Entre o material e o imaterial, a beleza: um olhar sobre o Bauernmalerei do Tirol Brasileiro
Dezembro/2022
   Dentre o conjunto de aspectos identitários que caracterizam o modo de vida de uma sociedade, é comum encontrarmos formas de expressões culturais singulares, manifestadas de diversas formas: nos hábitos e costumes, nos comportamentos, valores, linguagem, gastronomia, arquitetura, artes, religiosidade, tradições, símbolos, ritos, mitos, etc. Incondicionalmente são aspectos que de alguma forma decorrem de conexões histórico-temporais, e envolvem fatores como: as origens, o ambiente físico, a adaptação, a interação e as influências externas, a memória histórica, o imaginário social, e assim por diante.
   Em solo brasileiro colonizadores fizeram suas vidas, plantaram suas raízes, formaram suas famílias e seu meio social. Ao longo do tempo, foi-se delineando a conformidade e o jeito de ser do nosso povo, das nossas vidas; e do amálgama cultural ao qual estamos inseridos. Nós, que descendemos desses imigrantes, e que em maior ou menor extensão, detemos essa herança material e imaterial. Parte dessa herança cultural tem sido preservada, parte tem sido, por vezes, ainda resgatada. No Estado de Santa Catarina encontramos inúmeras formas de manifestações artístico-culturais, que no conjunto, perfazem um patrimônio de grande dimensão, mas que ainda está longe de ser bem conhecido ou delimitado.
   Foi a partir do ano de 2012, em Treze Tílias, carinhosamente denominada “O Tirol Brasileiro”, que tive os primeiros contatos com obras de artesanato feitas com a técnica de pintura denominada Bauernmalerei; um estilo de pintura de origem europeia, geralmente encontrada na região dos Alpes. Sobre essa arte, a professora e artista plástica carioca Mariana Paiva Werneck Machado, que residiu na cidade desde o início da década de 1990 até o seu falecimento em 1998, nos legou o seguinte texto:
BAUERNMALEREI
   A tradução de "Bauernmalerei" é pintura de camponês. É uma arte muito antiga e tipicamente popular, que se desenvolveu por cerca de três séculos nas regiões alpinas da Áustria, Alemanha e Suíça.
   Há uma versão histórica e outra, folclórica, sobre as origens desta arte. Segundo a versão histórica, os habitantes das regiões montanhosas costumavam pintar os seus móveis, a fim de proteger a madeira macia de que eram feitos.
   De acordo com a versão folclórica, o "Bauernmalerei" originou-se há cerca de duzentos e cincoenta anos, quando os camponeses das regiões alpinas começaram a decorar os seus móveis, a fim de torná-los mais atraentes e para se ocuparem durante os longos e frios meses de inverno.
   Limitados pela falta de conhecimentos e precariedade dos materiais utilizados, pintavam flores, frutos, motivos sacros e cenas evocativas de acontecimentos familiares. Com esforço e perseverança, aqueles artistas desenvolveram uma forma de arte única, encantadora e de grande expressão decorativa.
   O "Bauernmalerei" foi influenciado pelas grandes correntes artísticas da época e que somente alcançavam as regiões montanhosas dos Alpes, anos após a sua divulgação nos grandes centros.
   Distinguimos o estilo "Renascença", que alcançou os Alpes no início do século XVIII. No final do século XVIII prevaleceu a influência da arte "Barroca", com padrões mais coloridos e adornados.
   No final do século XIX entrou em moda o estilo "Rococó", sendo típicas do período as conchas e volutas ornamentais.
  No início dos anos 1900, tivemos a fase final do "Bauernmalerei" que, na Áustria e Alemanha, foi denominada de "Biedermaier", correspondente ao "Art Nuveau" que influenciou as artes naquela época.
   As influências do "Bauernmalerei" persistem até os nossos dias e, ainda hoje, podemos apreciar as pinturas de flores, frutos, animais e os mais variados temas decorando objetos de uso diário, móveis, quadros, e até casas residenciais.
   Os grandes museus da Alemanha e Suíça exibem ricas coleções de "Bauernmalerei" de todas as épocas, de inapreciável valor e o estilo serve de inspiração para artistas do mundo inteiro.
   Regionalmente existem variedades de estilos como: Tolzer, Rossler, Wismut, Hessiano, da Francônia, e da Floresta Negra por exemplo. Apresentam características que variam desde os mais primitivos, passando pelos florais, trajes antigos, cenas de animais e camponeses, cestas de frutas, corações, redemoinhos, decorações de baús, monocromáticos, até os mais rebuscados.
O material: o real
    De acordo com a escultora Ingrid Thaler, o processo da pintura Bauernmalerei geralmente compreende algumas etapas básicas e descreve um pouco do trabalho requerido para a pintura sobre madeira:
“Você precisa escolher a madeira correta. Primeiramente ela precisa ser lixada. Depois de lixada é necessário retirar toda a poeira da peça. Daí se passa a primeira demão de selador transparente, o qual tem a função de impermeabilizar os poros. Depois pode passar mais uma ou duas demãos de selador, conforme a necessidade. Só então que se passa a primeira demão de tinta da cor que vai cobrir o fundo. Mas, dependendo do caso, há a necessidade de mais umas duas ou três demãos de tinta, para garantir o perfeito ajuste. Depois vem o desenho do Bauer propriamente dito: vai pintando as florzinhas que tem às vezes até quatro cores, e é isso que vai dar o enfeite e a beleza da peça. E depois de tudo, ainda é necessário passar o verniz fosco para fechar, para selar a pintura, para proteger a pintura geral. O trabalho como um todo requer todas essas etapas, e dispende um bom tempo de trabalho; ou seja, é um processo complexo e que demanda tempo para fazer, até que você tenha a peça verdadeiramente pronta. Por isso é sempre importante que seja avaliado o valor agregado que ela terá.”
   Precursora da arte do Bauernmalerei em Treze Tílias foi a premiada artista plástica, professora de cerâmica e pintura carioca, Mariana Paiva Werneck Machado; que entre tantos atributos também tocava piano e gaita. Foi casada com o advogado Aureliano de Souza Werneck Machado. Werneck, como era conhecido pelos amigos, era advogado, e falava Inglês e Francês. A família de Maria Silvane e Ludovico Fiedler residentes Treze Tílias, foram amigos muito próximos do casal Werneck, e contam que depois que os Werneck se aposentaram na cidade do Rio de Janeiro, eles conheceram Treze Tílias, se encantaram com o sossego e a beleza do lugar, e foram para lá morar no início dos anos 1990. Outra razão que pode ter contribuído para aquela decisão, pode ter sido a semelhança do lugar com as cidades do interior austríaco, por onde o casal já havia viajado. Morando em Treze Tílias deram início a uma nova fase de suas vidas: dedicaram-se à arte. Silvane conta que, por exemplo, a bela casa típica que construíram para sua moradia, tinha as portas internas já planejadas para receber a pintura, e o detalhe dos corações nas janelas verdes era uma pequena mostra do quanto eles eram apaixonados pela arte delicada. Eram muito discretos e tinham como hábito escutar música clássica em discos de vinil durante todo o dia. Com relação ao trabalho artístico, normalmente ele que adquiria, preparava e pintava o fundo das peças para que ela finalizasse com a pintura artística. Durante o período que lá moraram até o falecimento da senhora Mariana em 1998, eles viajaram muito e por longos períodos pela Europa; e sempre voltavam maravilhados com as experiências que tinham por lá. Como uma das boas lembranças, Silvane conta que Mariana esteve por um longo período em Paris, e que diuturnamente visitava o Museu do Louvre. Com relação à técnica de pintura no estilo Bauenmalerei, Mariana já trouxe algumas peças pintadas no Rio de Janeiro. O gosto por esse tipo de técnica em pintura também pode ter tido como inspiração as viagens ao interior da Áustria. Ela comercializava seus trabalhos no seu atelier, localizado na parte inferior de sua residência.
   Me emociono ao ouvir as palavras da Sra. Regia Lucia Moser quando diz: “Amo aquele aventalzinho transparente que tem naquela pintura feita pela Mariana Werneck”. Dá para perceber a admiração que ela continua tendo pela obra da artista, no caso, referindo-se a uma “plaquinha” encomendada para sua empresa, o Chocolate Treze Tílias. A obra realizada sobre uma chapa de madeira de imbuia com formato ovalado, foi pintada ao centro com o nome da empresa, com letra em estilo gótico, na cor branca, em contraste com o fundo marrom escuro da própria madeira; inserido numa arte como se fosse um bordado sobreposto a uma pequena toalha retangular de renda. Nas laterais há um casal tirolês estilizado: à esquerda um homem usando um Lederhosen e um paletó verde, segurando numa mão uma haste ornada com flores e fitas, e na outra uma gaiola com um pássaro; à direita uma mulher, também segurando uma haste idêntica numa mão, e na outra uma cesta de vime com flores. Ela usa um vestido de cor rosa, sobreposto por um tradicional avental branco, transparente, que revela um pouco do bordado branco da barra da sua saia. A placa é circundada por uma faixa pintada predominantemente de dourado, ricamente preenchida por pequenos arranjos de flores: rosas, tulipas, etc.
   Essa placa é importante porque, além da sua beleza, foi a 1ª obra de pintura Bauernmalerei da senhora Mariana na cidade de Treze Tílias; e é também considerada a 1ª pintura em Bauernmalerei da cidade. Aureliano contribuiu com ideias e trabalhou na preparação da peça antes de ela ser finalmente pintada. Depois do falecimento da senhora Mariana, seu marido passou a fazer pinturas artísticas também. A primeira peça que ele realizou integralmente, e que a família Fiedler guarda com grande carinho, é um relógio de madeira cuja face frontal está pintada com uma pátina azulada; e tem ao centro, onde estão os marcadores de hora e minutos, um círculo branco com os números em algarismos romanos. Ele comercializou inúmeros trabalhos na Malharia Edelweiss, loja de propriedade da Sra. Silvane Fiedler. Ele faleceu em Treze Tílias em 2014.
   A respeito das obras de pinturas Bauernmalerei do casal Werneck, a escultora Ingrid Thaler destaca o estilo diferenciado de pintura, evidenciando especialmente a beleza das cores dos fundos das peças. Já a senhora Silvane se emociona ao confidenciar que: “O Bauernmalerei enfeita nossas casas e harmoniza com o nosso estilo que tem bastante madeira, e coloca um colorido que harmoniza com todo o ambiente. E se você olhar para as cores, são as cores da natureza que você traz para dentro de casa. É muito lindo!”
   Mariana e Aureliano Werneck são assim considerados os precursores da pintura em Bauernmalerei em Treze Tílias. Mas ao longo dos anos outros profissionais locais também desenvolveram essa técnica, como é o caso de artista Cláudia Unterberger Gratt. Cláudia relata que faz Bauer mesmo: “A partir de um pedido da minha tia Amália, comecei pintando algumas coisas de madeira que o meu avô, José Unterberger Filho, fazia. Aí que eu comecei a pintar um pouco, depois entrei na parte do Bauer e gostei mais mesmo. Teve um tempo que o meu pai fazia os pratos para mim: ele torneava os pratos e eu pintava. Ele trabalhava com madeira, daí já fazia os pratos. Fui pintando e ao longo do tempo fui me aperfeiçoando a técnica cada vez mais. Eu gosto mais de pintar as flores típicas: a Edelweis é uma dela”. Sobre o trabalho de Cláudia, a escultora Ingrid Thaler destaca: “A quantidade de tons de cores que ela usa é impressionante. O trabalho de pintura da Cláudia é lindíssimo, super detalhado!”.
   Também a senhora Maria Tereza Pattis Scharf pinta obras em Bauernmalerei. Ela conta que aprendeu numa das aulas de um curso de pintura que fez em São Paulo, que não era especificamente de Bauer; e trouxe a técnica para Treze Tílias. Depois junto com a cunhada Luciana Pernlochner Pattis, começou a comprar livros. Maria Tereza sempre quis dar aula, e quando veio morar em Treze Tílias em 1996, começou a dar aula para a Luciana, Cecília Pattis Hartmann, Matilde de Ros e a filha Lilian Scharf Falchetti. O curso foi interrompido por algum tempo, e depois que seus filhos estavam maiores, por volta dos anos 2002 e 2003, o curso continuou com a Luciana e a Cecília novamente, e a Leandra Junge Thaler. Depois, por motivos familiares, o curso foi interrompido por uns 17 ou 18 anos, e atualmente acontece na sua própria residência e conta com encontros semanais e a participação das artistas: Luciana, Cecília, Leandra, Frederica Gwiggner e Mônica Carmen Nesi Anrain.
   Maria Tereza considera que o colorido do Bauermalerei proporciona alegria aos ambientes, e se sente muito feliz que na cidade existem pinturas assim. Sobre a história dessa arte, lembra que nos primórdios, por volta do século XVI, camponeses da região alpina começaram a pintar objetos, mas eles não tinham muitos recursos, nem financeiro, nem de infraestrutura ou de técnica. Pintavam sempre as mesmas flores: rosinhas, florzinhas e tudo em formato de vírgula. Ainda segundo ela, consta que a origem do Bauer tem como inspiração as casas das pessoas mais abastadas, que os camponeses admiravam muito, principalmente porque tinham todo o contorno desenhado nas janelas; e eles queriam fazer isso na casa deles também. Começaram a pintar, a imitar aquelas pinturas e acabaram criando algo muito original: o Bauernmalerei. Como eram muito pobres pegavam objetos em desuso como: latões enferrujados, ferros de passar roupas à brasa, pedaços de pau de madeira, regadores, baús velhos, e aquilo que estava realmente imprestável e não tinha mais serventia. Revitalizavam essas peças pintando-as. Comenta que existem muitos tipos de Bauer, por exemplo: os clássicos e os mais elaborados de acordo com o estilo pessoal de cada artista. Geralmente no Brasil o fazem em duas cores: branco com mais outra cor para a direita e de forma idêntica para a esquerda, e assim por diante; mesclando as cores para dar uma ideia de certa profundidade. Pelas revistas austríacas ela observa que as pinturas são muito lindas: “têm mais sombra e luz, são muito mais elaboradas e são integradas com paisagens”; estilo, de certa forma, predominante em Treze Tílias. Ela lembra do trabalho que fez para a sala de jantar da residência da sua filha Beate Cristine Scharf Fleck, o qual, considera uma de suas obras primas. São quatro quadros com paisagens representando as quatro estações do ano: Verão, Outono, Inverno e Primavera. Ressalta ainda que com a pintura em Bauermalerei a pessoa pode fazer tudo que imaginar, inclusive, por exemplo, restaurar um móvel velho em casa e deixá-lo muito bonito.
   No Atelier Pattis são encontrados trabalhos exclusivos de escultura e pintura, especialmente, de Bauermalerei. Luciana Pernlochner Pattis e seu marido Germano Pattis são os proprietários e trabalham em família com seus filhos Andressa e Victor. Luciana revela que procura estudar muito, principalmente, a frequência das cores e que estas conduzam a uma maior sintonia com a natureza. Em suas próprias palavras:
  “Em nosso trabalho a gente consegue fazer algo diferente e a decoração traz essa energia, a arte. A arte é fantástica, então você consegue colocar o equilíbrio ali, por que não? Estudar, eu estudo bastante a frequência das cores, todos os elementais da natureza e de como equilibrá-los, que nem este daqui: madeira com pedra, você trabalha o equilíbrio; a madeira aquece e o cristal refresca, então você junta os dois, equilibra. São pequenos detalhes, pontos que eu gosto bastante. Eu procuro passar um pouco dessas histórias para as peças, ou seja, elas levam uma boa energia para as casas de quem forem”.
  “Quando estou criando as peças, elas conversam comigo. Principalmente peças definidas, troncos de madeira que a natureza define; são peças únicas, e então você precisa conversar com elas. Quando é madeira definida, ou mesmo algo que seja exclusivo que nem os relógios. Eles seguem a mesma ideia, cada relógio é um recorte de madeira. Eu adoro fazer isso, porque há uma energia em cada um, não existe a repetição. Você sempre vai dialogar com ele e estabelecer o que que se encaixa ali e que não atrapalha a marcação das horas; que não atrapalhe a funcionalidade do objeto, mas que o complemente”.
  “As ideias vão surgindo, não existe uma racionalidade envolvida. Existe uma conexão entre você e o objeto. Me parece que vai se juntando a parte lógica e a parte não lógica: você vai encaixando as formas e tudo vai acontecendo. Como nós trabalhamos numa equipe, daí a gente vai trocando algumas ideias. Sou a que mais procura preencher os espaços vazios, já o Germano e a Andressa são preferem as peças com menos elementos”.
  “Com relação ao reaproveitamento de objetos e de coisas que não têm mais utilidade, como peças antigas, em primeiro lugar você precisa limpar a peça: fisicamente e energeticamente. Isso porque ela já trouxe uma história, e essa história pode ser fantástica e a energia fica, ou a história não foi tão boa, daí você precisa neutralizá-la; porque ela vai pra casa de outra pessoa. Então sempre que é uma peça para restauração você tem que cuidar disso: precisa limpar esse campo para deixar zerado pra outra família. A restauração sempre tem esse processo, e por isso, tem que ver se vale a pena, pois isso tem um alto custo: você tem que colocar na balança para ver se vale a pena o investimento”.
  “O Bauermalerei além de trazer um colorido, traz uma energia de alegria que é a essência dele. Para Treze Tílias se integra bem porque muitos trabalhos são feitos em madeira, e a cidade já tem uma característica de utilizar madeira na arquitetura e nos objetos. Nesse sentido, o Bauer acaba contribuindo positivamente com a arte predominante, porque no caso daqui a escultura já é muito difundida, então o colorido casa muito bem com a pintura. São dois pontos que se unem muito bem”.
  “É interessante que nunca fui muito apegada aos trabalhos prontos. Não tenho essa sensação de apego, adoro quando as pessoas se identificam com o que eu faço. Fico muito feliz quando alguém gosta e leva o trabalho consigo.”
   Ainda sobre as flores que costuma pintar, além de rosas e de outras flores campestres alpinas, Luciana dá um destaque especial para a mais emblemática delas: a Edelweiss. Em obras com essas pinturas, ou mesmo utilizando flores verdadeiras, ela aplica um adesivo na parte posterior da peça com um texto explicativo, de autoria da sua cunhada Hilda Pattis, com o seguinte teor:
“A Edelweiss, original dos Alpes europeus nasce em rochas, em geral a uma altitude entre 1.700 e 3.400 metros acima do nível do mar. A Edelweiss ficou conhecida no mundo por causa da música, e é considerada verdadeira flor do amor, pois alguém arriscou sua própria vida, escalando montanhas para colhê-la. Ela não murcha e não morre, e permanece igual por mais de 100 anos. É por isso que só presenteamos Edelweiss a alguém muito especial.”
O imaterial: o imaginário
   Reportando-nos às populações alpinas de cerca de dois séculos atrás, as pinturas Bauernmalerei, dentre outras formas de artesanatos, integravam o cotidiano da vida das famílias. Era uma das formas artísticas que tinham como resultado resgatar para dentro dos lares, especialmente nos meses de inverno, um pouco das cores e figurações da natureza perdidas durante esses períodos em função do frio e da neve. Ou seja, era também uma forma de emular um certo calor adicional, na monótona convivência que as pessoas tinham nos restritos ambientes compartilhados. Dentro de uma repetitiva rotina de atividades laborais, o artesanato acabava tendo algumas funções como: ornamentação, expressão artística, preenchimento do tempo ocioso das pessoas, e num sentido mais voltado ao indivíduo, a organização dos pensamentos e das emoções.
   Como mencionado certa vez pelo meu amigo Carlos Eduardo Rohrer Felder (Pubi), engenheiro e empresário na cidade de Treze Tílias, sobre o Bauernmalerei, ele sintetizou: “O Bauernmalerei embeleza o lugar que se vive”. Realidade essa que faz parte da sua vida e das tradições da sua família; que inclusive descende de antepassados colonizadores pioneiros vindos da Áustria. Tanto em sua residência, quanto em sua cervejaria, a Stube Treze Tílias, encontramos peças ornadas com essas pinturas embelezando alguns ambientes. E não é por acaso, a harmonia que esses objetos agregam aos espaços, perfaz uma composição diferenciada de: cores, texturas, volumes, luzes, sombras, perspectivas, diferentes disposições geométricas, etc, em trabalhos verdadeiramente originais e únicos; sejam eles feitos em peças novas, restauradas ou ressignificadas. O Buernmalerei é encontrado em residências e empresas de vários ramos de atividades em Treze Tílias, mas também em outras cidades do Estado e do país. Em Santa Catarina, especialmente em cidades colonizadas por imigrantes europeus provenientes da região dos Alpes, como no Vale do Rio Itajaí, por exemplo, é possível encontrarmos com maior frequência esse tipo de artesanato.
   Interessante pensar que essa forma de expressão artística continua sendo produzida (e comercializada), mesmo nos dias de hoje, em um ambiente bem diverso das suas origens: outros lugares, outras culturas e em um outro tempo. Por que continua existindo? De imediato poderíamos imaginar que, uma boa razão para isso, seria atribuir à inegável singularidade e beleza das pinturas das peças, que com certeza a são. Mas refletindo um pouco mais, observarmos que outras razões mais profundas possam existir. Me chama a atenção, por exemplo, os motivos que são retratados nas obras: flores e figurações com cenas do cotidiano alpino, mantendo os mesmos fundamentos que inspiraram a técnica originalmente. São imagens que não fazem mais parte do cotidiano presente, mas por se tratarem de arte, verdadeiramente expressam o belo através de uma realidade pretérita idealizada. Uma realidade que também remete à terra onde viveram e de onde partiram antepassados, os imigrantes colonizadores. Que imaginário estaria por detrás desse contexto?
   Em sua obra “A Instituição Imaginária da Sociedade”, o filósofo, economista e psicanalista francês, de origem grega, Cornelius Castoriadis, nos traz sua visão sobre o que ele denomina ser o “Imaginário Social”. Para ele o “Imaginário” é a psique humana. E que essa imaginação, dentro de um processo de socialização, que se manifesta por meio de representações que não podem ser determinadas de nenhuma forma, e que vai constituir o que ele denomina de “Imaginário Social”; onde já participa um coletivo. Esse coletivo vai ser anônimo, não depende de uma só pessoa e vai instituir coisas novas, que vão tomando forma e cristalizando; muitas vezes depositando imaginários anteriores. Isso é resultado de um trabalho coletivo, social e anônimo, não possui uma lógica formal, e vai caracterizar o “Histórico Social”; que é o que realmente nos permite ser e o que nos permite fazer: é o produto do obrar humano e de seus resultados. Além disso, especificamente sobre a criação:
O que dizer das passagens onde Platão afirma, contrariamente ao que diz sobre outros pontos de vista e à posição que imputamos a toda ontologia tradicional, que há criação (poiésis) e que esta é “causa do encaminhamento do não ser ao ser”, o que “conduz um não-ente anterior a uma “estância” (ousia) ulterior”?... Platão observa que se costuma restringir indevidamente os termos “criador” e “criação” (poiétés, poiésis ) ao que é apenas uma parte da “poiética” (a que concerne à “música e à matéria”), quando todo trabalho sujeito a uma arte (techné) é a bem dizer “poiético”, e os artesãos que o realizam são todos “criadores” - poiétai. Mas em que consiste este trabalho, e o que é uma techné? Em que é um artesão um artesão, e como tal criador? Na medida em que dá a um pedaço informe de matéria, sua forma, seu eidos (e aqui podemos utilizar indiferentemente a linguagem de Platão ou de Aristóteles, porque Aristóteles, a este respeito apenas precisa e desenvolve ao extremo o pensamento de Platão). É este eidos, esta forma que faz com que a madeira seja a mesa, o bronze estátua, a terá o vaso. Ora, o bronze é bronze qualquer que seja sua forma. Mas a estátua só é estátua, como estátua, por sua forma; seu ser-estátua, sua essência, é seu eidos. Dizer, portanto, que criamos a estátua (ontologicamente) só tem sentido se dizemos (o que é verdade, pelo menos para o escultor que não copia ou dessa) que criamos o eidos desta estátua, que criamos eidos. Só fazemos ser a estátua como estátua e como esta estátua se inventamos, imaginamos, se estabelecemos a partir de nada, seu eidos; se imprimimos a um pedaço de bronze um eidos já dado, só fazemos repetir o que, essencialmente, enquanto essência-eidos, já estava aí, não criamos nada, imitamos, produzimos. Inversamente, se “fabricamos” um outro eidos, fazemos mais do que “produzir”, criamos
   De onde vêm então as inspirações que movem artesãos ao criarem tais obras? Em sua Tese de 2005, sobre “O Sofrimento de Imigrantes”, Jorge Fouad Maalouf comenta:
Entre emigrar e imigrar há um oceano de mar, de barreiras, de diferentes códigos, temperaturas, línguas, costumes, modos de ser. Atravessar este oceano não é fácil, não basta o navio chegar, nem o trem conduzir até a acomodação temporária. Enraizar-se novamente pode ou não ocorrer.
E ele cita o texto do professor e psicólogo clínico Gilberto Safra (2004), a respeito da compreensão do Self e das raízes na imigração:
A questão transgeracional remete não apenas ao passado, mas também ao futuro, na medida em que se põe em devir em direção ao que ainda não é, pelo ser humano carregar potencialidades de ser. Novamente aí aparece a necessidade de compreendermos paradoxalmente a condição humana, no humano e para além dele. Nos objetos étnicos há um tipo específico de objeto transicional, na medida em que são objetos que fazem conexão da pessoa com sua etnia: presença de si, presença dos ancestrais, dos outros, reconectando a pessoa com sua origem.
   Neste sentido, me questiono se haveriam em nossas obras, criações ou expressões artísticas, características transgeracionais? Seríamos nós (incluindo os artesãos) condutores de alguma potencialidade que aluda a desejos (inconscientes) herdados de nossos antepassados? É certo que migrar deixa suas marcas: a ruptura com a origem, as esperanças e desesperanças, os medos e incertezas, as saudades, as perdas, a adaptação, a nova vida, a impossibilidade do regresso. Um processo real que, por mais que os resultados e a superação sejam promissores, não impedem que sonhos e desejos não realizados se tornem latentes. Não duvido que esses sentimentos, de alguma forma, tenham sido transmitidos para seus filhos, e que esses, da mesma maneira, tenham transmitido para seus, e assim por diante; chegando até aos dias atuais através de todos nós. Afinal, quantas gerações já se passaram deste então? Quatro, cinco, seis?
   O passar do tempo certamente ameniza agruras vivenciadas. Acredito que faz sentido considerarmos que no imaginário dos colonizadores, o passar do tempo tenha, de alguma maneira, amenizado as duras lembranças da terra natal: talvez com mais cores, ou mesmo, boas memórias resgatadas. O “reenraizamento” em terras subtropicais estabeleceu um novo Heimat, uma nova Pátria: fez surgir um novo entorno. A adaptação ao novo meio e a outros imigrantes, exigiram concessões e renegociações mútuas, assim como, o estabelecimento de novos vínculos e interdependências. O cenário foi-se delineando como uma consequência desses movimentos, e novos elementos significantes passaram a existir e a integrar à paisagem, configurando-se como formas visíveis da sociedade: aquilo que os identifica, aquilo que é a sua identidade. A respeito deste tema, menciono do artigo “Memória coletiva, identidade e colonização” de autoria da historiadora e antropóloga brasileira Giralda Seyfert o seguinte recorte:
A noção de identidade tem um longo percurso no campo das ciências sociais e da psicologia e aqui interessa registrar sua conjunção com etnicidade. Weber (1991) foi um dos primeiros cientistas sociais a agregar a consciência étnica à experiência da migração, assinalando seu sentido de pertencimento a uma comunidade ou coletividade, sem naturalizar a simbólica diferença. Isso remete à discussão posterior sobre identidade étnica, tratada como uma construção social que produz efeitos na vida de indivíduos e coletividades. Há várias maneiras de pensar a etnicidade - inclusive analiticamente - mas julgo mais útil (para a finalidade aqui proposta) reter apenas uma das suas múltiplas facetas: aquela que diz respeito às formas de representação e ação que dão suporte à identidade étnica através da percepção da distintividade cultural. Essa identidade é coletiva, supondo o reconhecimento da pertença a um grupo ou coletividade, e individual, porque significa a pessoa na sociedade. A identidade, assim como a memória, não pode ser inteiramente desapegada da realidade objetiva que lhe serve de base. Daí a necessária referência inicial à formação das etnicidades no contexto da colonização.
A beleza e a presença do sagrado
   Assim como, as esculturas, entalhes e campanários, por exemplo, penso a pintura Bauernmalerei como um elemento que integra a identidade dos moradores de Treze Tílias. A identidade é uma das formas manifestas de consciente social. Tem a ver com laços de pertencimento: de pertencer ao mesmo grupo, à mesma comunidade, aos mesmos códigos, às mesmas raízes, à mesma história, às mesmas crenças, ao mesmo Deus... uma forma de arte que traz para o visível a beleza.
   Sobre esse tema, encerro este trabalho, lembrando o documentário Why Beauty Matters? (Por que a beleza importa?), conduzido pelo filósofo britânico Sir Roger Scruton: um ensaio acerca do abandono da beleza nas artes e na vida contemporânea, e a imprescindibilidade de resgatá-la em sua essência. Em um determinado trecho desse documentário (>38m20s) observamos a seguinte reflexão:
”De Platão a Kant, filósofos tentaram capturar a peculiar maneira com a qual a beleza nos comove, como um súbito raio de sol, ou o ímpeto do amor. Para Platão, a única explicação de tal experiência, era sua origem transcendente, que nos atinge, como a voz de Deus. E Kant também, de uma maneira muito mais sóbria, crê que experienciar a beleza nos conecta com o mistério máximo da existência. Através da beleza somos trazidos à presença do sagrado.” (Tradução conforme legenda do vídeo para o Português).
Façamos então da beleza nossas cores, nossos movimentos e nossos ritmos!
Título: Bauernmalerei Descrição: A arte e a técnica do Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-001
Título: Bauernmalerei Descrição: Grupo de estudos sobre técnicas de Bauernmalerei coordenado pela professora Maria Tereza Pattis Scharf. Participam (da esquerda para a direita): Frederica Gwiggner, Luciana Pernlochner Pattis, Cecília Pattis Hartmann, Mônica Carmen Nesi Anrain, Maria Tereza Pattis Scharf e Leandra Junge Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-001
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pinturas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-001
Título: Bauernmalerei Descrição: Caneco de madeira decorado com pintura em Bauernmalerei. Local: AlpenHaus de propriedade de Veronica Knolseisen. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-001
Título: Bauernmalerei Descrição: Relógio de parede com pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-001
Título: Bauernmalerei Descrição: Mesa de canto típica austríaca com pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado. Propriedade: Hotel Dreizehnlinden. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-001
Título: Bauernmalerei Descrição: Luciana Pernlochner Pattis criando suas obras no grupo de estudos sobre técnicas de Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-241
Título: Bauernmalerei Descrição: Armário com pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Luciana Pernlochner Pattis. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/07/2022
Nº 022-301
Título: Bauernmalerei Descrição: Detalhes de armário de cozinha com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Família Gotfredo Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-122
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa em moldura externa de porta de elevador. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-109
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos de madeira decorados com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Cláudia Unterberger Gratt. Local: Chocolate Caseiro Treze Tílias. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-507
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa de armário em madeira do Hotel Tirol. Autoria: Maria Tereza Pattis Sharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-102
Título: Bauernmalerei Descrição: Pequeno banco com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-226
Título: Bauernmalerei Descrição: Porta com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-222
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Mariana Paiva Werneck Machado. Propriedade: Família de Silvane e Ludovico Fiedler. Fotografia: Fernanda Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro:
Nº 022-420
Título: Bauernmalerei Descrição: Armário com pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Luciana Pernlochner Pattis. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/07/2022
Nº 022-302
Título: Bauernmalerei Descrição: Antigo latão de leite de metal restaurado com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Lilian Scharf Falchetti. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/07/2022
Nº 022-306
Título: Bauernmalerei Descrição: Bandeja com motivos natalinos decorada com pintura em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-233
Título: Pintura Descrição: Pintura de paisagem. Autoria: Fernanda Fiedler. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-401
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos em madeira com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Família Anna Lindner von Pichler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-115
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa de bar de madeira do Hotel Dreizehnlinden. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 19/07/2022
Nº 022-601
Título: Bauernmalerei Descrição: Banco de madeira decorado com pinturas em Bauernmalerei. Autoria: Atelier Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-325
Título: Bauernmalerei Descrição: Conjunto de utensílios de WC decoradas com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Mariana Paiva Werneck Machado. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-410
Título: Bauernmalerei Descrição: Luminária de teto com motivo típico do Tirol e pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Luciana Pernlochner Pattis. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/07/2022
Nº 022-305
Título: Bauernmalerei Descrição: Fachada de residência com pinturas decorativas em Bauernmalerei. À direita um detalhe do banco de madeira, e à esquerda a inscrição com os dizeres no idioma Alemão: "Ich und mein Haus, wir woffen Gott dienen" (tradução livre para o Português: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor" da Bíblia, Josué 24-14.25). Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-207
Título: Tintas Descrição: Cores de tintas usadas para pinturas de Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-249
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Propriedade: Brigite Moser Falchetti. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 19/07/2022
Nº 022-510
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos em madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Traudi. Propriedade: Restaurante Edelweiss Familie Bierbaum. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 19/07/2022
Nº 022-603
Título: Bauernmalerei Descrição: Entrada de residência decorada com pinturas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-209
Título: Bauernmalerei Descrição: Calendário permanente com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-223
Título: Pintura Descrição: Pintura de paisagem. Autoria: Fernanda Fiedler. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-415
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos em madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado (1927-2014). Propriedade: Restaurante do Gringo. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-125
Título: Bauernmalerei Descrição: Leandra Junge Thaler e uma de suas criações com a técnica do Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-240
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos em madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado (1927-2014). Propriedade: Restaurante do Gringo. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-124
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Mariana Paiva Werneck Machado. Propriedade: Família de Silvane e Ludovico Fiedler. Fotografia: Fernanda Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro:
Nº 022-419
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Propriedade: Eiskaffee Trudi. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 17/07/2022
Nº 022-371
Título: Bauernmalerei Descrição: Cachepô de madeira decorada com pintura em Bauernmalerei. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-413
Título: Bauernmalerei Descrição: Relógios de parede com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/07/2022
Nº 022-304
Título: Bauernmalerei Descrição: "As quatro estações". Obra de Maria Tereza Pattis Scharf, 2007. Propriedade: Família de Beate Cristine Scharf Fleck e Robson Marcelo Fleck. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-236
Título: Bauernmalerei Descrição: Antigos latões de leite de metal restaurados com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Atelier Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-323
Título: Bauernmalerei Descrição: Moldura de cama de casal em madeira com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Família Anna Lindner von Pichler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-120
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa de espelhos. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-105
Título: Bauernmalerei Descrição: Objeto com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Família Anna Lindner von Pichler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-118
Título: Bauernmalerei Descrição: Armário de sala de estar com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Família de Anna Lindner von Pichler. Local: Joaçaba, SC Data do Registro: 03/11/2016
Nº 022-113
Título: Bauernmalerei Descrição: Porta guardanapos com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Família Gotfredo Thaler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-123
Título: Bauernmalerei Descrição: Objetos decorados com pintura Bauernmalerei. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-312
Título: Bauernmalerei Descrição: Sala de jantar com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-203
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-220
Título: Bauernmalerei Descrição: Conjunto de utensílios de WC decoradas com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Mariana Paiva Werneck Machado. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-409
Título: Bauernmalerei Descrição: Tábua de corte e pratos em madeira decorados com pintura em Bauernmalerei. Autoria: à esquerda, de Luciana Pernlochner Pattis; no centro, de Lilian Scharf Falchetti e, à direita, de Cláudia Unterberger Gratt. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/07/2022
Nº 022-303
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Propriedade: Stube Dreizehnlinden. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 15/07/2022
Nº 022-361
Título: Pioneiros da arte do Bauernmalerei em Treze Tílias Descrição: Aureliano de Souza Werneck Machado (*28/09/1927 +19/11/2014) e Mariana Paiva Werneck Machado (*14/11/1933 +10/02/1998). Foto: acervo particular da família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro:
Nº 022-418
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Mariana Paiva Werneck Machado. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-404
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos em madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado (1927-2014). Propriedade: Restaurante do Gringo. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-126
Título: Bauernmalerei Descrição: Frederica Gwiggner criando suas obras no grupo de estudos sobre técnicas de Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-238
Título: Flores Descrição: Formas e cores das flores são sempre boas inspirações para criações com a técnica de Bauernmalerei. Floreira interna na residência da família Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-247
Título: Bauernmalerei Descrição: Entalhe em madeira com número residencial decorado com pinturas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-208
Título:Ho`oponopono Descrição: Esfera com a cor azul representando o globo terrestre, flores de girassol pintadas com a técnica Bauernmalerei e frases do mantra Ho`oponopono. Ho`oponopono é uma oração ou mantra composto de quatro pequenas frases, que integram uma técnica de cura que vem da sabedoria ancestral havaiana. Na língua local, Ho`o quer dizer cura e ponopono significa arrumar, corrigir. A prática serve para purificar o próprio corpo e se livrar de memórias ou sentimentos ruins, que prendem a mente em uma sintonia negativa. Por trás de toda situação, todo acontecimento e todo encontro que ocorre na vida, uma memória é guardada. A finalidade do Ho`oponopono é liberar as memórias que possam impor obstáculos na vida da pessoa ou ser fonte de dor, pesar ou sofrimento. A prática moderna do Ho`oponopono é composta por quatro frases principais: Sinto muito (Você assume a responsabilidade pelos atos da sua vida); Me perdoe (Você pede perdão a você mesmo e a Deus); Eu te amo (Você se reconecta com o amor e permite que ele flua na sua vida); Sou grato (Você se mostra grato e confiante que a questão será resolvida para o bem maior de todos). Na imagem a autora da obra: Maria Tereza Pattis Sharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-229
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pinturas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-213
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-230
Título: Bauernmalerei Descrição: Artes decorativas com pinturas em Bauernmalerei. Autoria: Atelier Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-326
Título: Bauernmalerei Descrição: Moldura de espelho com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Família Anna Lindner von Pichler. Local: Joaçaba, SC Data do Registro: 03/11/2016
Nº 022-114
Título: Bauernmalerei Descrição: Prato em madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-228
Título: Bauernmalerei Descrição: Pequena mesa com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-221
Título: Bauernmalerei Descrição: Porta flyer de madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-110
Título: Bauernmalerei Descrição: Relógios com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Família Anna Lindner von Pichler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-119
Título: Bauernmalerei Descrição: Artes decorativas com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Atelier Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-330
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos de madeira decorados com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Cláudia Unterberger Gratt. Local: AlpenHaus de propriedade de Veronica Knolseisen. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-501
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa em Bauernmalerei sobre madeira de cabeceira de cama de solteiro. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-205
Título: Bauernmalerei Descrição: Balcão de madeira com arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Propriedade: Secretaria de Turismo. Autoria: Maria Tereza Pattis Sharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-351
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: 1ª obra pintada por Aureliano de Souza Werneck Machado. Propriedade: Família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-417
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: relógio de Aureliano de Souza Werneck Machado e prato de Mariana Paiva Werneck Machado. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-408
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Restaurante Edelweiss Familie Bierbaum. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 19/07/2022
Nº 022-604
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Atelier Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-327
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa em miniatura com pinturas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-234
Título: Bauernmalerei Descrição: Placa de madeira de imbuia decorada com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Mariana Paiva Werneck Machado. Essa placa foi sua 1ª obra realizada em Treze Tílias utilizando a técnica Bauernmalerei, e foi pintada no ano de 1992. Fotos: à esquerda por Kelle Moser Kremer e à direita por Maria Silvane Fiedler. Propriedade: Chocolate Treze Tílias. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 29/10/2022
Nº 022-514
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos em madeira com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Família Anna Lindner von Pichler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-116
Título: Bauernmalerei Descrição: Maria Tereza Pattis Scharf ministrando seus conhecimentos sobre as técnicas de Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-245
Título: Bauernmalerei Descrição: Pinturas decorativas. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-206
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos de madeira decorados com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Cláudia Unterberger Gratt. Local: Chocolate Caseiro Treze Tílias. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-506
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Lilian Scharf Falchetti. Foto: Solange Calza Ferronato. Propriedade: Viena Hospedaria. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/08/2022
Nº 022-515
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos de madeira decorados com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Cláudia Unterberger Gratt. Local: AlpenHaus de propriedade de Veronica Knolseisen. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-503
Título: Bauernmalerei Descrição: Mônica Carmen Nesi Anrain criando suas obras no grupo de estudos sobre técnicas de Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-243
Título: Bauernmalerei Descrição: Jarro com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-227
Título: Bauernmalerei Descrição: Luciana Pernlochner Pattis criando suas obras no grupo de estudos sobre técnicas de Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-242
Título: Bauernmalerei Descrição: Gamela oval entalhada em madeira e decorada com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Luciana Pernlochner Pattis. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 13/07/2022
Nº 022-308
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Luciana Pernlochner Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 02/08/2022
Nº 022-321
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria:
pratos são de autoria de Aureliano de Souza Werneck Machado e o relógio por Mariana Paiva Werneck Machado. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-405
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos de madeira decorados com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Cláudia Unterberger Gratt. Local: AlpenHaus de propriedade de Veronica Knolseisen. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-502
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura alusiva ao Hotel Tirol contendo pontos turísticos da cidade de Treze Tílias e elementos da cultura austríaca. Autoria da obra: Mariana Paiva Werneck Machado. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-101
Título: Bauernmalerei Descrição: Caixa de madeira decorada com pintura em Bauernmalerei. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-310
Título: Bauernmalerei Descrição: Recipiente em madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-100
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Restaurante Edelweiss Familie Bierbaum. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 19/07/2022
Nº 022-605
Título: Bauernmalerei Descrição: Prato em madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-225
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa em moldura externa de porta de elevador. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-108
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado. Propriedade: Família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-416
Título: Bauernmalerei Descrição: Objetos decorados com pintura Bauernmalerei. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-311
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa de espelhos. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-104
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Mariana Paiva Werneck Machado. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-407
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pinturas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-214
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos em madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-231
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pinturas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-224
Título: Bauernmalerei Descrição: Leandra Junge Thaler criando suas obras no grupo de estudos sobre técnicas de Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-239
Título: Bauernmalerei Descrição: Tampa de balcão de madeira com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-211
Título: Bauernmalerei Descrição: Cecília Pattis Hartmann criando suas obras no grupo de estudos sobre técnicas de Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-237
Título: Bauernmalerei Descrição: Em uma aula sobre as técnicas do Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-253
Título: Bauernmalerei Descrição: Pequena bota de Natal em madeira decorada com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Mariana Paiva Werneck Machado. Foto: Regia Lucia Moser. Propriedade: Chocolate Treze Tílias. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 07/11/2022
Nº 022-606
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pinturas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-219
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Atelier Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-329
Título: Bauernmalerei Descrição: Bandeja de madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-513
Título: Bauernmalerei Descrição: Vaso com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-218
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos de madeira decorados com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Cláudia Unterberger Gratt. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-509
Título: Bauernmalerei Descrição: Vaso com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-212
Título: Bauernmalerei Descrição: Pincéis e tintas usadas em pinturas de Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-254
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa em moldura externa de porta de elevador. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-106
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-412
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Mariana Paiva Werneck Machado. Propriedade: Família de Silvane e Ludovico Fiedler. Fotografia: Fernanda Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro:
Nº 022-421
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-414
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Atelier Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-324
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos de madeira decorados com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Cláudia Unterberger Gratt. Local: Chocolate Caseiro Treze Tílias. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-508
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Atelier Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-322
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos de madeira decorados com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Cláudia Unterberger Gratt. Local: Chocolate Caseiro Treze Tílias. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-505
Título: Bauernmalerei Descrição: Panela de cerâmica e porta guardanapos decorados com pintura em Bauernmalerei. Panela de autoria de Luciana Pernlochner Pattis. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-309
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa de espelhos. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-103
Título: Bauernmalerei Descrição: Latão e balde de metal com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-111
Título: Bauernmalerei Descrição: "Guide to Bauernmalerei - Bavarian Folk Art - Book 1" de Scottie Foster. Literatura de referência utilizada por artistas: técnica e inspiração para novos trabalhos. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-250
Título: Bauernmalerei Descrição: Balcão de madeira com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-210
Título: Bauernmalerei Descrição: Relógios com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-202
Título: Bauernmalerei Descrição: Cachepô de madeira decorada com pintura em Bauernmalerei. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-411
Título: Bauernmalerei Descrição: Antigo ferro de passar roupas à brasa restaurado com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 17/07/2022
Nº 022-203
Título: Bauernmalerei Descrição: Relógio de parede com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Iniciado por Mariana Paiva Werneck Machado e finalizado por Ehrentraud Gomig. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-402
Título: Bauernmalerei Descrição: Prato de madeira com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-406
Título: Bauernmalerei Descrição: Objetos decorados com pintura Bauernmalerei. Autoria: Luciana Pernlochner Pattis. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-313
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos de madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 20/07/2022
Nº 022-511
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa em miniatura com pinturas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-002
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pinturas em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-216
Título: Bauernmalerei Descrição: "As quatro estações", balcão de empresa com arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Propriedade: Dos Alpes Alimentos. Autoria: Luciana Pernlochner Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-340
Título: Bauernmalerei Descrição: Pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Família Anna Lindner von Pichler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-117
Título: Bauernmalerei Descrição: Armário em madeira com pinturas decorativas em Bauernmalerei. Propriedade: Família Anna Lindner von Pichler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-121
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-215
Título: Bauernmalerei Descrição: Pratos em madeira com pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Família Anna Lindner von Pichler. Local: Joaçaba, SC Data do Registro: 03/11/2016
Nº 022-112
Título: Bauernmalerei Descrição: Objetos de decoração com pinturas em Bauernmalerei. Autoria: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-201
Título: Bauernmalerei Descrição: Caldeirão de cobre decorado com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Lilian Scharf Falchetti. Propriedade: família de Solange e Diacir Ferronato. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-307
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa em moldura externa de porta de elevador. Propriedade: Hotel Tirol. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 06/05/2016
Nº 022-107
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: acima obra de Mariana Paiva Werneck Machado e abaixo de Aureliano de Souza Werneck Machado. Propriedade: família de Silvane e Ludovico Fiedler. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 18/07/2022
Nº 022-403
Título: Bauernmalerei Descrição: Pintura decorativa de balcão em madeira. Autoria: Aureliano de Souza Werneck Machado (1927-2014). Propriedade: Restaurante do Gringo. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 04/11/2016
Nº 022-127
Título: Bauernmalerei Descrição: Prato om pintura decorativa em Bauernmalerei. Propriedade: Maria Tereza Pattis Scharf. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022
Nº 022-232
Título: Bauernmalerei Descrição: Arte decorativa com pintura em Bauernmalerei. Autoria: Atelier Pattis. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 14/07/2022
Nº 022-328
Título: Bauernmalerei Descrição: Maria Tereza Pattis Scharf durante o grupo de estudos sobre as técnicas de Bauernmalerei. Local: Treze Tílias, SC Data do Registro: 12/07/2022