 Dom João VI baixa um Decreto aprovando a criação desse hospital: “Tendo-se pela experiencia reconhecido as preciosas virtudes das aguas do Cubatão, com que a providencia enriqueceu este Reino, ministrando-lhe efficaz remedio para muitas molestias rebeldes aos esforços da medicina e cirurgia ... Leia mais »
que para ser mais frequentado sómente lhe faltam accommodações apropriadas ao uso deste remedio: e querendo proporcionar a todos os meus vassallos os meios e auxílios precisos para se poderem utilizar do beneficio e saudaveis effeitos das mencionadas aguas ... Hei por bem aprovar o projecto offerecido pelo Governador da sobredita Ilha de Santa Catharina, da erecção de um hospital no logar daquellas aguas com as convenientes acomodações ... abrindo-se em todo este Reino uma subscripção de donativos, para cuja validade sou servido conceder a precisa licença: e para fundo e patrimonio do mesmo hospital, que ficará debaixo da minha immediata protecção, e se regulará pelos estatutos do das Caldas da Rainha no que fôr aplicável ... Palacio da Real Fazenda de Santa Cruz em 18 de Março de 1818. Com a rubrica de El-Rei Nosso Senhor.”. Configura-se assim o início da construção da 1ª estância hidrotermal do Brasil. A saber: o “Hospital Termal das Caldas da Rainha”, localizado a menos de 100 km de Lisboa, Portugal, foi fundado em 1485 pela Rainha Dona Leonor, a primeira ocupante do trono português com sangue Bragança. Esse hospital é considerado o mais antigo do mundo em funcionamento.
 A construção do hospital em Caldas da Imperatriz não teve início imediato, principalmente, em função da grande presença indígena na região. Somente 24 anos depois, em 18 de março de 1842 com a Lei nº 164, a Assembleia da Província determinou construção com recursos do Governo, doações e loterias. No ano de 1844 também são recebidos recursos do Governo, inclusive com um expressivo aporte de quatrocentos mil réis doados pela Imperatriz Dona Teresa Cristina. Nessa oportunidade ela aceitou receber o título de “Protetora do Hospital de Caldas” e permitindo que a denominação passasse a ser Caldas da Imperatriz.
 É também no 2º Reinado que se intensificam os esforços para a construção de um projeto de identidade nacional. Em 14 de setembro de 1845 após uma sessão Assembleia Geral Legislativa, Dom Pedro II anunciou o desejo de conhecer as províncias do Império, com o objetivo fazer sentir à população as duas primeiras necessidades da Nação: a ordem e a justiça. Assim, em razão de uma série de questões políticas e do final da Revolução Farroupilha, em outubro daquele ano ele e sua esposa Imperatriz Dona Teresa Cristina viajam ao sul do país em direção à província de São Pedro do Rio Grande do Sul; com visita a outras localidades incluindo Desterro e Caldas da Imperatriz: a primeira viagem oficial do casal imperial.
 Dom Pedro II e comitiva embarcam no vapor Imperatriz com uma frota composta por oito navios. Desembarcam em Desterro em 12 de outubro de 1845, onde permanecem por 18 dias. Nesse período, dentre os vários compromissos, o casal imperial conhece o Imperial Hospital de Caridade, repartições públicas, escolas, e localidades como a Lagoa, Ribeirão e Santo Antônio. No dia 29 inicia-se a viagem para Caldas: a comitiva imperial embarca para São José onde almoça na residência do Coronel Joaquim Xavier Neves, e segue viagem a cavalo na direção Sant`Anna, atual Santo Amaro da Imperatriz, onde janta. O trajeto desse percurso foi preparado especialmente para recepcionar a passagem dos imperadores, inclusive, sendo adornado com figueiras plantadas para essa ocasião. Na sequência atravessa de balsa o rio Cubatão, e continua viagem até Caldas da Imperatriz onde chega por volta das 19 horas. Os imperadores foram recepcionados com uma ceia e ficaram hospedados no prédio principal (no aposento que atualmente corresponde ao quarto nº 33 do Hotel Caldas da Imperatriz). No dia seguinte o casal visitou as obras e imediações do hospital e se mostrou satisfeito com o que viu. Dom Pedro II se ocupou por algum tempo com algumas observações termométricas em diversas nascentes, bem como, com conversas a esse respeito. Nessa época não haviam ainda sido instaladas as banheiras. Dentre as iguarias oferecidas à Corte durante a estadia foram servidos alimentos naturais que melhor representavam o gosto e a produção da região, com receitas tradicionais da época e que persistem até os dias de hoje. Às 8 horas do dia 31 a comitiva imperial deixa o hospital e continua sua viagem em direção ao Rio Grande do Sul. Essa visita às instalações de Caldas da Imperatriz aconteceu depois de mais de 27 anos desde que Dom João VI, avô de Dom Pedro II, assinou o Decreto aprovando a criação do hospital. É de se ressaltar também que para todos os eventos e visitas à Província grande aparato receptivo foi preparado, e que em todos eles o casal imperial foi saudado efusivamente pelo povo.
 Durante anos o hospital funcionou alternando períodos estáveis e de declínio, sendo que, por volta de 1920 passou por uma grande reforma e foi transformado em hotel. De maneira geral, manteve as linhas arquitetônicas originais e, em perfeito funcionamento, as antigas banheiras de mármore de Carrara trazidas da Itália doadas pela Imperatriz Teresa Cristina. Atualmente a edificação está estabelecida como Hotel Caldas da Imperatriz, ficando aberta ao público e turistas durante todo o ano; pertence à empresa Hidro Caldas - Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz, que administrativamente está vinculada à Prefeitura Municipal da cidade de Santo Amaro da Imperatriz. Está localizada na mesorregião da Grande Florianópolis e a aproximadamente 30 km de distância do Oceano Atlântico. Está situada dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, sendo coberta por Mata Atlântica preservada, e faz parte da cadeia montanhosa meridional da Serra do Mar. Suas águas termais apresentam uma temperatura constante de 39,8°C (equivalente a 32° Réaumur), contêm a presença de rádio, são incolores e isentas de sabor ou odor, e possuem qualidades reconhecidas mundialmente.
 A esse respeito, no vídeo a seguir Juliano Souza da Silva, advogado e pesquisador, relata alguns dos fatos históricos que marcaram a história de Caldas da Imperatriz.
 Raramente a natureza reúne as formações geomorfológicas necessárias para propiciar o aparecimento das águas termais: as águas quentes que emergem das profundezas da terra com qualidades únicas. Sob um ponto de vista geral as fontes termais se constituem no resultado de águas que transpõem as camadas Terra, atravessam longos e imprecisos caminhos até a superfície trazendo consigo propriedades físico-químicas dadas pelas regiões onde são geradas, e diferenciadas pelos elementos que as compõem: compostos orgânicos e inorgânicos, dentre os quais, não-metais como o enxofre, e até mesmo metais radioativos com maior ou menor meia-vida, a exemplo do rádio, um alcalino-terroso, e do tório e do actínio do grupo das terras raras.
 Há que se considerar que as particularidades adquiridas provêm de condições específicas que sempre suscitam pesquisas, mas que de forma genérica perfazem um ciclo que pode durar centenas de anos: 1) por gravidade as águas oriundas da atmosfera são conduzidas a lençóis freáticos através de infiltrações resultantes de falhas geológicas; 2) são aquecidas a elevadas temperaturas pelo contato com fontes de calor geotérmicas, magmas em estado de fusão situados a grandes profundidades; 3) retornam sob forte pressão através de túneis espontaneamente esculpidos pela natureza que asseguram a sua condução até a superfície; 4) alcançam a superfície aquecidas e com novas propriedades, e no contato com a atmosfera liberam uma extensa gama de elementos químicos, frutos dos processos ocorridos no interior da terra. As características físicas da região onde ocorre esse ciclo é que vão determinar a identidade da água de cada fonte.
 Em 18 de março de 2018 se comemora 200 anos desde a assinatura do Decreto de Dom João VI aprovando a criação do hospital de Caldas da Imperatriz, e mais de 172 anos desde a visita do casal imperial Dona Teresa Cristina e Dom Pedro II às suas instalações. Muitos são os fatos que marcaram a história dessas águas termais: desde as lutas pela posse da terra e das fontes, até os incontáveis benefícios oferecidos aos que ali recorreram. Gerações e gerações se passaram desde então, e as fontes continuam lá incólumes provendo águas da melhor qualidade, imaculadas em sua missão de amenizar dores humanas; dores que afligem seus corpos, suas mentes e seus espíritos, e que incontinênti, trazem alento aos necessitados.
 A histórica construção foi reformada e ampliada. Hoje como um Hotel Termal, ainda retém no presente traços de um tempo que também permanece inalterado: guarda na alvenaria, nas linhas arquitetônicas, nas pedras, nas escadas, nas paredes e pisos, nas salas e quartos, nas janelas e portas, e nas antigas banheiras de mármore, muito da potência que se comprometeu em oferecer. Num ambiente de ar puro rodeado de plantas e matas nativas dispostas por entre as onduladas montanhas da Serra do Tabuleiro, e de águas límpidas que descendem sobre as pedras do contíguo ribeirão das Águas Claras, e ainda, das inúmeras espécies de pássaros e animais silvestres que ali habitam, forma um cenário de sons e silêncios que descrevem sentimentos: genuínos sentimentos de esperanças creditados às suas curativas águas; sentimentos pretéritos e futuros que hão de ressoar por todo o sempre como uma memória viva daqueles que suas vidas a elas confiaram.
 É sobre essa perspectiva que esse projeto fotográfico foi desenhado. Realizado durante o ano de 2017 e início de 2018, teve como cenário o ambiente que envolve a história das águas termais e das instalações do antigo hospital; um lugar com uma energia incomum, que também faz parte da minha vida há quase trinta anos. São muitas as lembranças pessoais que tenho desde a infância dos meus filhos, quando em algumas manhãs de sábados saíamos de Florianópolis em direção a Caldas para tomarmos banhos nas banheiras de águas termais, e provarmos a deliciosa gastronomia local. Fatos que marcam a vida da minha família e motivos que muito contribuíram para a realização deste trabalho, no entanto, foram também desafiadores de certa forma. Isto porque um olhar mais abrangente houve de ser desenvolvido: um olhar que captasse a atmosfera e os sentimentos que percebo materializado por todos os lugares; com certeza um exercício de grande realização. Além disto, o trabalho foi enriquecido com imagens concedidas pelo amigo Juliano Souza da Silva: de jornais e de fotografias históricas, que são parte de suas pesquisas sobre a história do Hotel Caldas da Imperatriz, bem como, da viagem que realizou às instalações do Hospital Termal Rainha Dona Leonor em Portugal em maio/2017.
 Caldas da Imperatriz é uma herança viva da nossa história... da história de Santa Catarina e do Brasil! Uma joia que orgulha os santo-amarenses: povo laborioso que incansavelmente tem se dedicado em preservar esse magnífico patrimônio termal; povo a quem eu tenho a honra de dedicar essa exposição fotográfica em comemoração aos seus 200 anos!
Agradecimentos especiais
- Ao amigo e advogado Juliano Souza da Silva pela parceria e dedicação na elaboração deste trabalho; assim como, pelo seu verdadeiro comprometimento com a pesquisa histórica e promoção das águas termais de Caldas da Imperatriz.
- Ao amigo Hélio João Machado, Secretário de Turismo e Cultura de Santo Amaro da Imperatriz e amigo de tantos anos, idealizador e incentivador desse projeto: o meu muito obrigado pela honra de fazer parte!
- Ao Hotel Caldas da Imperatriz e seus funcionários pelo apoio durante a elaboração das imagens dessa exposição.
- A Oscar Frederico Seemann, Diretor Presidente da Hidro Caldas - Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz pelo apoio recebido durante a elaboração das imagens desta exposição.
- À Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz.
- À Secretaria de Turismo e Cultura de Caldas da Imperatriz.
- À Câmara de Vereadores de Santo Amaro da Imperatriz.
- A Edésio Justen e Pedro Martendal, Prefeito e Vice-Prefeito de Santo Amaro da Imperatriz pelo apoio a esse trabalho.
- Ao amigo, historiador e escritor Toni Jochem pelas informações e apoio a este projeto.
- À Sra. Marta Della Rocca, da Secretaria de Turismo e Cultura de Santo Amaro da Imperatriz, e à Sra. Silvane Fulanetto da Silva do Conventinho Frei Hugolino Back pelo apoio recebido.
- Às amigas Sandra Regina Porto Machado e sua mãe Maria Rosires Kloppel Porto pelo carinho e apoio ao meu projeto fotográfico.
- Ao Sr. Ricardo dos Santos pelo apoio recebido durante os registros de áudio e imagens.
- À psicóloga Ana Cláudia Judice Alleotti.
- Ao amigo Gabriel Thaler pela edição e arte do vídeo oficial sobre os 200 anos de Caldas da Imperatriz.
- À minha mãe Sonia Léa Reichardt Machado, ao meu pai Oduvaldo Florentino Machado e minhas irmãs Lisiane Machado e Graciela Machado Barcelos.
- À minha prima Maria Teresa Machado.
- À amiga e escultora Ingrid Thaler.
- Aos amigos Tiago Soares e Leonardo Liska da PrintPOA Soluções Gráficas.
- Ao Waldecir Pedrozo em nome da SóClick Professional Photo Lab, e em especial, aos funcionários: Tamara, Marcelo (pai e filho), Élen, Jéssica e Helô.
Contatos
- Juliano Souza da Silva: julianosouzadasilva@hotmail.com
- Hélio João Machado: sec_turismo@santoamaro.sc.gov.br
Referências
- Decreto de 18 de março de 1818: “Aprova a creação de um hospital no sítio do Cubatão em Santa Catharina.” - Página 24 do link: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 - Acesso em 18/09/2017 às 20h28min.
- Santos, Janete Nardelli dos; Santo Amaro da Imperatriz: “paraíso das águas”; Florianópolis: EDEME, 1994. 191p.:il.
- Martins, Celso; Tabuleiro das águas: resgate histórico e cultural de Santo Amaro da Imperatriz; Florianópolis: Ed. Recriar, 2001. 408p.; fotos p&b e color.
- Petri, José Carlos; Caldas da Imperatriz. 170 anos - 1845 - 2015 ; Santo Amaro da Imperatriz (SC), 1. Ed. do Autor, 2015. 168 p.: il.; 30 cm
- Cabral, Oswaldo Rodrigues; História de Santa Catarina; 4ª ed. - Florianópolis: Lunardelli, 1994. 506p.
- Mosimann, João Carlos; Catarinenses - Gênese e História; Florianópolis: Edição do autor - 2010. 616p.: il.
- Jochem, Toni Vidal; Uma Caminhada de Fé: História da Paróquia Santo Amaro - Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas; Santo Amaro da imperatriz (SC): Edição do Autor, 2005. 672p.: il.
- Avé-Lallemant, Roberto; Viagem pelo Sul do Brasil no ano de 1858, 2ª parte; Tradução do Instituto Nacional do Livro da Edição de Leipzig - 1859; Coleção de Obras Raras do Ministério de Educação e Cultura, Instituto Nacional do Livro; Rio de Janeiro, 1953.
- Campos, Gracyere; Hellmann, Fernando; Termalismo Social em Caldas da Imperatriz – SC: Realidade e Desafios. http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC/article/view/3292 - Acesso em 06/02/2018 às 19h15min.
- Ventura, André Diogo Mateus; Das termas à cidade - Uma proposta de revitalização do Núcleo Termal de Caldas da Rainha; Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa; Projeto Final para a obtenção do Grau de Mestre em Arquitetura; Lisboa, Portugal; 2017.
- Jornal Diário Novo, nº 274, de 11 de dezembro de 1845; “A viagem de SS. MM. II. - Corresp. do Jornal do Commercio - Desterro, 3 de novembro de 1845”.
- Lellis, Francisco; Os Banquetes do Imperador; São Paulo: Editora SENAC São Paulo: Boccato, 2013.
- Schibelinski, Diego; A corte chega a Desterro: a visita de Dom Pedro II a capital da província de Santa Catarina; UFSC, 2013. http://seer.cfh.ufsc.br/index.php/sceh/article/download/610/486 - Acesso em 06/02/2018 às 20h28min.
- Schmitz, Paulo Clóvis; Há 170 anos, Dom Pedro 2° desembarcava na antiga Desterro, hoje Florianópolis; Notícias do Dia, Florianópolis; out, 2015. https://ndonline.com.br/florianopolis/plural/ha-170-anos-a-capital-da-provincia-e-freguesias-recebiam-a-visita-imperial - Acesso em 06/02/2018 às 20h22min.
- Hotel Caldas da Imperatriz: www.hotelcaldas.com.br/o-hotel - Acesso em 18/02/2018 às 18h29min.
- FATMA - Projeto de Proteção da Mata Atlântica em Santa Catarina (PPMA/SC); Delimitação e Planejamento de Demarcação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental; Relatório Final 03FAT0206R01, Curitiba, PR, abril, 2008. http://www.fatma.sc.gov.br/pautas/rimas_site/serra_tabuleiro/relatorio_socioambiental.pdf - Acesso em 04/02/2018 às 22h51min.
- Caldas da Rainha, Portugal - http://www.cm-caldas-rainha.pt/portal/page/portal/PORTAL_MCR/VISITANTE/EXPLORE_CALDAS - Acesso em 10/02/2018 às 00h25min.
- Bachelard, Gaston; A água e os Sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria; Tradução Antonio de Pádua Danesi; 2ª edição; São Paulo, SP: WMF Martins Fontes, 2013.
- Elíade, Mircea; Ferreiros e Alquimistas; Tradução Carlos Pessoa; Relógio d´Água Editores; Lisboa.
- Dali, Salvador; Dalí; versão em inglês; The Stratton Foundation for the cultural arts, 1989.
- Carneiro, Márcio Matos; Origem dos nomes dos municípios de Santa Catarina; Blumenau: Nova Letra, 2006. 190p.: il.
- Chevalier, Jean; Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números); Jean Chevalier, Alain Gheerbrant, com a colaboração de: André Barbault... [et al.]; coordenação Carlos Sussekind; tradução Vera da Costa e Silva... [et al.]. - 24ª ed. - Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
- Gray, Theodore; Os elementos: uma exploração visual dos átomos conhecidos no universo; fotografias de Theodore Gray e Nick Mann; [Henrique E. Toma tradutor] - São Paulo: Blucher, 2011.
Músicas
Discografia do compositor brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia, 1767 - 1830: Missa Pastoril para Noite de Natal, 1811 - Kyrie, Ensemble Tucurim, Direction of Luiz Alves da Silva and Mathias Weibel; A música na corte de D. João VI, Te Deum (das Matinas de São Pedro), 1809 - Te Deum laudamus, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Regência Ernani Aguiar, Coro Sinfônico da UFRJ, Regência Maria Chevitarese, Sérgio Pires e Valéria Matos.
Localização
- Caldas da Imperatriz, SC: Geo Code 27° 43´ 50´´ S 48° 48´ 39´´ O - Altitude 209 metros
- Santo Amaro da Imperatriz, SC: Geocode 27° 41´ 16´´ S 48° 46´ 44´´ O´´ - Altitude 18 m
Título: Retrato de Dom João VI, c. 1820 Descrição: Óleo sobre tela de Simplício Rodrigues de Sá. Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 18 de março de 1818 Dom João VI assina um Decreto aprovando a criação do hospital em "Caldas do Cubatão", que em 1844 passou a se chamar "Caldas da Imperatriz". O texto do Decreto é encontrado em uma placa afixada no obelisco à frente do Hotel Caldas da Imperatriz, homenagem prestada pela Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz. Local: São Paulo, SP Data do Registro: 14/11/2014
Nº 014-000
Título: Ilustração com o texto do Decreto de 18 de março de 1818 assinado por Dom João VI (Arte de Gabriel Thaler) Descrição: Em 18 de março de 1818 Dom João VI assina um Decreto aprovando a criação do hospital em "Caldas do Cubatão", que em 1844 passou a se chamar "Caldas da Imperatriz". O texto do Decreto é encontrado em uma placa afixada no obelisco à frente do Hotel Caldas da Imperatriz, homenagem prestada pela Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 11/03/2018
Nº 014-001
Título: Quarto nº 33 Descrição: Detalhe do mobiliário atual do quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-123
Título: Detalhes da sala de banhos termais Descrição: Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-232
Título: Ribeirão das Águas Claras Descrição: Um dos afluentes do Rio Cubatão que cruza a Rua Princesa Leopoldina em Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 07/09/2017
Nº 014-201
Título: Arquitetura e paisagem Descrição: Detalhes do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-243
Título: Relógio de pedestal carrilhão Eska - Tempus Fugit Descrição: Antigo relógio que faz parte do mobiliário do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-116
Título: Vista noturna do obelisco Descrição: Localizado à frente do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-237
Título: Detalhes da sala de banhos termais Descrição: Localizada no Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-224
Título: Desembarque do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina na Ilha de Santa Catarina Descrição: Obra de Vicente Prieto. Fonte: Gerlach, Gilberto; "Desterro - Ilha de Santa Catarina - Tomo I" - Cinema Nossa Senhora do Desterro; Florianópolis;2010, p. 196. (reprodução) Local: Florianópolis, SC Data do Registro: 01/03/2018
Nº 014-008
Título: Faqueiro Descrição: Utilizado durante a visita de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina a Caldas da Imperatriz entre 29 e 31 de outubro de 1845. Acervo: Museu Anita Garibaldi. Local: Laguna, SC Data do Registro: 17/11/2017
Nº 014-114
Título: Banheira de mármore de Carrara Descrição: Uma das seis banheiras de mármore de Carrara vindas da Itália que foram doadas pela Imperatriz Teresa Cristina a "Caldas do Cubatão", atual Hotel Caldas da Imperatriz. Estão preservadas e em perfeito funcionamento até os dias de hoje. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-235
Título: Ribeirão das Águas Claras Descrição: Um dos afluentes do Rio Cubatão que cruza a Rua Princesa Leopoldina em Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-102
Título: Os históricos vidros e a passagem do tempo Descrição: Vidros das janelas do Hotel Caldas da Imperatriz. Na fotografia da esquerda vista do chafariz localizado à frente do Hotel. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-242
Título: Placa comemorativa Descrição: Localizada na fachada do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-211
Título: Luminária Descrição: Localizada à frente do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-213
Título: Detalhe do piso da sala de espera dos quartos de banhos Descrição: Ambiente onde estão instaladas as banheiras de águas termais do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-229
Título: Quarto nº 33 Descrição: Detalhes do quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-241
Título: Quarto nº 33 Descrição: Porta do quarto em que se hospedaram o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-119
Título: Fachada do Hotel Caldas da Imperatriz Descrição: Pintura a óleo sobre tela de Souza, 1995. Fica localizada na recepção do Hotel. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 08/02/2018
Nº 014-210
Título: Pássaro da região Descrição: Ave da fauna que habita a região de Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-245
Título: Retrato de Dom Pedro II, c. 1881 Descrição: Óleo sobre tela de Hugo Calgan. Acervo do Museu Anita Garibaldi (restaurada digitalmente). De 29 a 31 de outubro de 1845 Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Teresa Cristina estiveram em visita às instalações do hospital "Caldas da Imperatriz". Local: Laguna, SC Data do Registro: 17/11/2017
Nº 014-003
Título: Aqueduto Descrição: Aqueduto erguido na década de 1920 para transpor águas termais para a casa de banhos contígua ao Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-134
Título: Águas do ribeirão das Águas Claras Descrição: Um dos afluentes do Rio Cubatão que cruza a Rua Princesa Leopoldina em Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 07/09/2017
Nº 014-203
Título: Pássaro da região Descrição: Ave da fauna que habita a região de Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-130
Título: Pássaro da região Descrição: Ave da fauna que habita a região de Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-128
Título: Aqueduto Descrição: Pintura a óleo do aqueduto erguido na década de 1920 para transpor águas termais para a casa de banhos contígua ao Hotel Caldas da Imperatriz. Obra da artista Elita de 07/10/1975.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-133
Título: Detalhes do ambiente da sala de banhos termais Descrição: Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-231
Título: Quarto nº 33 Descrição: Detalhe do mobiliário atual do quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-125
Título: Retrato da Imperatriz Dona Teresa Cristina, c. 1858 Descrição: Óleo sobre madeira de François Auguste Biard. Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 1844 a Imperatriz Dona Teresa Cristina contribuiu com um expressivo aporte de recursos para a construção do hospital "Caldas do Cubatão". Na ocasião ela aceitou receber o título de “Protetora do Hospital de Caldas” e permitiu que a denominação passasse a ser "Caldas da Imperatriz". Ela também doou seis banheiras de mármore de Carrara que foram trazidas da Itália. De 29 a 31 de outubro de 1845 ela e seu marido Dom Pedro II estiveram em visita às instalações do hospital. Local: São Paulo, SP Data do Registro: 14/11/2014
Nº 014-002
Título: Massacre de milicianos Descrição: Placa em memória aos milicianos mortos pelos povos indígenas Bororenos em 30 outubro de 1814. Acervo do Hotel Caldas da Imperatriz.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-135
Título: "O Livro do Compromisso" do Hospital Termal Rainha Dona Leonor Descrição: "Datado de 18 de Março de 1512, assinado pela própria Rainha D. Leonor, este manual de gestão reflectia as intenções e desejos da soberana em relação à política de gestão hospitalar. Ao longo dos 29 capítulos são referidos pormenorizadamente aspectos da vida administrativa e religiosa do Hospital, retractando no fundo o quotidiano da instituição.
Diariamente as actividades realizadas no espaço hospitalar estavam sujeitas às regras ditas no Compromisso e quer os funcionários, quer os enfermos tinham obrigação de as cumprir. Este regulamento, inspirado em modelos italianos da época, teve a participação de D. Jorge da Costa, Cardeal Alpedrinha, conselheiro da Rainha D. Leonor. O Compromisso do Hospital das Caldas esteve em vigor até 1775, altura em que o Marquês de Pombal o substituiu parcialmente". Fotografias de Juliano Souza da Silva. Local: Caldas da Rainha, Portugal Data do Registro: 15/05/2017
Nº 014-005
Título: Detalhe de andador Descrição: Utilizado por clientes do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-138
Título: Antigo recinto de inalação do Hospital Termal Rainha Dona Leonor Descrição: Os gases provenientes da água, contendo alta densidade de enxofre, eram inalados pelas pessoas que ficavam ao redor da mureta como forma de tratamento curativo pela absorção através dos pulmões. Fotografia de Juliano Souza da Silva. Local: Caldas da Rainha, Portugal Data do Registro: 15/05/2017
Nº 014-006
Título: Flora da Mata Atlântica Descrição: Arredores do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-220
Título: Pássaro da região Descrição: Ave da fauna que habita a região de Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-129
Título: Caminhos e degraus de pedras históricos Descrição: Imediações do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-227
Título: Alicerce da edificação Descrição: Detalhe das pedras de sustentação do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 08/02/2018
Nº 014-208
Título: Detalhes da janela do quarto nº 33 Descrição: Quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-216
Título: Janelas históricas Descrição: Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-233
Título: Hotel Caldas da Imperatriz Descrição: Vista noturna da fachada. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-144
Título: Quarto nº 33 Descrição: Detalhe do mobiliário atual do quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-122
Título: Detalhe dos quartos de banhos Descrição: Ambiente onde estão instaladas as banheiras de águas termais do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-142
Título: Quarto nº 33 Descrição: Detalhe do mobiliário atual do quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-239
Título: Detalhes da carruagem Descrição: Localizada na frente do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-212
Título: Carruagem Descrição: Localizada à frente do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-108
Título: A viagem de Suas Majestades Imperiais a Caldas da Imperatriz Descrição: Jornal pernambucano "Diário Novo" nº 271, de 11 de dezembro de 1845, com a matéria sobre a visita oficial do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina, de 29 a 31 de outubro de 1845, às instalações do hospital de águas termais de Caldas da Imperatriz. Foto histórica: pesquisa de Juliano Souza da Silva. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 01/03/2018
Nº 014-009
Título: Águas cristalinas do ribeirão das Águas Claras Descrição: Um dos afluentes do Rio Cubatão que cruza a Rua Princesa Leopoldina em Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 07/09/2017
Nº 014-202
Título: As pedras e o tempo que passou Descrição: Arredores do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-225
Título: Águas do Rio Cubatão Descrição: A jusante na região de Caldas da Imperatriz em direção ao centro de Santo Amaro da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 07/09/2017
Nº 014-205
Título: Quaresmeira roxa (Tibouchina granulosa) Descrição: Árvore típica da Mata Atlântica. Seu nome popular provém do período de sua floração: a Quaresma. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 08/02/2018
Nº 014-207
Título: Rio Cubatão Descrição: A montante na região de Caldas da Imperatriz em direção ao centro de Santo Amaro da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 07/09/2017
Nº 014-204
Título: Vidro decorado Descrição: Antiga janela com vidro decorado do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-112
Título: Orquídea (Orchidaceae) Descrição: Flor típica da Mata Atlântica. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-218
Título: Antigo relógio de parede Descrição: Relógio de pêndulo que pertence ao acervo do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-217
Título: Faqueiro Descrição: Utilizado durante a visita de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina a Caldas da Imperatriz entre 29 e 31 de outubro de 1845. Acervo: Museu Anita Garibaldi, Laguna.
Local: Laguna, SC Data do Registro: 17/11/2017
Nº 014-113
Título: Telhado Descrição: Detalhe das telhas do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 08/02/2018
Nº 014-209
Título: Hotel Caldas da Imperatriz Descrição: Vista superior frontal. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 08/02/2018
Nº 014-103
Título: Quartos de banhos termais Descrição: Local do Hotel Caldas da Imperatriz onde estão instaladas as seis banheiras de mármore de Carrara vindas da Itália, que foram doadas pela Imperatriz Dona Teresa Cristina. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-137
Título: Recorte de 1927 do Jornal Descrição: Matéria sobre as impressões do Deputado carioca Mauricio de Medeiros sobre Caldas da Imperatriz; viagem realizada em 1927 com uma comitiva de jornalistas que foram conhecer as águas termais. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 01/03/2018
Nº 014-246
Título: Rio Cubatão Descrição: A jusante na região de Caldas da Imperatriz em direção ao centro de Santo Amaro da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 07/09/2017
Nº 014-101
Título: Quaresmeira roxa (Tibouchina granulosa) Descrição: Árvore típica da Mata Atlântica. Seu nome popular provém do período de sua floração: a Quaresma. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 08/02/2018
Nº 014-206
Título: Quarto nº 33 Descrição: Detalhe do mobiliário atual do quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-120
Título: Detalhe de figueira Imperial Descrição: Figueira remanescente das árvores plantadas ao longo do caminho até Caldas da Imperatriz para a visita de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina em 29 de outubro de 1845. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-110
Título: Flora da Mata Atlântica Descrição: Arredores do Hotel Caldas da Imperatriz Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-222
Título: Quarto nº 33 Descrição: Vidros coloridos sobre a porta do quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-121
Título: Escada e muro de pedras Descrição: Detalhe de antiga escada e muro de contenção construídos com pedras de rio, próximas de uma das fontes de água termal do Hotel Caldas da Imperatriz, conforme foto histórica (pesquisa de Juliano Souza da Silva). Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-131
Título: Detalhes do alicerce Descrição: Pedras que retratam a tecnologia do século XIX que foi utilizada na construção das instalações do antigo Hospital Termal Caldas do Cubatão, hoje o Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-228
Título: Aqueduto Descrição: Aqueduto erguido na década de 1920 para transpor águas termais para a casa de banhos contígua ao Hotel Caldas da Imperatriz. Foto histórica à esquerda: fonte Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz, pesquisa de Juliano Souza da Silva. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-014
Título: Detalhes de torneiras e azulejos das salas de banhos termais Descrição: Sala de banhos do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-226
Título: Quarto nº 33 Descrição: Placa da porta do quarto em que se hospedaram o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-238
Título: Detalhe do piso da sala de espera dos quartos de banhos Descrição: Ambiente onde estão instaladas as banheiras de águas termais do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-143
Título: Vista panorâmica de Caldas da Imperatriz Descrição: Serra do Tabuleiro. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 08/02/2018
Nº 014-104
Título: Flora da Mata Atlântica Descrição: Arredores do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-221
Título: Rainha Dona Leonor de Portugal Descrição: Escultura da Rainha Dona Leonor localizada no Largo Conde Fontalva, e a piscina termal em que se banhava no Hospital Termal Rainha Dona Leonor que ela fundou. Fotografias de Juliano Souza da Silva. Local: Caldas da Rainha, Portugal Data do Registro: 15/05/2017
Nº 014-007
Título: Hospital Termal Rainha Dona Leonor Descrição: Localizado em Caldas da Rainha, o Hospital Termal Rainha Dona Leonor foi criado em 1484 por Dona Leonor, esposa do Rei João II de Portugal, e foi concluído em 1488. É considerado o mais antigo hospital termal em funcionamento no mundo. A partir dessa experiência, em 18 de março de 1818 o Imperador Dom João VI assinou o Decreto criando o primeiro hospital de águas termais do Brasil: “Caldas do Cubatão”; que a partir de 1845 passou a ser denominado "Caldas da Imperatriz", pelo apoio financeiro recebido da Imperatriz Dona Teresa Cristina, esposa do Imperador Dom Pedro II. Fotografias de Juliano Souza da Silva. Local: Caldas da Rainha, Portugal Data do Registro: 15/05/2017
Nº 014-004
Título: Detalhe do corrimão da escada de acesso à sala de banhos termais Descrição: Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-230
Título: Quarto nº 33 Descrição: Vista exterior do quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-126
Título: Banheira Descrição: Uma das seis banheiras de mármore de Carrara vindas da Itália que foram doadas pela Imperatriz Teresa Cristina a "Caldas do Cubatão", atual Hotel Caldas da Imperatriz. Estão preservadas e em perfeito funcionamento até os dias de hoje.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-139
Título: Detalhe dos quartos de banhos Descrição: Ambiente onde estão instaladas as banheiras de águas termais do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-141
Título: Hotel Caldas da Imperatriz Descrição: Vista lateral noturna do Hotel e da rodovia Princesa Leopoldina.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-145
Título: Musgo e vegetação típica da Mata Atlântica Descrição: Arredores do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-215
Título: Fotos históricas Descrição: Da esquerda para a direita: 1) Fachada do Hotel em 1932; 2) Cama original onde dormiu o casal Imperial na sua hospedagem em Caldas da Imperatriz. Conta-se que foi levada para um museu do Rio de Janeiro em 1922, mas não se tem notícia de sua localização. 3) Fotografia de 1932 da sala de banhos onde estão as seis banheiras de mármore de Carrara doadas pela Imperatriz Dona Teresa Cristina e o detalhe do piso hidráulico. Fotos históricas: fonte Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz, pesquisa de Juliano Souza da Silva. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 01/03/2018
Nº 014-013
Título: Detalhe dos quartos de banhos Descrição: Ambiente onde estão instaladas as banheiras de águas termais do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-140
Título: "Chegada de SS. MM. Imperiais o Sr. Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina a Santo Amaro, então localidade Sant`Ana, no dia 29 de outubro de 1845." Descrição: Pintura do artista Ângelo, 1995. Localizada na Praça Governador Ivo Silveira no Centro de Santo Amaro da Imperatriz. Baseado na obra em bico de pena de Odilon de Souza e Valdyr Mira de 26/maio/1953.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 25/11/2017
Nº 014-105
Título: Arquitetura e paisagem Descrição: Detalhes do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 08/02/2018
Nº 014-107
Título: Fachada do Hotel Caldas da Imperatriz Descrição: A construção mantém preservados os traços arquitetônicos históricos que tradicionalmente fazem parte dos retratos de visitantes ao longo dos tempos. Fotos históricas: fonte Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz, pesquisa de Juliano Souza da Silva. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-012
Título: Detalhe das pedras dos degraus da porta principal de acesso ao Hotel Descrição: Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-234
Título: Pássaro da região Descrição: Ave da fauna que habita a região de Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-244
Título: Quarto nº 33 Descrição: Detalhe do mobiliário atual do quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-124
Título: Corredor principal Descrição: Ambiente do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-118
Título: Vista noturna da lateral do Hotel Descrição: Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-236
Título: Detalhes do acabamento de alvenaria próximo ao telhado Descrição: Fachada do Hotel Caldas da Imperatriz. (Imagem com restauração digital). Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-240
Título: Detalhe de figueira Imperial Descrição: Figueira remanescente das árvores plantadas ao longo do caminho até Caldas da Imperatriz para a visita de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina em 29 de outubro de 1845.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-109
Título: Logotipo do Hotel Caldas da Imperatriz Descrição: Afixado em um banco à frente do Hotel. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-106
Título: Quarto nº 33 Descrição: Piso em madeira do quarto em que se hospedou o casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina de 29 a 31 de outubro de 1845 no Hotel Caldas da Imperatriz.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-127
Título: Ribeirão das Águas Claras Descrição: Um dos afluentes do Rio Cubatão que cruza a Rua Princesa Leopoldina em Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 07/09/2017
Nº 014-200
Título: Vidro decorado Descrição: Antiga janela com vidro decorado do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-111
Título: Pés de mármore Descrição: Peças decorativas da época do Império. Acervo do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-136
Título: Fachada lateral do Hotel Caldas da Imperatriz Descrição: A construção mantém preservados os traços arquitetônicos históricos ao longo dos tempos. Fotos históricas: fonte Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz, pesquisa de Juliano Souza da Silva. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-011
Título: Faqueiro Descrição: Utilizado durante a visita de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina a Caldas da Imperatriz entre 29 e 31 de outubro de 1845. Acervo: Museu Anita Garibaldi, Laguna. Local: Laguna, SC Data do Registro: 17/11/2017
Nº 014-115
Título: Oratório Descrição: Oratório construído em 1924 com pedras de rio, localizado na parte posterior do Hotel Caldas da Imperatriz.
Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017
Nº 014-132
Título: Flora da Mata Atlântica Descrição: Arredores do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-219
Título: Degraus Descrição: Localizada à frente do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 29/09/2017
Nº 014-214
Título: Flora da Mata Atlântica Descrição: Arredores do Hotel Caldas da Imperatriz. Local: Santo Amaro da Imperatriz, SC Data do Registro: 28/09/2017