English

 Reinauguração da Ponte Hercílio Luz

 
Categorias


  Todas









31 de dezembro de 2019
 Título: Ponte Hercílio Luz
 Descrição: É uma ponte pênsil com 821 metros de extensão. Foi construída a partir de 14 de novembro de 1922 e inaugurada em 13 de maio de 1926. Liga a parte insular e continental da cidade de Florianópolis.
 Local: Florianópolis, SC
 Data do Registro: 31/12/2019
 
      Quarenta e nove anos depois de passar pela primeira vez sobre a Ponte Hercílio Luz, tempo em que os carros seguiam sobre trilhas de madeira, retorno a ela neste dia 30 de dezembro de 2019 para comemorar sua reinauguração e reviver as emoções lá dos meus onze anos: o balanço da ponte, as dimensões, a engenharia...
      Mas não pude deixar de observar o comportamento das pessoas que ali estavam, agora com mil e uma formas de "curtir" e "compartilhar": celulares, filmadoras, drones, skates, bikes, bungee jump... coisas que não existiam na minha infância, muito menos possam ter sido imaginadas pelos construtores do início da década de 1920.
      Outros tempos, outra geração, mas de verdade, mais do que um cartão-postal, monumento ou patrimônio histórico, hoje pude perceber o quanto a Ponte Hercílio Luz se configura como um elemento de integração; não só entre uma terra continental e outra insular, mas entre pessoas.
      Vi os mais velhos lembrando dos tempos idos e os mais novos vivenciando a "experiência" de sentir o patrimônio que também a eles é destinado. Vi pessoas de todos os tipos se apropriando daquilo que lhes pertence de fato, sua herança. Vi em seus semblantes o sentimento de pertencimento, o sentimento de verdadeiramente fazerem parte de um todo maior.
      Hoje vi a família catarinense sorrir, espontaneamente conversando, confraternizando, dançando, registrando suas selfies, interagindo entre si: um sentimento que há muito tempo eu não percebia nessa proporção.
      Retorno pra casa muito feliz, com a certeza de que cada vez mais estamos aprendendo com os erros do passado e resgatando aquilo que genuinamente é nosso: nossos bens materiais, nossa história, nossas origens, nossa cultura, e aquilo que é mais importante para consolidação da nossa identidade como povo: a união, nosso patrimônio maior!
Reflito a respeito de que talvez seja realmente esse o sentimento que devemos iniciar 2020: reconhecendo na outra pessoa uma parte do todo ao qual eu também estou inserido.
      Feliz Ano Novo!


Ruy Luiz Machado


 


  © 2020 Copyright de Ruy Machado. Todos os direitos reservados.