English

 As figueiras da Praça Getúlio Vargas

 
Categorias


  Todas









4 de outubro de 2016
 Título: Figueiras
 Descrição: As sete figueiras da Praça Getúlio Vargas
 Local: Florianópolis, SC
 Data do Registro: 02/10/2016
 
      Há mais ou menos um ano em um almoço com minha prima, entre tantos assuntos que conversamos uma história que ela contou me chamou especial atenção. Era sobre as antigas figueiras existentes na praça que observávamos pela janela do restaurante; e que também é próximo do colégio que ela havia estudado; o então Colégio Coração de Jesus.
      A lembrança de uma pequena história me fez refletir sobre os fatos e sobre as coisas da vida. Fatos que certamente marcam a vida de pessoas mas que aos poucos vão sendo esquecidos por quase todos.
      Plantar uma árvore, colher seus frutos, passar o tempo, passar os anos... muitos anos... ninguém mais se lembra quem a plantou... mas a sua beleza, suas flores e seus frutos permanecem por ali todos os anos.
      Me refiro a fatos que inegavelmente sensibilizaram quem os praticou, e que de alguma forma permanecem vivos através de seus testemunhos; sensibilizando também quem se detiver a percebê-los com maior atenção.
      Refleti sobre isto ao olhar novamente para a praça, para aquelas árvores, e observar os transeuntes indiferentes àquilo tudo, todos muitos ocupados com seus afazeres. Senti uma certa melancolia.
      Terminado o almoço, fomos caminhar até lá fora para observar melhor.
      Pensei em quantas vezes eu também havia por ali passado indiferente... Por outro lado, também lembrei de quantas vezes meus filhos ali brincaram... e quantas outras crianças, da mesma forma, correram, brincaram, respiraram, aprenderam, fizeram amigos, sentiram a vida... passaram sua infância...
      Tive a nítida percepção do quanto a energia da vida se transpõe ao tempo, e o quanto é capaz de se movimentar através da própria vida; mesmo ao largo dos indiferentes...
      Uma bela experiência vivenciada a partir da lembrança que minha prima contou. Assim, solicitei a ela que escrevesse, mesmo que sucintamente essas memórias, para que eu pudesse dividi-las com vocês; o que ela prontamente aceitou e eu transcrevo a seguir.
Ruy Luiz Machado



"Faz muito tempo que escutei esta estória, mas lembro como me foi narrada.
- Num dia de festa muito especial, as crianças de um colégio das proximidades aqui estiveram, trazendo 10 pequenas mudas de figueira, e as plantaram em locais já demarcados.
As figueiras foram posicionadas aos pares, ladeando esta bela praça.
O tempo passou e as figueiras cresceram...
Hoje somente 7 delas sobrevivem, para dar testemunho deste acontecimento, que faz parte da memória da nossa cidade."
Maria Teresa Machado



P.S. - Junto a uma das figueiras existe uma placa bem pequena onde consta:
1 - Existem no mundo cerca de 755 espécies de figueiras.
2 - As figueiras desta praça são da espécie Ficus organensis.

 


  © 2018 Copyright de Ruy Machado. Todos os direitos reservados.