English





 Filò Talian: laços que enlaçam gerações
  Julho/2023

          Se imaginarmos uma família de imigrantes italianos, vivendo há cem anos no Oeste de Santa Catarina. Uma vida difícil mas que também tem o seu dia de celebração:

”Dia de muito trabalho hoje na roça e já está anoitecendo em Lageado dos Pintos.
Hoje é dia de receber o compadre e a comadre com os filhos os quais vêm fazer o filò aqui em casa.
Vai ter salame, porco, galinha, o bigoli, a polenta brustolada, fortaia de seolin e o vinho. O brodo também já está pronto.
A nonna fez bolinho de pão para as crianças. A Gigieta está na quarentena e eles vêm conhecer o bambino.
A comadre vai benzer a criança e o quarto novo também. Ela vai trazer ovos, pão, um pouco de leite e o fregolá.
O compadre vai trazer mais farinha de milho e o amolador para afiar as ferramentas.

E quando já tinha escurecido, lá longe já dá para ver na estrada os lampiões deles vindo.
Eu toco o sino da casa. Eles vêm cantando. Ah como é bom quando a gente se encontra para fazer o filò.
A gente fica junto, dá pra matar um pouco a saudade da família, dos parentes e dos amigos que não vieram.

Ndemo si ndemo no ndemo stasera a far filò
Ndemo si ndemo no ndemo stasera a far filò


A gente canta o Filò: que alegria reencontrar nossos compadres. As crianças cresceram mais.
A comadre trouxe uns ramos de flores, uns bordados e umas dressa pra Gigieta terminar uns chapéus de palha que ela está fazendo aqui.
O compadre trouxe também a plaina e a serra pequena para ajudar nos móveis. A gente vai poder jogar Mora”.
Leia mais »
 Título: Personagem "Rosa"
 Descrição: Interpretado pela senhora Rosalina Stedille, a personagem "Rosa" é protagonista na cena da chegada da santinha e na reza do Pai Nosso e da Ave Maria no idioma Talian. Sua discreta presença durante o evento do Filò é marcada pela expressão doce e terna que nos remete à lembrança de nossas nonas (avós) e bisnonas (bisavós), que com sua inerente bondade tanto tinham de serenidade, sabedoria, humanidade, amor e zelo pela família. Sua presença contém não só sua real experiência de vida, mas traz em si a genuína força da ancestralidade. A senhora Rosalina é moradora da comunidade Lageado dos Pintos e lá tem constituída sua família.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-919
 Título: Porta do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro
 Descrição: Essa grande porta de madeira composta de duas folhas é o local por onde entram os turistas para o Filò. O local é ambientado por objetos que remetem ao cotidiano dos colonizadores italianos e seus descendentes; e inclui a bandeira da Itália como forma de homenagem àquele país. Neste local acontece duas cenas do evento: a recepção aos turistas e a procissão da Nossa Senhora das Graças, Padroeira do Filò Talian de Lageado dos Pintos.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-219
 Título: O vinho
 Descrição: O vinho desempenhou protagonismo na pirâmide alimentar dos imigrantes italianos, costume trazido da Pátria-Mãe, e que também passou a fazer parte da vida em solo brasileiro. Seus descendentes acompanharam a evolução dos processos de produção, mas na essência seguiram a tradição e preservaram o cultivo artesanal das vinhas. A decoração do Paiol dos Pellizzaro inclui objetos que remetem ao cotidiano e à vida desses antepassados.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-553
 Título: Turistas vestidos para o Filò Talian
 Descrição: Usando roupas que remetem aos imigrantes colonizadores italianos, o grupo de turistas posa para uma foto oficial.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-504
 Título: Personagem "Mingo"
 Descrição: Interpretado pelo senhor Pasin, o personagem "Mingo" é o gaiteiro titular do Filò Talian. Ele participa do Filò tocando o acordeon.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 15/12/2022
Nº 023-915
 Título: Personagem "Cride"
 Descrição: Interpretado pelo senhor Enio José Lehr, o personagem "Cride" é o violeiro do Filò Talian.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-904
 Título: Antigas ferramentas de trabalho na colônia
 Descrição: Como resgate dos tempos difíceis "Giovani Batista" (Jordão Zanella) e "Francesco" (Amarildo Pastore) expõem sobre as ferramentas essenciais para o trabalho da época: foice, machado, serra manual, plantadeira.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-557
 Título: A vela acesa
 Descrição: As velas basicamente servem para iluminar os ambientes internos das casas. Inegável não mencionar os siginificados que ela contém: simbolicamente detém a luz sagrada, a luz que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionada à fé, à oração, à proteção divina, à bênção, à esperança, à certeza das coisas... e que sustenta o espírito para fazer valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente. Remetem à religiosidade que sustentou o imigrante colonizador na dura trajetória que empreendeu na sua nova terra.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-528
 Título: Personagem "Phyna"
 Descrição: Interpretado pela senhora Iraci Pellizzaro, a personagem "Phyna" é a responsável por preparar a polenta, que depois será “virada” no Panaro (tábua de virar polenta, no idioma Talian), e que depois será cortada com barbante, com fio. Posteriormente ela atua na cena da visita da comadre, na qual também atua com a benzedeira.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-918
 Título: O Brodo
 Descrição: O Brodo é um caldo feito com as partes não utilizadas dos frangos: pés, ossos, cartilagens, etc. Tradicional na culinária dos colonizadores italianos e seus descendentes, o Brodo é um alimento reconfortante. Servido no encerramento do jantar do Filò, os turistas se servem em conchas e o colocam em uma xícara, acompanhando com pães e queijo colonial ralado por cima.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-703
 Título: A alegria
 Descrição: A música, o canto e a dança remetem aos mais genuínos sentimentos do imigrante colonizador em seus momentos de celebração: momentos únicos e inesquecíveis para os turistas que participam do Filò. Na imagem o canto na voz da personagem "Gioconda" (Isabel Pasin Dal Vesco).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-632
 Título: A janta está pronta
 Descrição: Um jantar típico italiano está pronto para os turistas. São aproximadamente cem pessoas para o jantar, que foi preparado pela personagem "Angela" (Delci Pellizzaro) e suas duas auxiliares de cozinha, utilizando produtos produzidos na própria propriedade do Paiol dos Pellizzaro. Na imagem a deliciosa e tradicional a "Polenta Brustolada" (polenta na chapa ou polenta fatiada grelhada na chapa).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-613
 Título: Bandeira de San Marco
 Descrição: A bandeira Veneta é as vezes denominada de "Bandeira de San Marco". Seu uso originou-se há quase 15 séculos e representa San Marco, o padroeiro da cidade e da República de Veneza. Possui seis franjas sempre cortadas e independentes. Elas têm a função de conservar a parte central completa que desta maneira não é danificada pelo vento. Possui várias versões, sendo a mais difundida, a que apresenta o Leão de São Marcos com um livro aberto com a inscrição em latim "Pax tibi Marce Evangelista Meus" (A paz esteja com você, meu evangelista Marcos).
O Leão de São Marcos é uma representação simbólica do evangelista São Marcos retratado na forma de um leão alado. Frequentemente é representado com um livro debaixo duma pata, um halo por cima da cabeça e segurando uma espada numa pata. É uma bandeira de paz e justiça.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-303
 Título: Antigas formas de manuseio de produtos
 Descrição: A personagem "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa) explica algumas características dos produtos recebidos de presente de sua comadre "Phyna" (Iraci Pellizzaro): leite, ovos, pão, bolacha, etc. Comenta sobre as formas que os antepassados usavam para produzir, armazenar, transportar esses itens no dia a dia das vidas desses colonos.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-622
 Título: Lampião
 Descrição: Os lampiões eram utilizados basicamente para iluminar ambientes e caminhos escuros. Como uma forma de alusão aos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes, os lampiões são parte integrante de várias cenas do Filò Talian. Inegável não mencionar os siginificados que contêm: simbolicamente o lampião detém a luz, a luz que vem à frente, que ilumina o caminho, que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionado ao devir, àquilo que virá, à fé, à esperança, ao futuro iluminado e colorido, longe das trevas... e que faz valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-526
 Título: O antigo chão de madeira
 Descrição: O chão que outrora abrigou o paiol da propriedade dos Pellizzaro, e que hoje recebe turistas para jantarem e se divertirem durante o Filò. Com certeza, um elemento que guarda em suas ranhuras as marcas e os passos dos antepassados, dos acontecimentos e das histórias que por ali passram. Subjetivamente, ao fundo a bandeira da Itália complementa o cenário, e faz menção e homenagem às mulheres e homens que deram origem àqueles que hoje ali vivem e preservam o patrimônio cultural legado por seus antepassados: os imigrantes italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-404
 Título: ... e o Filò começou!
 Descrição: A música e os elementos simbólicos que remetem à imigração italiana preenchem o ambiente, os personagens motivam o público: começa o Filò Talian no salão de festas do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-541
 Título: Cortina
 Descrição: Janelas com cortinas de tecidos rústicos ornamentam o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-208
 Título: A janta está pronta
 Descrição: A personagem "Angela" (Delci Pellizzaro) verifica os últimos detalhes para o saboroso jantar típico italiano que será servido a serguir aos turistas que visitam o Filò Talian dessa noite. O destaque fica com a "Polenta Brustolada" (polenta na chapa ou polenta fatiada grelhada na chapa). São aproximadamente cem pessoas para o jantar, que foi preparado pela própria "Angela" com suas duas auxiliares de cozinha, utilizando produtos produzidos na propriedade do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-601
 Título: Cestas de vime
 Descrição: Produzidas localmente, as cestas de vime tem sido elementos de grande utilidade para guardar e transportar alimentos, objetos, ferramentas, etc. Durante o Filò Talian fazem parte da decoração do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, e fazem menção simbólica aos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-316
 Título: Personagem "Cecilia"
 Descrição: Interpretado pela senhora Ana Moroskoski Rios, a personagem "Cecilia" é responsável pela recepção dos turistas e por suas vestimentas. Ela dá apoio a outros atores e turistas também durante o Filò. Ajuda durante as fotografias, faz as vendas durante a comercialização dos produtos e também auxilia em várias outras funções.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-903
 Título: Frigideiras de cobre
 Descrição: Utensílios que ornamentam e compõem o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-212
 Título: Capelinha
 Descrição: Essa capelinha evoca o espírito religioso do imigrante colonizador. É utilizada durante a cerimônia do Filò Talian, em especial, na cena ambientada à luz de velas no qual ocorre a procissão e a reza (no idioma Talian) das orações: Pupá Nostro (O Pai Nosso) e Ave Maria.
De acordo com Adriana Maria Portolan: "A fé é um dos pilares da cultura, então nós temos uma referência muito importante à fé. A gente faz uma procissão da santinha. Levamos a santa e então a consagramos naquele momento do Filò, porque era um dos momentos mais importantes desse ritual todo".
Na imagem da esquerda estão dispostas algumas ferramentas de trabalho na roça.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-206
 Título: Ferramentas de trabalho
 Descrição: Antigas ferramentas de trabalho utilizadas pelos colonos. Integram as decoração do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro e remetem à memória dos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-323
 Título: Salão de festas do Paiol dos Pellizzaro
 Descrição: Local onde é realizado o Filò Talian. A decoração inclui objetos que remetem ao cotidiano e à vida dos colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-337
 Título: Casa de passarinho
 Descrição: Essa casinha para passarinhos é um produto artesanal feito de purungo (porongo) - Lagenaria siceraria, cujos frutos também são usados para fazer cuias e cabaças.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-348
 Título: A polenta
 Descrição: A alegria e uma boa polenta nunca faltaram. A polenta já está sendo preparada para a ceia, e o fogão a lenha que a esquenta e aquece o ambiente também. Base da alimentação dos imigrantes italianos colonizadores e seus descendentes, a polenta tem a ver até com a sua própria identidade. Era parte de todas as refeições do dia, e para fazê-la, eles usavam a própria farinha que produziam a partir do milho que plantavam e colhiam. Ela era e é consumida até os dias de hoje de várias formas: cremosa, frita, grelhada, etc.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-554
 Título: ... e o Filò começou!
 Descrição: A música e os elementos simbólicos que remetem à imigração italiana preenchem o ambiente. Moradores da comunidade de Lageado dos Pintos também participam do Filò e ajudam a servir sucos e vinhos aos turistas. Na imagem Deivid Carlos Zimmermann.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-611
 Título: A janta está pronta
 Descrição: Um jantar típico italiano está pronto para os turistas. São aproximadamente cem pessoas para o jantar, que foi preparado pela personagem "Angela" (Delci Pellizzaro) e suas duas auxiliares de cozinha, utilizando produtos produzidos na própria propriedade do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-614
 Título: O milho
 Descrição: Uma espiga de milho decora a parede do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro. Um detaque para , talvez, o mais expressivo dos ingredientes da culinária dos imigrantes colonizadores de nossas terras, e o principal insumo para pratos como: polenta, pães, bolos, broas, a própria espiga assada na brasa, etc.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-536
 Título: Personagem "Marieta"
 Descrição: Interpretado pela senhora Adriana Maria Portolan, a personagem "Marieta" durante o Filò tem uma participação importante relacionada à infraestrutura geral do evento, observando e atuando nas demandas necessárias para o perfeito andamento dos trabalhos. Interage pessoalmente com os turistas observando necessidades, impressões e atendendo-os com conhecimentos específicos sobre o Filò: uma forma de estimular que suas participações sejam mais ricas e profundas. Além da criação do projeto, Adriana também cria as cenas, descreve os personagens, faz a gestão do grupo, e atua no marketing do Filò Talian.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-914
 Título: Artesanato com palha de milho
 Descrição: Uma das Comissões que integra o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos é a que se destina ao trabalho artesanal com palha de milho. As Comissões são constituídas por pessoas que desejam aprimorar e confeccionar artesanatos. A Comissão de artesanto com palha de milho é coordenada pela senhora Gema Bedin. As artesãs recebem as orientações e com esse conhecimento adquirido desenvolvem trabalhos. Além de ser uma forma de lazer, essas atividades estimulam a criatividade e o convívio social e, com as remuneração com a venda dos produtos, aumentam a renda familiar.
A plantação de milho gera diversos produtos como o fubá, do qual se faz a polenta, e subprodutos como a palha de milho. As artesãs dão preferência ao trabalho com a palha do milho crioulo, e as peças são geralmente de materiais utilitários e decorativos, tendo como diferencial a originalidade. A palha pode passar por um tingimento prévio ou ser usada ao natural. Durante o trabalho de elaboração das peças, a palha é umedecida para facilitar a modelagem. O resultado é um valoroso trabalho artesanal de produtos e cores, e que também integram os símbolos utilizados no Filò Talian. Nas fotos, trabalhos das senhoras Gema Bedin, Helena Zandonai, Lídia Favassa e Lurdes Silva.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-109
 Título: Andemo sta sera a far filò
 Descrição: Cena em que "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa) chega com os turistas. Ela bate à porta do salão de festas e seu marido "Giovani Batista" (Jordão Zanella) atende. Ele abre a porta e fica impressionando com a quantidade de gente que chega para fazer o Filò. O diálogo em Talian entre eles faz o público se divertir. Na sequência o pública entra no salão de festas do Paiol dos Pellizzaro e continua cantando a música "Filò": andemo si andemo no andemo sta sera a far filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-538
 Título: Artesanato com vime
 Descrição: As Comissões que integram o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos são constituídas por pessoas que desejam aprimorar e confeccionar artesanatos. Elas recebem as orientações e com esse conhecimento adquirido desenvolvem trabalhos. Além de ser uma forma de lazer, essas atividades estimulam a criatividade e o convívio social e, com as remuneração com a venda dos produtos, aumentam a renda familiar. O resultado é um valoroso trabalho artesanal que também integra os símbolos utilizados no Filò Talian. Nas fotos a produção artesanal de cestas com vime. Fotografias: acervo da Associação Filò Talian de Concórdia.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-115
 Título: Casa para passarinhos
 Descrição: Ornamentos decorativos como este, feito artesanalmente em palha, integram os elementos que remetem aos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes que decoram a propriedade da família Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-328
 Título: Evolução da vida das mulheres
 Descrição: Nesta cena a personagem "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa) comenta sobre as diferenças da vida que as mulheres têm hoje em dia em comparação com as que elas tinham há cem anos atrás; quando dos imigrantes italianos e seus descendentes chegaram a Lageado dos Pintos. E na sequência convida os turistas para assistir despejarem a polenta.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-559
 Título: A dressa
 Descrição: A dressa" é a trança no idioma Talian. Produzidas artesanalmente as tranças de palha são produzidas manualmente na comunidade de Lageado dos Pintos. As personagens "Helena" (Helena Zandonai) e "Ine" (Inês Mello) fazem a demonstração do trançado durante o decorrer do Filò. Quando utilizadas na confecção de chapéus de palha, por exemplo, a palha vai sendo modelada pouco a pouco: dobrando, virando, rodeando, até que o chapéus estejam prontos.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-551
 Título: A visita da comadre
 Descrição: Nesta cena a personagem "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa) recebe a visita de sua comadre "Phyna" (Iraci Pellizzaro). "Gigieta" ganhou mais um filho e está na quarentena. "Phyna" traz no colo uma galinha, assim como, outras coisas de presente que são boas para a recuperação da comadre.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-620
 Título: As tradicionais canções dos imigrantes italianos
 Descrição: "Giovani Batista" (Jordão Zanella) e "Francesco" (Amarildo Pastore) entoam canções do repertório tradicional dos colonizadores italianos e seus descendentes. Entre as músicas a inconfundível "Merica Merica" que retrata a saga dos imigrantes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-550
 Título: Aguardente de cana-de-açúcar
 Descrição: De grande valor histórico-cultural, a aguardente produzida a partir da cana-de-açúcar é uma bebida alcoólica nacionalmente difundida. Envelhecida ou não, a aguardente é geralmente consumida em ocasiões festivas como o Filò Talian de Lageado dos Pintos. Nesse evento se integra aos elementos que homenageiam os imigrantes italianos colonizadores e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-312
 Título: Velas acesas
 Descrição: As velas basicamente servem para iluminar os ambientes internos das casas. Inegável não mencionar os siginificados que ela contém: simbolicamente detém a luz sagrada, a luz que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionada à fé, à oração, à proteção divina, à bênção, à esperança, à certeza das coisas... e que sustenta o espírito para fazer valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente. Remetem à religiosidade que sustentou o imigrante colonizador na dura trajetória que empreendeu na sua nova terra.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-529
 Título: O benzimento
 Descrição: Com um ramo de arruda na mão, a personagem "Phyna" (Iraci Pellizzaro), que também é benzedeira, faz o benzimento da comadre "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa) e seu bambino ("bebê" traduzido do Talian).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-624
 Título: Objetos decorativos
 Descrição: Objeto utilizados pelos colonizadores italianos e seus descendentes agora ornamentam e compõem o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-305
 Título: Artesanatos
 Descrição: Produtos artesanais comercializados no Armazém Nona Thereza do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-408
 Título: Flores decorativas
 Descrição: Pequenas flores ornamentam e compõem o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-306
 Título: Geleias e compotas
 Descrição: Produtos elaborados artesanalmente com aromas e sabores ancestrais são comercializados no Armazém Nona Thereza do Paiol dos Pellizzaro: iguarias que preservam o saber fazer trazidos pelos imigrantes italianos e seus descendentes.
Esse armazém de secos e molhados remete aos antigos armazéns que haviam nas colônias.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-353
 Título: Recepção aos turistas
 Descrição: Com o lampião na mão, a personagem "Cecilia" (Ana Moroskoski Rios) recepciona os turistas que chegam ao Paiol dos Pellizzaro para o Filò Talian. O local é à frente da antiga estrebaria que hoje está revitalizada e é o palco de recepção aos turistas. O lugar onde os turistas escolhem e vestem os trajes que irão usar durante o evento do Filò, recebem as boas vindas dos atores, e onde também são servidos o chá e os tradicionais Bolinhos de Pão.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-502
 Título: Fotografia da família Andognini
 Descrição: Descendentes de imigrantes italianos, a família Andognini é proveniente da cidade de Antônio Prado, RS. A família mudou-se para Concórdia, SC, e morou um tempo nas proximidades do que seria atualmente o centro da cidade. Posteriormente se estabeleceu na região próxima à localidade de Lageado dos Pintos. Na fotografia, na extrema esquerda, a senhora Thereza Amélia Andognini Pellizzaro ("Nona" Thereza), que mais tarde constituiu matrimônio com o senhor Joaquim Pellizzaro, também de família proveniente de Antônio Prado; e são os pais do senhor César Pellizzaro (in memorian), proprietário do Paiol dos Pellizzaro. Conteúdo histórico informado por Filipe Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-313
 Título: Hino da Família Pellizzaro
 Descrição: Descendente de imigrantes italianos provenientes do Estado do Rio Grande do Sul, a família Pellizzaro, compôs seu próprio hino no qual menciona o orgulho de suas origens, a alegria, a bravura e a coragem dos seus. Letra: Célia Pellizzaro e Música: Gabriel Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-311
 Título: Registros de imagens
 Descrição: O Filò Talian é um evento que proporciona aos turistas trazer para modernidade sensações e sentimentos ancestrais, um momento único que merece ser guardado não somente nas lembranças mas em imagens fotográficas.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-626
 Título: Chegam os protagonistas do Filò Talian
 Descrição: Integrando-se aos turistas, os protagonistas do Filò Talian chegam vestindo trajes que remetem à história da imigração italiana na região. Associados a elementos como a música, lampiões, chapéus e bolsas de palha, mala, ramalhete de flores, bebê ao colo, a "dressa" (trança no idioma Talian), integram um momento marcante quando o passado vem de encontro ao presente. Atores e turistas comemoram e dançam esse momento.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-511
 Título: Artesanato com palha de milho
 Descrição: Uma das Comissões que integra o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos é a que se destina ao trabalho artesanal com palha de milho. As Comissões são constituídas por pessoas que desejam aprimorar e confeccionar artesanatos. A Comissão de artesanto com palha de milho é coordenada pela senhora Gema Bedin. As artesãs recebem as orientações e com esse conhecimento adquirido desenvolvem trabalhos. Além de ser uma forma de lazer, essas atividades estimulam a criatividade e o convívio social e, com as remuneração com a venda dos produtos, aumentam a renda familiar.
A plantação de milho gera diversos produtos como o fubá, do qual se faz a polenta, e subprodutos como a palha de milho. As artesãs dão preferência ao trabalho com a palha do milho crioulo, e as peças são geralmente destinadas à decoração, tendo como diferencial a sua originalidade. A palha pode passar por um tingimento prévio ou ser usada ao natural. Durante o trabalho de elaboração das peças, a palha é umedecida para facilitar a modelagem. O resultado é um valoroso trabalho artesanal com flores e cores, e que também integra os símbolos utilizados no Filò Talian. Na foto a senhora Lurdes Silva.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-113
 Título: A janta está pronta
 Descrição: Um jantar típico italiano está pronto para os turistas. São aproximadamente cem pessoas para o jantar, que foi preparado pela personagem "Angela" (Delci Pellizzaro) e suas duas auxiliares de cozinha, utilizando produtos produzidos na própria propriedade do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-616
 Título: Artesanato com palha de milho
 Descrição: Uma das Comissões que integra o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos é a que se destina ao trabalho artesanal com palha de milho. As Comissões são constituídas por pessoas que desejam aprimorar e confeccionar artesanatos. A Comissão de artesanto com palha de milho é coordenada pela senhora Gema Bedin. As artesãs recebem as orientações e com esse conhecimento adquirido desenvolvem trabalhos. Além de ser uma forma de lazer, essas atividades estimulam a criatividade e o convívio social e, com as remuneração com a venda dos produtos, aumentam a renda familiar.
A plantação de milho gera diversos produtos como o fubá, do qual se faz a polenta, e subprodutos como a palha de milho. As artesãs dão preferência ao trabalho com a palha do milho crioulo, e as peças são geralmente de materiais utilitários e decorativos, tendo como diferencial a originalidade. A palha pode passar por um tingimento prévio ou ser usada ao natural. Durante o trabalho de elaboração das peças, a palha é umedecida para facilitar a modelagem. O resultado é um valoroso trabalho artesanal de produtos e cores, e que também integram os símbolos utilizados no Filò Talian. Nas fotos, trabalhos das senhoras Gema Bedin, Helena Zandonai, Lídia Favassa e Lurdes Silva.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-107
 Título: Chegam os protagonistas do Filò Talian
 Descrição: Trajes que remetem à história da imigração italiana na região, somados a elementos como: a música, lampiões, chapéus e bolsas de palha, mala, ramalhete de flores, bebê ao colo, a "dressa" (trança no idioma Talian), cada um desses integrantes traz consigo a memória de alguma referência antepassada, e que a partir desse momento, até o final da apresentação do Filò Talian, passa a interpretar como personagem. Um momento marcante: quando o passado vem de encontro ao presente.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-506
 Título: O Brodo
 Descrição: O Brodo é um caldo feito com as partes não utilizadas dos frangos: pés, ossos, cartilagens, etc. Tradicional na culinária dos colonizadores italianos e seus descendentes, o Brodo é um alimento reconfortante. Servido no encerramento do jantar do Filò, os turistas se servem em conchas e o colocam em uma xícara, acompanhando com pães e queijo colonial ralado por cima.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-635
 Título: O pomar
 Descrição: Na propriedade rural do Paiol dos Pellizzaro as árvores frutíferas estão por todo lado e dividem o espaço com flores e a mata original preservada. A fumaça que provém da chaminé do fogão a lenha onde o tradicional alimento é preparado, compõe a poética perfeita do cenário ancestral.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-225
 Título: O avental
 Descrição: Conforme o depoimento de Adriana Maria Portolan: “O avental da nona (avó) é muito mais profundo do que se possa imaginar. O avental era tanto para pegar a panela que estava quente, quanto quando a nona estivesse na colheita lá fora, ela armazenava coisas para levar pra dentro de casa. Então ele era um apoio para isso. Ele era para proteção da roupa porque não tinha como lavar tantas vezes; era mais fácil lavar o avental do que lavar a roupa. E também ele secava as lágrimas”. Conteúdo histórico e modelo fotográfico: Adriana Maria Portolan.
Como se observa, o avental da nona é um elemento do vestuário feminino que possui múltiplas funções e significados, e que vão muito além o seu propósito primordial que é o de proteger as roupas de baixo: - Na cozinha, por exemplo, servia de luva para retirar a frigideira do forno, para assentar no parapeito para esfriar o bolo de maçã que acabou de sair do forno, abanar a madeira para avivar o fogo a lenha, acenar para avisar que o almoço estava pronto; - No galinheiro, servia para transportar os ovos e, por vezes, os pintos; - No campo, para transportar frutas, legumes, hortaliças e madeira seca; - Quando as visitas chegavam de forma repentina, para limpar algum pó que estivesse à vista. Nessas situações também servia para proteger as crianças tímidas; - Em outras situações para limpar as carinhas sujas das crianças, ou mesmo para secar as suas lágrimas; - Nos dias frios, para se aquecer, enrolando-o aos braços. Conteúdo base: postagem do Filò Talian no Facebook em 13/01/2020.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-211
 Título: Sagu
 Descrição: Delci Pelizzaro prepara o sagu, tradicional sobremesa feita com bolinhas de fécula de mandioca cozidas, vinho tinto e por vezes acompanhado de creme de baunilha. O sagu tem origem na culinária dos imigrantes europeus da Serra Gaúcha.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-101
 Título: Nossa Senhora e Jesus Cristo
 Descrição: Imagens que remetem à fé presente no cotidiano dos colonizadores italianos e seus descendentes. Esses quadros emolduram e compõem o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local onde acontece o Filò Talian.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-304
 Título: Os turistas vivendo o Filò
 Descrição: Turistas se divertem com as cenas iniciais do Filò, dançando com as músicas: “Vien qua ninetta” e "Filò".
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-517
 Título: Pequena cruz entalhada na madeira
 Descrição: A cruz dessa capelinha evoca o espírito religioso do imigrante colonizador. A capelinha é utilizada durante a cerimônia do Filò Talian, em especial, na cena ambientada à luz de velas no qual ocorre a procissão e a reza (no idioma Talian) das orações: Pupá Nostro (O Pai Nosso) e Ave Maria. De acordo com Adriana Maria Portolan: "A fé é um dos pilares da cultura, então nós temos uma referência muito importante à fé. A gente faz uma procissão da santinha. Levamos a santa e então a consagramos naquele momento do Filò, porque era um dos momentos mais importantes desse ritual todo".
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-332
 Título: Momentos do Filò Talian
 Descrição: Um misto de sentimentos perfaz o ambiente experienciado pelos turistas durante o Filò, algo que remete aos antigos filò dos colonizadores, quando eles se reuniam com amigos e parentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-702
 Título: Vinhos
 Descrição: Elaborados artesanalmente por produtores locais esses vinhos são comercializados no Armazém Nona Thereza do Paiol dos Pellizzaro: sabores e aromas que preservam o saber fazer trazidos pelos imigrantes italianos e seus descendentes.
Esse armazém de secos e molhados remete aos antigos armazéns que haviam nas colônias.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-354
 Título: Artesanatos
 Descrição: Produtos artesanais comercializados no Armazém Nona Thereza do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-357
 Título: Chapéus
 Descrição: Tudo pronto para o Filò que tem início a noite. Esses chapéus devidamente higienizadas serão usadas pelos visitantes durante o evento do Filò. Faz parte do vestuário que remete às vestimentas do cotidiano dos colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-345
 Título: Chapéus de palha
 Descrição: Utilizado nas atividades da roça, os chapéus de palha fazem parte da indumentária do colono desde os primórdios da colonização até os dias de hoje. Geralmente são produzidos artesanalmente na própria comunidade. Esses chapéus são manufaturados a partir do trançado da palha. Depois de pronta a trança ("dressa" no idioma Talian), ela vai sendo conformada: dobrando, virando, rodeando, até que o chapéus estejam prontos.
Durante o Filò, personagens e turistas usam chapéus de palha como parte do traje do evento.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-518
 Título: Tradições
 Descrição: Lembrança de 2022 da família Filò: 9º ano da família Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-217
 Título: Bigolaro
 Descrição: É um aparelho usado para extrudar massa na forma de fio longo e grosso: o Bigoli. Essa forma artesanal de produzir massa remonta ao saber fazer trazido pelos imigrantes colonizadores e seus descendentes. Durante o Filò Talian a personagem "Helena" (Helena Zandonai) interpreta uma cena na qual produz o Bigoli com a utilização do Bigolaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-346
 Título: Personagem "Maria"
 Descrição: Interpretado pela senhora Maria Vieira, a personagem "Maria" inicialmente coordena o auxílio aos turistas com as vestimentas e para se vestirem assim que chegam. Depois auxilia a personagem "Phyna" (Iraci Pellizzaro) no preparo e na "virada" da polenta. Também fica junto à personagem "Rosa" (Rosalina Stedille) na cena da chegada da santinha e na reza do Pai Nosso e da Ave Maria no idioma Talian. E em alguns casos a Maria também atua na cena das comadres, quando há necessidade de revezamento na cena. Neste caso ela interpreta a personagem da comadre.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-913
 Título: Bolinho de Pão - Parte 1: Preparo da massa
 Descrição: É um confeito tradicional que era feito pelas nonas (avós) e bisnonas (bisavós). A Sra. Delci Pellizzaro, proprietária do Paiol dos Pellizzaro e também a personagem "Angela" do Filò Talian, prepara os Bolinhos de Pão com o saber fazer herdado das famílias de imigrantes italianos e seus descendentes.
Na 1ª etapa ela prepara a massa usando como ingredientes: farinha de trigo, água morna, fermento, óleo (gordura de galinha), sal e açúcar. A proporção dos ingredientes pode variar dependendo de fatores que vão desde o tipo e qualidade dos insumos, até as condições climáticas como: temperatura, umidade, etc. A elaboração da masss compreende: misturar os ingredientes numa tigela, amassar bem a massa numa mesa, deixar crescer, depois enrolar e cortar em fatias. Essas fatias são cortadas em pedaços menores, que a seguir são manualmente achatados num formato que se aproxima ao de uma espécie de bolacha.
Na 2ª etapa a massa é frita em banha de porco em uma grande panela de ferro, e depois de frita é polvilhada com açúcar. A seguir os Bolinhos de Pão são colocados numa cesta que mais tarde será levada e oferecida para os turistas que chegam ao Filò. Assim, os turistas já são recebidos com festa e com os Bolinhos de Pão.
De acordo com Adriana Maria Portolan: "O preparo do Bolinho de Pão da nona era feito deixando o fermento de batata sendo produzindo desde a noite anterior, e aí ela ia fazer uma fornada de pão pra família, que era aquele forno de barro colocado lá no quintal da casa. Ela fazia os pães e dessa quantidade de pães, da mesma mistura ela separava uma parte para fazer esse Bolinho de Pão. Por quê? Por que até ficar pronto o pão demorava né? O processo de assar o pão é um processo que tem todas umas etapas. E o bolinho é mais rápido, e as crianças tinham fome, então era justamente para agradar as crianças, esse polvilhar de açúcar, essa coisa né? Então, ele era um alimento. É como se fosse uma bolacha nossa de hoje em dia, era o Bolinho de Pão que se tinha.” ... “A gente não usava farinha de milho. A gente usava o formento (em Talian) que é o trigo. O trigo era uma das poucas coisas que se comprava né? A nossa região não é forte no trigo. É forte no milho. Até porque é uma associação de culturas né? Para se criar o suíno, precisamos do alimento pro suíno, que é o milho. Então o milho servia tanto para alimentar as pessoas quanto para alimentar os animais.”
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-359
 Título: Capelinha
 Descrição: Essa capelinha evoca o espírito religioso do imigrante colonizador. É utilizada durante a cerimônia do Filò Talian, em especial, na cena ambientada à luz de velas no qual ocorre a procissão e a reza (no idioma Talian) das orações: Pupá Nostro (O Pai Nosso) e Ave Maria.
De acordo com Adriana Maria Portolan: "A fé é um dos pilares da cultura, então nós temos uma referência muito importante à fé. A gente faz uma procissão da santinha. Levamos a santa e então a consagramos naquele momento do Filò, porque era um dos momentos mais importantes desse ritual todo".
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-552
 Título: A alegria
 Descrição: A música, o canto e a dança remetem aos mais genuínos sentimentos do imigrante colonizador em seus momentos de celebração: momentos únicos e inesquecíveis para os turistas que participam do Filò. Na imagem o canto na voz da personagem "Gioconda" (Isabel Pasin Dal Vesco).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-633
 Título: Devoção à Nossa Senhora das Graças
 Descrição: Capelinha com a imagem de Nossa Senhora das Graças padroeira do Filò Talian de Lageado dos Pintos. Esta imagem enfatiza a fé: um dos pilares da colonização taliana e ressignifica um costume fundante da cultura italiana trazida pelos imigrantes colonizadores e seus descendentes. À direita uma imagem com as orações Pai Nosso e Ave Maria no idioma Talian.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-604
 Título: A polenta
 Descrição: A personagem "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa) mostra que a polenta está pronta. Então está na hora de cortá-la do modo mais tradicional: com um barbante, um fio, assim como, faziam os colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-561
 Título: Registros de imagens
 Descrição: O Filò Talian é um evento que proporciona aos turistas trazer para modernidade sensações e sentimentos ancestrais, um momento único que merece ser guardado não somente nas lembranças mas em imagens fotográficas.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-629
 Título: Certificado
 Descrição: "Mèrito Talian 2019 - Certificato de omaio e trofeo consegnà a Filò Talian de Concórdia como ricognossimento del rilevante contributo nela fondassion, promossion e divulgassion del Talian. Nova Erechim/SC, 26 de otobre de 2019." Tradução livre: "Mérito Talian 2019 - Certificado de honra e troféu entregue ao Filò Talian de Concórdia como reconhecimento pela relevante contribuição na fundação, promoção e divulgação do Talian. Nova Erechim/SC, 26 de outubro de 2019".
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-103
 Título: Personagem "Giacomo"
 Descrição: Interpretado pelo senhor Nestor Kosenhoski, o personagem "Giacomo" inicialmente auxilia na recepção aos turistas, inclusive orienta os motoristas no estacionamento. Depois ele vai já pra pra atividade de fotografia e de revelação das fotos.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-907
 Título: Lampião
 Descrição: Os lampiões eram utilizados basicamente para iluminar ambientes e caminhos escuros. Como uma forma de alusão aos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes, os lampiões são parte integrante de várias cenas do Filò Talian. Inegável não mencionar os siginificados que contêm: simbolicamente o lampião detém a luz, a luz que vem à frente, que ilumina o caminho, que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionado ao devir, àquilo que virá, à fé, à esperança, ao futuro iluminado e colorido, longe das trevas... e que faz valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-521
 Título: Os turistas vivendo o Filò
 Descrição: Turistas se divertem com as cenas iniciais do Filò, dançando com as músicas: “Vien qua ninetta” e "Filò".
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-516
 Título: A alegria toma conta do ambiente
 Descrição: A música, as bebidas, as fotografias vão compondo a atmosfera festiva dos turistas que vieram ao Filò Talian no salão de festas do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-547
 Título: A uva e o vinho
 Descrição: A uva e o vinho desempenharam protagonismo na pirâmide alimentar dos imigrantes italianos, costume trazido da Pátria-Mãe, e que também passou a fazer parte da vida em solo brasileiro. Seus descendentes acompanharam a evolução dos processos de produção, mas na essência seguiram a tradição e preservaram o cultivo artesanal das vinhas. A decoração do Paiol dos Pellizzaro inclui objetos que remetem ao cotidiano e à vida desses antepassados.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-223
 Título: Toni e Angela
 Descrição: Uma linda recordação dos personagens protagonizados pelo casal César Pellizzaro (Toni) e Delci Pelizzaro (Angela). Importante homenagem prestada ao personagem "Toni" que tanto fez pela preservação da cultura dos antepassados italianos, e em especial pelo projeto do Filò Talian. Era um produtor rural e empresário, pioneiro do turismo rural na região de Lageado dos Pintos, Concórdia. Faleceu no dia 13/02/2020 aos 53 anos.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-218
 Título: Pequeno relógio de parede
 Descrição: Discretamente posicionado na antiga parede de madeira do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, o pequeno relógio ornamenta e marca o tempo que passa. Traz em si além do significado da passagem do tempo e da história de todos nós, a persistência como forma de superação às dificuldades empreendidas no passado. Além disso, também aponta para as conquistas e alegrias de hoje e do futuro: motivos para boas celebrações.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-214
 Título: Panelas sobre o fogão a lenha
 Descrição: Panelas sobre o fogão a lenha durante a preparação do jantar do Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-215
 Título: Artesanato com palha de milho
 Descrição: Uma das Comissões que integra o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos é a que se destina ao trabalho artesanal com palha de milho. As Comissões são constituídas por pessoas que desejam aprimorar e confeccionar artesanatos. A Comissão de artesanto com palha de milho é coordenada pela senhora Gema Bedin. As artesãs recebem as orientações e com esse conhecimento adquirido desenvolvem trabalhos. Além de ser uma forma de lazer, essas atividades estimulam a criatividade e o convívio social e, com as remuneração com a venda dos produtos, aumentam a renda familiar.
A plantação de milho gera diversos produtos como o fubá, do qual se faz a polenta, e subprodutos como a palha de milho. As artesãs dão preferência ao trabalho com a palha do milho crioulo, e as peças são geralmente de materiais utilitários e decorativos, tendo como diferencial a originalidade. A palha pode passar por um tingimento prévio ou ser usada ao natural. Durante o trabalho de elaboração das peças, a palha é umedecida para facilitar a modelagem. O resultado é um valoroso trabalho artesanal de produtos e cores, e que também integram os símbolos utilizados no Filò Talian. Nas fotos, trabalhos das senhoras Gema Bedin, Helena Zandonai, Lídia Favassa e Lurdes Silva.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-108
 Título: Personagem "Francesca"
 Descrição: Interpretado pela senhora Marla Sgarbossa, a personagem "Francesca", é de uma jovem agricultora residente na comunidade de Lageado dos Pintos. Ela é a responsável por toda essa parte de fotografia do Filò Talian: registra as fotografias, faz a revelação, faz a manutenção dos equipamentos, etc. Além disso, também é a Secretária da Associação.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-905
 Título: Waffler
 Descrição: Antigo utensílio utilizados para fazer Waffles, no idioma Talian: Waffler. As nonas (avós) e bisnonas (bisavós) colocavam uma massinha dentro desse utensílio, que a moldava em formatos de corações. A massa era feita com ovos, farinha, açúcar, fermento e leite. A partir do momento que a mistura ganhava consistência ela era colocada dentro da forma. A partir daí elas tiravam as argolas do fogão a lenha e colocavam esse aparelho sobre o fogo até ficar pronto. Era muito usado para os lanches das crianças: quando chegavam da escola ou em momentos entre as refeições principais. Conteúdo histórico: Adriana Maria Portolan.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-320
 Título: Paiol dos Pellizzaro
 Descrição: Local onde acontece quinzenalmente o evento do Filò Talian. É uma propriedade rural particular pertencente à família Pellizzaro. Está localizada a 7 km do centro da cidade de Concórdia, SC, na comunidade de Lageado dos Pintos. Situada em meio a uma ampla área verde e próxima ao rio Lageado dos Pintos, possui uma arquitetura rústica e completa infraestrutura que inclui restaurante típico italiano, pousada, armazém e uma capela; além disso, possui também inúmeros objetos, instrumentos e artesanatos que remetem à colonização italiana na região.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-405
 Título: Arte decorativa
 Descrição: Motivos decorativos do artesanato local ornamentam e compõem o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-301
 Título: Apoio Cultural da Sicoob Crediauc
 Descrição: A Sicoob Crediauc - Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense é uma instituição financeira não bancária, sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, de pessoas, de natureza simples e sem fins lucrativos, regida por este Estatuto Social e pela legislação vigente, com sede na cidade de Concórdia, SC.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-104
 Título: Ornamentos decorativos
 Descrição: Ornamentos decorativos integram os elementos que remetem aos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes que decoram a propriedade da família Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-327
 Título: Trajes para o Filò
 Descrição: Chapéus, camisas, vestidos, aventais, lenços, etc. Tudo pronto para o Filò que tem início a noite. Essas roupas devidamente dobradas e higienizadas serão usadas pelos visitantes durante o evento do Filò. É um vestuário que remete às vestimentas do cotidiano dos colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-343
 Título: Anjos
 Descrição: Esculturas de anjos na frente da capela do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-339
 Título: Paiol dos Pellizzaro
 Descrição: Local onde acontece quinzenalmente o evento do Filò Talian. É uma propriedade rural particular pertencente à família Pellizzaro. Está localizada a 7 km do centro da cidade de Concórdia, SC, na comunidade de Lageado dos Pintos. Situada em meio a uma ampla área verde e próxima ao rio Lageado dos Pintos, possui uma arquitetura rústica e completa infraestrutura que inclui restaurante típico italiano, pousada, armazém e uma capela; além disso, possui também inúmeros objetos, instrumentos e artesanatos que remetem à colonização italiana na região.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-102
 Título:
 Descrição: Nesta cena o personagem "Nene" (Filipe Pellizzaro), sócio proprietário do Paiol dos Pellizzaro junto com sua mãe, Sra. Delci Pellizzaro (personagem "Angela"), dá as boas vindas aos turistas e comenta sobre o "Caminho da Roça", projeto no qual participam propriedades rurais da região de Lageado dos Pintos; e depois comenta sobre os produtos oferecidos em sua propriedade. Na sequência convida os turistas para um jantar típico italiano. https://caminhodaroca.tur.br/ https://www.instagram.com/paioldospellizzaro/
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-558
 Título: Sinalizações de trânsito
 Descrição: Nas ruas e rodovias que dão acesso ao Paiol dos Pellizzaro, local onde acontece o Filò Talian, sinalizações de trânsito indicam o correto caminho aos motoristas.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-226
 Título: A alegria
 Descrição: A música, o canto e a dança remetem aos mais genuínos sentimentos do imigrante colonizador em seus momentos de celebração: momentos únicos e inesquecíveis para os turistas que participam do Filò. Na imagem o canto na voz da personagem "Gioconda" (Isabel Pasin Dal Vesco).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-701
 Título: O sino
 Descrição: O sino possui a função de comunicar alguma informação a partir das características o qual é tocado. Integra os elementos que remetem aos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes que decoram a propriedade da família Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-325
 Título: Personagem "Ine"
 Descrição: Interpretado pela senhora Inês Mello, a personagem "Ine" inicialmente faz a cena do Ombrelin (sombrinha no idioma Talian), que é a cena em que o soldado volta da Segunda Guerra Mundial e reencontra sua amada: no caso, ela que ficou esperando pela volta dele. Depois ela fica fazendo a dressa (trança no idioma Talian) para o chapéus de palha durante o evento. Ela também contribui durante a venda dos produtos ao final.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-912
 Título: São Francisco e a pia de água benta
 Descrição: Pia de água benta localizada sob a imagem de São Francisco à frente da capela do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-340
 Título: Antigo par de tamancos
 Descrição: Feitos de madeira e couro, esse tipo de tamancos geralmente era usado pelos colonos italianos colonizadores; um calçado simples produzido com os materiais disponíveis localmente. No figurino usado durante a cerimônia do Filò alguns personagens vestem calçados como esses, fazendo uma alusão às vestimentas de seus nonos (avôs) e bisnonos (bisavôs).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-307
 Título: Bigoli
 Descrição: O Bigoli é uma massa feita na forma de fio longo e grosso, e que é exturdada com um aparelho chamado Bigolaro. Essa forma artesanal de produzir massa, remonta ao saber fazer trazido pelos imigrantes colonizadores e seus descendentes. Durante o Filò Talian a personagem "Helena" (Helena Zandonai) interpreta para os turistas essa cena que demonstra como era produzido pelos antepassados o Bigoli utilizando o Bigolaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-505
 Título: Altar da capela do Paiol dos Pellizzaro
 Descrição: Detalhe do altar da capela onde há também uma homenagem especial ao Sr. César Pellizzaro, proprietário do Paiol dos Pellizzaro. Ele atuou como o personagem "Toni" no Filò Talian e também contribuiu muito pela preservação da cultura dos antepassados italianos, e em especial pelo projeto do Filò. Era um produtor rural e empresário, pioneiro do turismo rural na região de Lageado dos Pintos, Concórdia. Faleceu no dia 13/02/2020 aos 53 anos.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-342
 Título: O ramo de arruda
 Descrição: A personagem "Phyna" (Iraci Pellizzaro), que também é benzedeira, traz um ramo de arruda para fazer o benzimento da comadre "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa) e seu bambino ("bebê" traduzido do Talian).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-623
 Título: Mel e doces de frutas em compotas
 Descrição: Produtos elaborados artesanalmente com aromas e sabores ancestrais são comercializados no Armazém Nona Thereza do Paiol dos Pellizzaro: iguarias que preservam o saber fazer trazidos pelos imigrantes italianos e seus descendentes.
Esse armazém de secos e molhados remete aos antigos armazéns que haviam nas colônias.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-407
 Título: Cena do Ombrelin (sombrinha no idioma Talian): o soldado que retorna da Segunda Guerra Mundial
 Descrição: Cena do Filò Talian na qual "Naldo" (Agenor Frigo), que é um soldado que sobrevive ao fim da Segunda Guerra Mundial, retorna para ter uma nova vida aqui na América. Ele deseja uma boa noite aos presentes e conta que esteve lutando na Batalha de Monte Castello na Itália, e que tinha "bala de lá, bala de cá" mas que sobreviveu. Reencontra sua amada "Ine" (Inês Mello) que ficou esperando por ele. Naldo é recebido com alegria pela comunidade, que no Filò, é representada pelos outros personagens e turistas. Com um Ombrelin (sombrinha no idioma Talian) em mão "Naldo" e "Ine" conduzem as pessoas para um passeio ao som da tradicional música “Vien qua ninetta”. Na sequência ele ainda convida os presentes: “Vieram para fazer Filò? Que coisa boa! Agora que já cantamos todos juntos, já passeamos, “andemo si andemo no andemo sta sera a far filò, cena!!! (ceia em Talian), e a cena segue com a música "Filò" com todos seguem em direção ao Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-515
 Título: Artesanato com palha de milho
 Descrição: Uma das Comissões que integra o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos é a que se destina ao trabalho artesanal com palha de milho. As Comissões são constituídas por pessoas que desejam aprimorar e confeccionar artesanatos. A Comissão de artesanto com palha de milho é coordenada pela senhora Gema Bedin. As artesãs recebem as orientações e com esse conhecimento adquirido desenvolvem trabalhos. Além de ser uma forma de lazer, essas atividades estimulam a criatividade e o convívio social e, com as remuneração com a venda dos produtos, aumentam a renda familiar.
A plantação de milho gera diversos produtos como o fubá, do qual se faz a polenta, e subprodutos como a palha de milho. As artesãs dão preferência ao trabalho com a palha do milho crioulo, e as peças são geralmente de materiais utilitários e decorativos, tendo como diferencial a originalidade. A palha pode passar por um tingimento prévio ou ser usada ao natural. Durante o trabalho de elaboração das peças, a palha é umedecida para facilitar a modelagem. O resultado é um valoroso trabalho artesanal de produtos e cores, e que também integram os símbolos utilizados no Filò Talian. Na foto a senhora Gema Bedin.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-111
 Título: Recepção aos turistas
 Descrição: A antiga estrebaria hoje revitalizada é o palco de recepção aos turistas; local onde eles escolhem e vestem os trajes que irão usar durante o Filò Talian, recebem as boas vindas dos atores, e onde também são servidos o chá e os tradicionais Bolinhos de Pão.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-501
 Título: A janta está pronta
 Descrição: Um jantar típico italiano está pronto para os turistas. São aproximadamente cem pessoas para o jantar, que foi preparado pela personagem "Angela" (Delci Pellizzaro) e suas duas auxiliares de cozinha, utilizando produtos produzidos na própria propriedade do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-615
 Título: A alegria
 Descrição: A música, o canto e a dança remetem aos mais genuínos sentimentos do imigrante colonizador em seus momentos de celebração: momentos únicos e inesquecíveis para os turistas que participam do Filò. Na imagem o canto na voz da personagem "Gioconda" (Isabel Pasin Dal Vesco).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-627
 Título: Recepção aos turistas
 Descrição: A antiga estrebaria hoje revitalizada é o palco de recepção aos turistas; local onde eles escolhem e vestem os trajes que irão usar durante o Filò Talian, recebem as boas vindas dos atores, e onde também são servidos o chá e os tradicionais Bolinhos de Pão.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-503
 Título: Antigo fole soprador para fogo
 Descrição: Este fole manual era usado para acender o fogo. Remete ao cotidiano dos colonizadores italianos e seus descendentes, e faz parte dos objetos que ambientam o salão de festas do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-221
 Título: ... e o Filò começou!
 Descrição: A música e os elementos simbólicos que remetem à imigração italiana preenchem o ambiente, os personagens motivam o público. O personagem "Nene" (Filipe Pellizzaro) serve as bebidas: água, sucos e vinhos, começa o Filò Talian no salão de festas do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-543
 Título: Plantas decorativas
 Descrição: Plantas decorativas que adornam a propriedade da família Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-326
 Título: Reflexos
 Descrição: Imagem da paisagem refletida no antigo vidro: o encontro de um passado-presente.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-338
 Título: Registros de imagens
 Descrição: O Filò Talian é um evento que proporciona aos turistas trazer para modernidade sensações e sentimentos ancestrais, um momento único que merece ser guardado não somente nas lembranças mas em imagens fotográficas.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-630
 Título: O salame
 Descrição: É um embutido de grande valor proteico produzido e consumido especialmente em propriedades rurais. Consiste de carne, geralmente de porco, fermentada e seca ao ar. Se consitui em uma importante forma de conservar carnes e de prover suprimento alimentar nos períodos de escassez. Assim como outros elementos histórico-culturais, possui um grande valor simbólico agregado remetendo aos tempos da colonização. Durante o Filò Talian faz parte da ambientação do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-315
 Título: Os registros fotográficos
 Descrição: Um momento ímpar que merece ser registrado e guardado no coração de todos os turistas que vieram ao Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-556
 Título: Antiga espingarda
 Descrição: Integra a decoração do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro e remetem à memória dos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-324
 Título: O benzimento
 Descrição: Com um ramo de arruda na mão, a personagem "Phyna" (Iraci Pellizzaro), que também é benzedeira, faz um benzimento coletivo de turistas que, espontaneamente, tiveram se interessaram em participar.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-625
 Título: A tradicional
 Descrição: Estando a polenta pronta no fogão a lenha, nesta cena a personagem "Phyna" (Iraci Pellizzaro ) demonstra para os turistas a tradicional "virada" da polenta sobre o Panaro (tábua de virar polenta): um modo de fazer que costumeiramente era usado pelas famílias dos colonizadores, e o é ainda nos dias de hoje.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-560
 Título: Personagens decorativos
 Descrição: Nos jardins do Paiol dos Pellizzaro, esculturas de pequenos personagens da colônia, como as crianças, emolduram a beleza dos espaços externos da propriedade.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-409
 Título: Boa vinda aos turistas ao salão de festas do Paiol dos Pellizzaro
 Descrição: Nesta cena o personagem "Naldo" (Agenor Frigo) dá as boas vindas aos turistas ao salão de festas do Paiol dos Pellizzaro. Comenta sobre o grande número de turistas que já participaram do Filò com eles, mas que cada vez que acontece ele é muito especial: único! Na sequência comenta sobre alguns detalhes específicos sobre, a sequência de cenas que estão por vir, e outras orientações aos turistas.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-555
 Título: Oração e fé
 Descrição: Momento de grande introspecção e espiritualidade quando a capelinha com a imagem de Nossa Senhora das Graças é aposta à mesa do palco principal do Filò. Nossa Senhora das Graças é a padroeira do Filò Talian de Lageado dos Pintos. Esta imagem enfatiza a fé: um dos pilares da colonização taliana, e ressignifica um costume fundante da cultura italiana trazida pelos imigrantes colonizadores e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-609
 Título: Artesanato com palha de milho
 Descrição: Uma das Comissões que integra o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos é a que se destina ao trabalho artesanal com palha de milho. As Comissões são constituídas por pessoas que desejam aprimorar e confeccionar artesanatos. A Comissão de artesanto com palha de milho é coordenada pela senhora Gema Bedin. As artesãs recebem as orientações e com esse conhecimento adquirido desenvolvem trabalhos. Além de ser uma forma de lazer, essas atividades estimulam a criatividade e o convívio social e, com as remuneração com a venda dos produtos, aumentam a renda familiar.
A plantação de milho gera diversos produtos como o fubá, do qual se faz a polenta, e subprodutos como a palha de milho. As artesãs dão preferência ao trabalho com a palha do milho crioulo, e as peças são geralmente de materiais utilitários e decorativos, tendo como diferencial a originalidade. A palha pode passar por um tingimento prévio ou ser usada ao natural. Durante o trabalho de elaboração das peças, a palha é umedecida para facilitar a modelagem. O resultado é um valoroso trabalho artesanal de produtos e cores, e que também integram os símbolos utilizados no Filò Talian. Nas fotos, trabalhos das senhoras Gema Bedin, Helena Zandonai, Lídia Favassa e Lurdes Silva.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-110
 Título: Flores
 Descrição: Singelas flores emolduram e ornamentam os espaços externos da propriedade da família Pellizzaro. Agregam beleza ao ambiente e remetem a antigos costumes praticados pelos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes; uma tradição mantida por seus herdeiros.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-352
 Título: Panelas decorativas
 Descrição: Utensílios que ornamentam e compõem as instalaçãoes do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-347
 Título: Pequena cesta de madeira
 Descrição: Ornamentos decorativos como este, feito artesanalmente em madeira, integram os elementos que remetem aos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes que decoram a propriedade da família Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-329
 Título: Oração e fé
 Descrição: Num momento de grande introspecção e espiritualidade a capelinha com a imagem de Nossa Senhora das Graças, padroeira do Filò Talian de Lageado dos Pintos, chega à mesa do palco principal. Ao redor da mesa as personagens "Rosa" (Rosalina Stedille), "Maria" (Maria Vieira), "Ine" (Inês Mello), "Helena" (Helena Zandonai) e outros personagens do Filò, representando a família taliana: as nonas (avós), bisnonas (bisavós), nonos (avôs) e bisnonos (bisavôs). Os presentes rezam a oração do Pai Nosso e da Ave Maria em Talian. Esta cena enfatiza a fé: um dos pilares da colonização taliana, e ressignifica um costume fundante da cultura italiana trazida pelos imigrantes colonizadores e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-606
 Título: A alegria
 Descrição: A música, o canto e a dança remetem aos mais genuínos sentimentos do imigrante colonizador em seus momentos de celebração: momentos únicos e inesquecíveis para os turistas que participam do Filò. Na imagem o canto na voz da personagem "Gioconda" (Isabel Pasin Dal Vesco).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-618
 Título: Livro do Filò Talian
 Descrição: Todos os participantes recebem durante o Filò Talian um livro personalizado, que contém: um pouco da história da imigração italiana para o sul do Brasil, dos antepassados que chegaram a Lageado dos Pintos, fotografias do Filò de Lageado dos Pintos e de Lindóia do Sul, e também letras das músicas que são cantadas durante o evento. Nas imagens estão algumas das páginas desse pequeno livro, que inlcui músicas como: Filò, La Verginella, Canto Degli Imigranti, La Bella Polenta, Calsa Concórdia, Quel Mazzolin Di Fiori, Va Pensiero, entre outras.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-801
 Título: Antiga mala
 Descrição: Esse tipo de mala geralmente foi usada pelos colonos italianos colonizadores; era um acessório simples produzido com os materiais disponíveis localmente. No figurino usado durante o Filò, o personagem "Naldo" (Agenor Frigo) utilizada essa mala para compor sua indumentária, na cena em que o soldado retorna da Segunda Guerra Mundial e reencontra sua amada. Depois a mala é levada para o salão de festas onde acontecem outras cenas, e junto com outros elementos simbólicos que remetem à colonização, vai integrar o cenário do Filò Talian.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-308
 Título: Fornalha do fogão a lenha
 Descrição: Na imagem a lenha que se transforma em brasa ardente e que alimenta o calor do fogão a lenha.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-401
 Título: Procissão de Nossa Senhora das Graças
 Descrição: Nesta cena a personagem "Marieta" (Adriana Maria Portolan) orienta os turistas que vão participar da procissão que vai conduzir, à luz de velas, a capelinha com a imagem de Nossa Senhora das Graças. A Nossa Senhora das Graças é a padroeira do Filò Talian de Lageado dos Pintos. Eles entrarão em silêncio, caminharão lentamente até o palco principal e depositarão lá na mesa a capelinha. Lá estarão esperando as personagens "Rosa" (Rosalina Stedille), "Maria" (Maria Vieira), "Ine" (Inês Mello), "Helena" (Helena Zandonai) e outros personagens do Filò, representando a família taliana: as nonas (avós), bisnonas (bisavós), nonos (avôs) e bisnonos (bisavôs). Em sinal de maior respeito durante esse momento do Filò, todos tiram o chapéu de palha e, depois de algumas palavras de "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa), rezam a oração do Pai Nosso e da Ave Maria em Talian; uma cena de grande comoção e espiritualidade. Esta cena enfatiza a fé: um dos pilares da colonização taliana, e ressignifica um costume fundante da cultura italiana trazida pelos imigrantes colonizadores e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-603
 Título: Espaço rural regional: constatações e considerações - Projeto Filò (parte 4)
 Descrição: Artigo de 27 de julho de 2019, do Professor Jairo Marchesan, para O Jornal de Concórdia, SC. No artigo o Professor Marchesan aborda a origem e a história do Filò e de como ele era realizado no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Comenta sobre o seu ineditismo e a forma de como é realizado em Lageado dos Pintos. Exalta seu ineditismo, fato que o torna um patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-106
 Título: Corrente metálica para sustentação de panelas de ferro
 Descrição: Essa corrente era utilizada quando se tinha fogo de chão. Servia para sustentar a panela e ajustar a sua altura com relação ao fogo. É um dos objetos que integra a decoração do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro e remete à vida dos colonizadores italianos e seus descendentes.
Pertenceu à família de Adriana Maria Portolan. De acordo com ela: “esta corrente eu trouxe pra cá faz pouco tempo. Esta corrente é da minha família. Esta corrente é que deu suporte pra muitas panelas. Eu já vou pendurar pra tu veres. Esta corrente era onde tinha fogo de chão. Colocava a corrente pendurada presa com um gancho ao teto e ajustava o comprimento dela para regular a distância da panela ao fogo. É da história da minha família.”
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-321
 Título: Andemo sta sera a far filò (Vamos essa noite fazer filò, no idioma Talian)
 Descrição: Cantando a música "Filò" (andemo si andemo no andemo sta sera a far filò), os participantes do Filò seguem em direção ao salão de festas onde serão apresentadas algumas cenas do espetáculo e onde também acontece a ceia. Essa cena de deslocamento entre o galpão para o paiol ressignifica o andar nas estradas dos colonizadores italianos e seus descendentes em direção ao filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-527
 Título: Registros que materializam sentimentos
 Descrição: Um passado que ressoa em imagens no presente.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-519
 Título: Numeração das mesas
 Descrição: A numeração das mesas do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro é elaborada com reutilização e pintura de madeiras, perfazendo uma decoração rústica e original de grande beleza.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-302
 Título: Personagem "Helena"
 Descrição: Interpretado pela senhora Helena Zandonai, a personagem "Helena" é sorela (irmã no idioma Talian) da personagem "Ine" (Inês Mello). Elas duas são moradores lá Comunidade de Lageado dos Pintos. Elas fazem a dressa (trança no idioma Talian) para os chapéus, as tranças do chapéus. A "Helena" faz a cena do Bigoli ela passa a massa no Bigolaro e daí demonstra como se fazia o macarrão antigamente. É ela a atriz que entra com a santinha e que conduz a procissão. No decorrer do evento ela fica fazendo a dressa.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-911
 Título: ... e o Filò começou!
 Descrição: A música e os elementos simbólicos que remetem à imigração italiana preenchem o ambiente, os personagens motivam o público. O personagem "Nene" (Filipe Pellizzaro) serve as bebidas: água, sucos e vinhos, começa o Filò Talian no salão de festas do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-545
 Título: Oração e fé
 Descrição: Num momento de grande introspecção e espiritualidade a capelinha com a imagem de Nossa Senhora das Graças, padroeira do Filò Talian de Lageado dos Pintos, chega à mesa do palco principal. Ao redor da mesa as personagens "Rosa" (Rosalina Stedille), "Maria" (Maria Vieira), "Ine" (Inês Mello), "Helena" (Helena Zandonai) e outros personagens do Filò, representando a família taliana: as nonas (avós), bisnonas (bisavós), nonos (avôs) e bisnonos (bisavôs). Os presentes rezam a oração do Pai Nosso e da Ave Maria em Talian. Esta cena enfatiza a fé: um dos pilares da colonização taliana, e ressignifica um costume fundante da cultura italiana trazida pelos imigrantes colonizadores e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-608
 Título: A polenta
 Descrição: Um momento ímpar que merece ser registrado e guardado no coração de todos os turistas que vieram ao Filò. A polenta, um ícone da imigração italiana, já está sendo preparada para a ceia; e o fogão a lenha que a esquenta e aquece o ambiente também. Base da alimentação dos imigrantes italianos colonizadores e seus descendentes, a polenta tem a ver até com a sua própria identidade. Era parte de todas as refeições do dia, e para fazê-la, eles usavam a própria farinha que produziam a partir do milho que plantavam e colhiam. Ela era e é consumida até os dias de hoje de várias formas: cremosa, frita, grelhada, etc.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-546
 Título: Giramundo
 Descrição: Os tradicionais giramundos são enfeites artesanais no formato de uma estrela, um poliedro denominado hexecontaedro rômbico: sólidos compostos por 60 losangos que, unidos, formam uma espécie de estrela. Geralmente são produzidos com papelão e tecido, e o saber fazer de montá-los tem passado de mães para filhas por meio da história oral. Em uma das Comissões que integram o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos as artesãs fazem trabalhos como esse.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-535
 Título: A polenta
 Descrição: A polenta já está sendo preparada para a ceia, e o fogão a lenha que a esquenta e aquece o ambiente também. Base da alimentação dos imigrantes italianos colonizadores e seus descendentes, a polenta tem a ver até com a sua própria identidade. Era parte de todas as refeições do dia, e para fazê-la, eles usavam a própria farinha que produziam a partir do milho que plantavam e colhiam. Ela era e é consumida até os dias de hoje de várias formas: cremosa, frita, grelhada, etc.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-539
 Título: Lampião
 Descrição: Os lampiões eram utilizados basicamente para iluminar ambientes e caminhos escuros. Como uma forma de alusão aos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes, os lampiões são parte integrante de várias cenas do Filò Talian. Inegável não mencionar os siginificados que contêm: simbolicamente o lampião detém a luz, a luz que vem à frente, que ilumina o caminho, que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionado ao devir, àquilo que virá, à fé, à esperança, ao futuro iluminado e colorido, longe das trevas... e que faz valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-310
 Título: Janelas
 Descrição: Um olhar dentro e fora.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-349
 Título: O jantar
 Descrição: Ao som da música que remete aos mais genuínos sentimentos do imigrante colonizador, um momento de celebração entre os turistas presentes ao jantar típico italiano. Com o alimento que traz em si o trabalho de mãos que reproduzem sabores ancestrais, o saber fazer que ultrapassa gerações é desfrutado por todos: momentos únicos e inesquecíveis.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-617
 Título: Retratos de família
 Descrição: O salão de festas do Paiol dos Pellizzaro é o local onde é realizado o Filò Talian. A decoração inclui retratos de família emoldurados que remetem aos antepassados colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-336
 Título: Personagem "Angelin"
 Descrição: Interpretado pelo senhor Pedrotti, o personagem "Angelin" é o gaiteiro substituto. Ele participa do Filò tocando o acordeon, a gaita, nos períodos em que é necessário fazer um rodízio com gaiteiro titular, o senhor Pasin (personagem "Mingo"). Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-902
 Título: A janta está pronta
 Descrição: Um jantar típico italiano está pronto para os turistas. São aproximadamente cem pessoas para o jantar, que foi preparado pela personagem "Angela" (Delci Pellizzaro) e suas duas auxiliares de cozinha, utilizando produtos produzidos na própria propriedade do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-612
 Título: Panelas sobre o fogão a lenha
 Descrição: Panelas sobre o fogão a lenha durante a preparação do jantar do Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-216
 Título: Antigas madeiras
 Descrição: As marcas da passagem do tempo impregnada nos sulcos nas antigas madeiras, remetem às famílias que ali habitaram e construíram suas vidas. Deixaram como legado a persistência e a determinação frente à dor, como a melhor forma de superar os obstáculos e construir algo ainda maior para suas existências, para seus filhos e seus netos.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-334
 Título: Chegam os protagonistas do Filò Talian
 Descrição: Integrando-se aos turistas, os protagonistas do Filò Talian chegam vestindo trajes que remetem à história da imigração italiana na região. Associados a elementos como a música, lampiões, chapéus e bolsas de palha, mala, ramalhete de flores, bebê ao colo, a "dressa" (trança no idioma Talian), integram um momento marcante quando o passado vem de encontro ao presente. Atores e turistas comemoram e dançam esse momento.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-514
 Título: Artesanatos
 Descrição: Produtos artesanais comercializados no Armazém Nona Thereza do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-358
 Título: Chapéus de palha
 Descrição: Utilizado nas atividades da roça, os chapéus de palha fazem parte da indumentária do colono desde os primórdios da colonização até os dias de hoje. Geralmente são produzidos artesanalmente na própria comunidade. Esses chapéus são manufaturados a partir do trançado da palha. Depois de pronta a trança ("dressa" no idioma Talian), ela vai sendo conformada: dobrando, virando, rodeando, até que o chapéus estejam prontos.
Durante o Filò, personagens e turistas usam chapéus de palha como parte do traje do evento.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-309
 Título: Personagem "Nene"
 Descrição: Interpretado pelo senhor Filipe Pellizzaro, a personagem "Nene", durante o Filò, tem um fala onde ele apresenta do espaço do Paiol dos Pellizzaro e comenta sobre o "Caminho da Roça". É o responsável pela coordenação das bebidas servidas durante o evento, bem como, é o responsável pelos contatos com os visitantes e pela gestão comercial da Associação Filò. Junto com sua mãe, a personagem "Angela" (Delci Pellizzaro), fazem a gestão da propriedade e cuidam de toda a infraestrutura do local para o Filò, em especial, dedicam-se à preservação da tradição da cultura alimentar da imigração italiana na região. Filipe é Engenheiro Ambiental e Sanitarista formado pela Universidade do Contestado. É filho de César Pellizzaro, que atuou no Filò como o personagem "Toni" e faleceu em 2020. César, muito fez pela preservação da cultura dos antepassados italianos, e em especial pelo projeto do Filò Talian. Era um produtor rural e empresário, pioneiro do turismo rural na região de Lageado dos Pintos. Filipe segue os passos de seu pai com grande desenvoltura.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-917
 Título: A mão que conduz o castiçal com a vela acesa
 Descrição: Procissão que leva a capelinha com a imagem de Nossa Senhora das Graças até o palco principal. A Nossa Senhora das Graças é a padroeira do Filò Talian de Lageado dos Pintos. Esta cena enfatiza a fé: um dos pilares da colonização taliana, e ressignifica um costume fundante da cultura italiana trazida pelos imigrantes colonizadores e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-605
 Título: Camisas e chapéus
 Descrição: Tudo pronto para o Filò que tem início a noite. Essas pelas de roupas devidamente dobradas e higienizadas serão usadas pelos visitantes durante o evento do Filò. É um vestuário que remete às vestimentas do cotidiano dos colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-344
 Título: Chapéus de palha
 Descrição: Utilizado nas atividades da roça, os chapéus de palha fazem parte da indumentária do colono desde os primórdios da colonização até os dias de hoje. Geralmente são produzidos artesanalmente na própria comunidade. Esses chapéus são manufaturados a partir do trançado da palha. Depois de pronta a trança ("dressa" no idioma Talian), ela vai sendo conformada: dobrando, virando, rodeando, até que o chapéus estejam prontos.
Durante o Filò, personagens e turistas usam chapéus de palha como parte do traje do evento.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-537
 Título: Filò Talian na mídia
 Descrição: Reportagens jornalísticas que tem marcado a trajetória do Filò Talian de Lageado dos Pintos, Concórdia, SC.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-202
 Título: Velas acesas
 Descrição: Sobre as mesas do salão de festas, as velas acesas dentro vidros, formam rústicos castiçais aos moldes do que acontecia na colônia, nos tempos dos colonizadores italianos e seus descendentes. São fontes de luz quente que delineiam com beleza os contornos das pessoas.
As velas basicamente servem para iluminar os ambientes internos das casas. Inegável não mencionar os siginificados que ela contém: simbolicamente detém a luz sagrada, a luz que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionada à fé, à oração, à proteção divina, à bênção, à esperança, à certeza das coisas... e que sustenta o espírito para fazer valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente. Remetem à religiosidade que sustentou o imigrante colonizador na dura trajetória que empreendeu na sua nova terra.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-534
 Título: Velas acesas
 Descrição: Sobre as mesas do salão de festas, as velas acesas dentro vidros, formam rústicos castiçais aos moldes do que acontecia na colônia, nos tempos dos colonizadores italianos e seus descendentes. São fontes de luz quente que delineiam com beleza os contornos das pessoas.
As velas basicamente servem para iluminar os ambientes internos das casas. Inegável não mencionar os siginificados que ela contém: simbolicamente detém a luz sagrada, a luz que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionada à fé, à oração, à proteção divina, à bênção, à esperança, à certeza das coisas... e que sustenta o espírito para fazer valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente. Remetem à religiosidade que sustentou o imigrante colonizador na dura trajetória que empreendeu na sua nova terra.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-532
 Título: Armazém Nona Thereza
 Descrição: Produtos elaborados artesanalmente com aromas e sabores ancestrais são comercializados no Armazém Nona Thereza do Paiol dos Pellizzaro: iguarias que preservam o saber fazer trazidos pelos imigrantes italianos e seus descendentes.
Esse armazém de secos e molhados remete aos antigos armazéns que haviam nas colônias.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-406
 Título: Façoleto
 Descrição: Rosário e moedas eram amarradas em um lenço (façoleto) que as nonas (avós) guardavam consigo. Conteúdo histórico e modelo fotográfico: Adriana Maria Portolan.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-210
 Título: A grande panela e o fogão a lenha
 Descrição: Uma cena típica das colônias e das cozinhas das casas dos imigrantes italianos e seus descendentes que vieram pra Lageados dos Pintos.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-410
 Título: Utensílios de cozinha
 Descrição: Utensílios que ornamentam e compõem o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o Filò. Detalhe para o maço de macela pendurada para secar, aromatizar o ambiente e depois ser usada para fazer chá.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-213
 Título: Turistas vestidos para o Filò Talian
 Descrição: Usando roupas que remetem aos imigrantes colonizadores italianos, o grupo de turistas posa para uma foto oficial.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-508
 Título: Turistas vestidos para o Filò Talian
 Descrição: Usando roupas que remetem aos imigrantes colonizadores italianos, o grupo de turistas posa para uma foto oficial.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-512
 Título: A vela acesa
 Descrição: As velas basicamente servem para iluminar os ambientes internos das casas. Inegável não mencionar os siginificados que ela contém: simbolicamente detém a luz sagrada, a luz que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionada à fé, à oração, à proteção divina, à bênção, à esperança, à certeza das coisas... e que sustenta o espírito para fazer valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente. Remetem à religiosidade que sustentou o imigrante colonizador na dura trajetória que empreendeu na sua nova terra.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-335
 Título: Reflexos
 Descrição: Espelhos ovais refletindo artesanatos feitos na localidade de Lageado dos Pintos. Local: Armazém Nona Thereza do Paiol dos Pellizzaro. Modelo fotográfico: Adriana Maria Portolan.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-355
 Título: Artesanato com palha de milho
 Descrição: Uma das Comissões que integra o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos é a que se destina ao trabalho artesanal com palha de milho. As Comissões são constituídas por pessoas que desejam aprimorar e confeccionar artesanatos. A Comissão de artesanto com palha de milho é coordenada pela senhora Gema Bedin. As artesãs recebem as orientações e com esse conhecimento adquirido desenvolvem trabalhos. Além de ser uma forma de lazer, essas atividades estimulam a criatividade e o convívio social e, com as remuneração com a venda dos produtos, aumentam a renda familiar.
A plantação de milho gera diversos produtos como o fubá, do qual se faz a polenta, e subprodutos como a palha de milho. As artesãs dão preferência ao trabalho com a palha do milho crioulo, e as peças são geralmente de materiais utilitários e decorativos, tendo como diferencial a originalidade. A palha pode passar por um tingimento prévio ou ser usada ao natural. Durante o trabalho de elaboração das peças, a palha é umedecida para facilitar a modelagem. O resultado é um valoroso trabalho artesanal de produtos e cores, e que também integram os símbolos utilizados no Filò Talian. Na foto a senhora Helena Zandonai.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-112
 Título: Utensílios de cozinha
 Descrição: Utensílios que ornamentam e compõem o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-319
 Título:
 Descrição: Os toaletes feminino e masculino, respectivamente, são indicados de acordo com o idioma Talian. Internamente esses toaletes são equipados de acordo com os padrões das instalações hidráulicas e sanitárias atuais, no entanto, a ante-sala é decorada com elementos que remetem às antigas latrinas utilizadas pelos colonizadores. Por exemplo, o sabugos de milho colocados em uma cesta à frente das portas configura-se em um elemento histórico importante relacionado à higiene íntima das pessoas.
Conta a história, que com o passar do tempo, começaram a ser construídos espaços externos às residências para utilização de necessidades fisiológicas (evacuação) das pessoas; os quais eram denominados de "patentes". Eram feitos em madeira, ficavam altos do chão, e no seu interior tinham um assento com uma cavidade central, onde as pessoas sentavam e podiam evacuar. Os dejetos caiam num fosso localizado na parte inferior do recinto onde ficavam depositados. Na colônia, assim como em tantas outras situações da vida do agricultor, os materiais que sobravam ou que não tinham uma finalidade específica eram denominados: "restolhos". Para o asseio pessoal, nos primórdios, eram usadas ervas ou folhas de plantas. No decorrer do tempo, as espigas do milho debulhado que sobravam passaram a ter também essa utilização; e normalmente ficavam disponibilizadas junto ao vaso sanitário com a finalidade de serem usadas para higienização das partes íntimas das pessoas após a evacução. Era um costume habitual das famílias dos colonos.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-204
 Título: Chapéu de palha
 Descrição: Utilizado nas atividades da roça, os chapéus de palha fazem parte da indumentária do colono desde os primórdios da colonização até os dias de hoje. Geralmente são produzidos artesanalmente na própria comunidade. Esses chapéus são manufaturados a partir do trançado da palha. Depois de pronta a trança ("dressa" no idioma Talian), ela vai sendo conformada: dobrando, virando, rodeando, até que o chapéus estejam prontos.
Durante o Filò, personagens e turistas usam chapéus de palha como parte do traje do evento.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-522
 Título: Personagem "Gioconda"
 Descrição: Interpretado pela senhora Isabel Pasin Dal Vesco, a personagem "Gioconda" é a principal cantora do Filò. Dona de uma belíssima voz, pessoalmente dedica-se ao estudo da música, em especial do canto e da voz. Integrada também com o canto coral, a Sra. Isabel é a responsável pelo grupo da música, do qual faz a condução. É a Presidente da Associação do Filò Talian.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-909
 Título: Pão de Pombinha
 Descrição: É um pequeno pão feito pra agradar as crianças, que tem o formato de uma pequena pomba e cujos olhos são feitos com feijão. É servido ao final do Filò para acompanhar o "Brodo", um caldo feito com as partes que não foram utilizadas dos frangos: pés, ossos, cartilagens, etc.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-634
 Título: A polenta
 Descrição: Um momento ímpar que merece ser registrado e guardado no coração de todos os turistas que vieram ao Filò. A polenta, um ícone da imigração italiana, já está sendo preparada para a ceia; e o fogão a lenha que a esquenta e aquece o ambiente também. Base da alimentação dos imigrantes italianos colonizadores e seus descendentes, a polenta tem a ver até com a sua própria identidade. Era parte de todas as refeições do dia, e para fazê-la, eles usavam a própria farinha que produziam a partir do milho que plantavam e colhiam. Ela era e é consumida até os dias de hoje de várias formas: cremosa, frita, grelhada, etc.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-548
 Título: Bolinho de Pão - Parte 2: Fritura e polvilhamento de açúcar
 Descrição: É um confeito tradicional que era feito pelas nonas (avós) e bisnonas (bisavós). A Sra. Delci Pellizzaro, proprietária do Paiol dos Pellizzaro e também a personagem "Angela" do Filò Talian, prepara os Bolinhos de Pão com o saber fazer herdado das famílias de imigrantes italianos e seus descendentes. Nas imagens, seu filho Filipe Pellizzaro, o personagem "Nene" do Filò, participa desta etapa da elaboração dos Bolinhos de Pão. Uma bonita demonstração de que a tradição que está passando de pais para filhos.
Na 1ª etapa ela prepara a massa usando como ingredientes: farinha de trigo, água morna, fermento, óleo (gordura de galinha), sal e açúcar. A proporção dos ingredientes pode variar dependendo de fatores que vão desde o tipo e qualidade dos insumos, até as condições climáticas como: temperatura, umidade, etc. A elaboração da masss compreende: misturar os ingredientes numa tigela, amassar bem a massa numa mesa, deixar crescer, depois enrolar e cortar em fatias. Essas fatias são cortadas em pedaços menores, que a seguir são manualmente achatados num formato que se aproxima ao de uma espécie de bolacha.
Na 2ª etapa a massa é frita em banha de porco em uma grande panela de ferro, e depois de frita é polvilhada com açúcar. A seguir os Bolinhos de Pão são colocados numa cesta que mais tarde será levada e oferecida para os turistas que chegam ao Filò. Assim, os turistas já são recebidos com festa e com os Bolinhos de Pão.
De acordo com Adriana Maria Portolan: "O preparo do Bolinho de Pão da nona era feito deixando o fermento de batata sendo produzindo desde a noite anterior, e aí ela ia fazer uma fornada de pão pra família, que era aquele forno de barro colocado lá no quintal da casa. Ela fazia os pães e dessa quantidade de pães, da mesma mistura ela separava uma parte para fazer esse Bolinho de Pão. Por quê? Por que até ficar pronto o pão demorava né? O processo de assar o pão é um processo que tem todas umas etapas. E o bolinho é mais rápido, e as crianças tinham fome, então era justamente para agradar as crianças, esse polvilhar de açúcar, essa coisa né? Então, ele era um alimento. É como se fosse uma bolacha nossa de hoje em dia, era o Bolinho de Pão que se tinha.” ... “A gente não usava farinha de milho. A gente usava o formento (em Talian) que é o trigo. O trigo era uma das poucas coisas que se comprava né? A nossa região não é forte no trigo. É forte no milho. Até porque é uma associação de culturas né? Para se criar o suíno, precisamos do alimento pro suíno, que é o milho. Então o milho servia tanto para alimentar as pessoas quanto para alimentar os animais.”
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-411
 Título: Mobiliário
 Descrição: Móveis e utensílios que faziam parte do cotidiano da vida dos colonizadores ornamentam e compõem o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-209
 Título: Canção: Noantri Que Semo Taliani
 Descrição: De autoria do Sr. Valdemiro Pastore (Miro), essa linda canção apresentada durante o Filò Talian exalta as qualidades do lugar onde ele mora: Lageado dos Pintos, Concórdia. Na canção ele enfatiza a alegria dos moradores, as cores da natureza, o agroturismo, a cascata, o salame, o vinho, a polenta, o milho, a mandioca, o açúcar, a cachaça, o butiá, etc.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-350
 Título: Planta decorativa
 Descrição: Plantas decorativas que adornam a propriedade da família Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-331
 Título: Canga
 Descrição: É uma peça de madeira encaixada sobre a cabeça de animais de tração, geralmente bois, para que possam ser atrelados a uma carroça ou a um arado, permitindo melhor aproveitamento da força física dos bovinos para realização de trabalho no campo. Faz parte da decoração do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro e remete simbolicamente aos utensílios usados pelos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-317
 Título: ... e o Filò começou!
 Descrição: A música e os elementos simbólicos que remetem à imigração italiana preenchem o ambiente, os personagens motivam o público: começa o Filò Talian no salão de festas do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-540
 Título: Personagem "Naldo"
 Descrição: Interpretado pelo senhor Agenor Frigo, o personagem "Naldo" inicialmente atua como um soldado que sobrevive ao fim da Segunda Guerra Mundial, retorna para ter uma nova vida aqui na América, e reencontra sua amada "Ine" (Inês Mello) que ficou esperando por ele. Depois o casal faz a cena do Ombrelin (sombrinha no idioma Talian). No decorrer do evento ele é o responsável em fazer "costuras" entre as diversas cenas. Também é o responsável pelas homenagens e referências aos presente no Filò.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-916
 Título: Fregolá
 Descrição: O Fregolá de fubá (ou "rapadurinha" de fubá) é uma receita típica dos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes. Tem como característica principal a facilidade de ser preparado usando poucos ingredientes. Do Talian, fregolá significa esfarelar.
Ingredientes: farinha de milho, açúcar, pitada de sal, banha de porco, ovos, e as vezes raspas e suco de laranja. Algumas receitas incluem também um pouco de farinha de trigo e fermento. Os ingredientes são misturados formando uma massa consistente. Essa massa é estendida sobre uma forma retangular e vai ao forno. Depois de assada é recortada em pequenos retângulos e servida aos turistas.
Na imagem a Sra. Delci Pellizzaro, proprietária do Paiol dos Pellizzaro e também a personagem "Angela" do Filò Talian, prepara Fregolá com o saber fazer herdado das famílias de imigrantes italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-402
 Título: Chegam os protagonistas do Filò Talian
 Descrição: Trajes que remetem à história da imigração italiana na região, somados a elementos como: a música, lampiões, chapéus e bolsas de palha, mala, ramalhete de flores, bebê ao colo, a "dressa" (trança no idioma Talian), cada um desses integrantes traz consigo a memória de alguma referência antepassada, e que a partir desse momento, até o final da apresentação do Filò Talian, passa a interpretar como personagem. Um momento marcante: quando o passado vem de encontro ao presente.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-510
 Título: Tamancos
 Descrição: Feitos de madeira e couro, esse tipo de tamancos geralmente era usado pelos colonos italianos colonizadores; um calçado simples produzido com os materiais disponíveis localmente. No figurino usado durante a cerimônia do Filò alguns personagens vestem calçados como esses, fazendo uma alusão às vestimentas de seus nonos (avôs) e bisnonos (bisavôs).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-544
 Título: Tradições
 Descrição: Lembranças dos primeiros anos da família Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-201
 Título: Artesanato com vime, palha de milho e fibra de bananeira.
 Descrição: As Comissões que integram o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos são constituídas por pessoas que desejam aprimorar e confeccionar artesanatos. Elas recebem as orientações e com esse conhecimento adquirido desenvolvem trabalhos. Além de ser uma forma de lazer, essas atividades estimulam a criatividade e o convívio social e, com as remuneração com a venda dos produtos, aumentam a renda familiar. O resultado é um valoroso trabalho artesanal que também integra os símbolos utilizados no Filò Talian. Nas fotos materiais utilitários e decorativos confeccionados artesanalmente. Fotografias: acervo da Associação Filò Talian de Concórdia.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 06/06/2023
Nº 023-116
 Título: Herança cultural em família
 Descrição: Na personagem "Phyna" (Iraci Pellizzaro) e sua sobrinha Juliana. Enquanto "Phyna" atua em várias cenas do Filò Talian, Juliana auxilia a personagem "Angela" (Delci Pellizzaro) na preparação da janta que será servida durante o evento.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-705
 Título: Personagens do Filò
 Descrição: Caracterizados com seus trajes, os atores do Filò interpretam seus personagens e contagiam com alegria os turistas presentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-525
 Título: Velas acesas
 Descrição: Sobre as mesas do salão de festas, as velas acesas dentro vidros, formam rústicos castiçais aos moldes do que acontecia na colônia, nos tempos dos colonizadores italianos e seus descendentes. São fontes de luz quente que delineiam com beleza os contornos das pessoas.
As velas basicamente servem para iluminar os ambientes internos das casas. Inegável não mencionar os siginificados que ela contém: simbolicamente detém a luz sagrada, a luz que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionada à fé, à oração, à proteção divina, à bênção, à esperança, à certeza das coisas... e que sustenta o espírito para fazer valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente. Remetem à religiosidade que sustentou o imigrante colonizador na dura trajetória que empreendeu na sua nova terra.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-531
 Título: Elementos do cotidiano dos imigrantes colonizadores italianos
 Descrição: A mala, as cestas e as flores de palha de milho, o par de tamancos são elementos que remetem ao cotidiano dos nossos "nonos" (avôs) e "bisnonos" (bisavôs).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-207
 Título: Arte decorativa
 Descrição: Motivos decorativos do artesanato local ornamentam e compõem o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o Filò.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-205
 Título: Velas acesas
 Descrição: Sobre as mesas do salão de festas, as velas acesas dentro vidros, formam rústicos castiçais aos moldes do que acontecia na colônia, nos tempos dos colonizadores italianos e seus descendentes. São fontes de luz quente que delineiam com beleza os contornos das pessoas.
As velas basicamente servem para iluminar os ambientes internos das casas. Inegável não mencionar os siginificados que ela contém: simbolicamente detém a luz sagrada, a luz que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionada à fé, à oração, à proteção divina, à bênção, à esperança, à certeza das coisas... e que sustenta o espírito para fazer valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente. Remetem à religiosidade que sustentou o imigrante colonizador na dura trajetória que empreendeu na sua nova terra.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-530
 Título: Oração e fé
 Descrição: Num momento de grande introspecção e espiritualidade a capelinha com a imagem de Nossa Senhora das Graças, padroeira do Filò Talian de Lageado dos Pintos, chega à mesa do palco principal. Ao redor da mesa as personagens "Rosa" (Rosalina Stedille), "Maria" (Maria Vieira), "Ine" (Inês Mello), "Helena" (Helena Zandonai) e outros personagens do Filò, representando a família taliana: as nonas (avós), bisnonas (bisavós), nonos (avôs) e bisnonos (bisavôs). Os presentes rezam a oração do Pai Nosso e da Ave Maria em Talian. Esta cena enfatiza a fé: um dos pilares da colonização taliana, e ressignifica um costume fundante da cultura italiana trazida pelos imigrantes colonizadores e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-607
 Título: Rosas
 Descrição: As rosas e outras flores emolduram e ornamentam os espaços externos da propriedade da família Pellizzaro. Agregam beleza ao ambiente e remetem a antigos costumes praticados pelos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes; uma tradição mantida por seus herdeiros.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-333
 Título: Personagem "Francesco"
 Descrição: Interpretado pelo senhor Amarildo Pastore, o personagem "Francesco", é um agricultor familiar. No Filò Talian faz uma cena em que ele é o filho do casal proprietário da casa que está recebendo as pessoas para fazer o filó. Ele vai ao moinho como era de costume na colônia, utilizando um animal porque era o meio de transporte da época. Lá ele processa o milho e o transforma em farinha de milho, para depois ser feita a polenta. Posteriormente ele participa na apresentação das ferramentas antigas, auxilia no canto e tem participação na demonstração do jogo da Mora junto com "Giovani Batista" (Jordão Zanella).
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-906
 Título: Recepção aos turistas
 Descrição: A antiga estrebaria hoje revitalizada é o palco de recepção aos turistas; local onde eles escolhem e vestem os trajes que irão usar durante o Filò Talian, recebem as boas vindas dos atores, e onde também são servidos o chá e os tradicionais Bolinhos de Pão.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-507
 Título: Artesanatos
 Descrição: Produtos artesanais comercializados no Armazém Nona Thereza do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-356
 Título: A alegria
 Descrição: A música, o canto e a dança remetem aos mais genuínos sentimentos do imigrante colonizador em seus momentos de celebração: momentos únicos e inesquecíveis para os turistas que participam do Filò. Na imagem o canto na voz da personagem "Gioconda" (Isabel Pasin Dal Vesco).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-628
 Título: Elementos decorativos
 Descrição: Motivos decorativos do artesanato local ornamentam e compõem o ambiente do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro, local aonde acontece o filò. A presença da fé católica sempre presente no dia a dia do colonizador está expressa na imagens da Santa Ceia.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-220
 Título: A polenta
 Descrição: Um momento ímpar que merece ser registrado e guardado no coração de todos os turistas que vieram ao Filò. A polenta, um ícone da imigração italiana, já está sendo preparada para a ceia; e o fogão a lenha que a esquenta e aquece o ambiente também. Base da alimentação dos imigrantes italianos colonizadores e seus descendentes, a polenta tem a ver até com a sua própria identidade. Era parte de todas as refeições do dia, e para fazê-la, eles usavam a própria farinha que produziam a partir do milho que plantavam e colhiam. Ela era e é consumida até os dias de hoje de várias formas: cremosa, frita, grelhada, etc.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-549
 Título: A janta está pronta
 Descrição: Um jantar típico italiano está pronto para os turistas. São aproximadamente cem pessoas para o jantar, que foi preparado pela personagem "Angela" (Delci Pellizzaro) e suas duas auxiliares de cozinha, utilizando produtos produzidos na própria propriedade do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-602
 Título: A visita da comadre
 Descrição: Nesta cena a personagem "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa) recebe a visita de sua comadre "Phyna" (Iraci Pellizzaro). "Gigieta" ganhou mais um filho e está na quarentena. "Phyna" traz no colo uma galinha, assim como, outras coisas de presente que são boas para a recuperação da comadre.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-621
 Título: Personagem "Giovani Batista"
 Descrição: Interpretado pelo senhor Jordão Zanella, o personagem "Giovani Batista" é o marido da personagem "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa). O casal participa em praticamente todas cenas do Filò. "Giovani Batista" tem um papel muito importante no conto da história da vinda dos imigrantes da Itália. Ele tem participação nas cenas de apresentação das ferramentas antigas, do jogo da Mora, das piadas e da visita da comadre.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-910
 Título: Nossa Senhora Aparecida
 Descrição: Sinônimo de força e fé, essa pequena escultura de Nossa Senhora Aparecida integra as imagens que ambientam a capela do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-351
 Título: A uva
 Descrição: A uva desempenhou protagonismo na pirâmide alimentar dos imigrantes italianos, costume trazido da Pátria-Mãe, e que também passou a fazer parte da vida em solo brasileiro. Seus descendentes acompanharam a evolução dos processos de produção, mas na essência seguiram a tradição e preservaram o cultivo artesanal das vinhas. A decoração do Paiol dos Pellizzaro inclui objetos que remetem ao cotidiano e à vida desses antepassados.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-330
 Título: Na cozinha
 Descrição: Enquanto o Filò vai acontecendo, nos bastidores, a personagem "Angela" (Delci Pellizzaro) e suas duas auxiliares de cozinha, preparam um jantar para aproximadamente cem pessoas. Fazem um jantar típico italiano aos moldes do saber fazer das receitas das nonas (avós) e nonas (bisavós), utilizando apenas produtos da propriedade do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-704
 Título: O pomar
 Descrição: Na propriedade rural do Paiol dos Pellizzaro as árvores frutíferas estão por todo lado e dividem o espaço com flores e a mata original preservada. A fumaça que provém da chaminé do fogão a lenha onde o tradicional alimento é preparado, compõe a poética perfeita do cenário ancestral.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-224
 Título: A alegria
 Descrição: A música, o canto e a dança remetem aos mais genuínos sentimentos do imigrante colonizador em seus momentos de celebração: momentos únicos e inesquecíveis para os turistas que participam do Filò. Na imagem o canto na voz da personagem "Gioconda" (Isabel Pasin Dal Vesco).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-631
 Título: Salão de festas do Paiol dos Pellizzaro
 Descrição: Local onde é realizado o Filò Talian. A decoração inclui objetos que remetem ao cotidiano e à vida dos colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-222
 Título: ... e o Filò começou!
 Descrição: A música e os elementos simbólicos que remetem à imigração italiana preenchem o ambiente, os personagens motivam o público já sentado às mesas: começa o Filò Talian no salão de festas do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-542
 Título: Capela
 Descrição: Detalhes do interior da capela do Paiol dos Pellizzaro.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-341
 Título: Projeto Filò
 Descrição: O projeto foi criado em agosto de 2013. Neste quadro são apresentados os entes participantes do projeto: Gestor, Apoiador Cultural, Idealizadores e Grupo de Atores.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-105
 Título: Chegam os protagonistas do Filò Talian
 Descrição: Trajes que remetem à história da imigração italiana na região, somados a elementos como: a música, lampiões, chapéus e bolsas de palha, mala, ramalhete de flores, bebê ao colo, a "dressa" (trança no idioma Talian), cada um desses integrantes traz consigo a memória de alguma referência antepassada, e que a partir desse momento, até o final da apresentação do Filò Talian, passa a interpretar como personagem. Um momento marcante: quando o passado vem de encontro ao presente.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-509
 Título: Oração e fé
 Descrição: Momento de grande introspecção e espiritualidade quando a capelinha com a imagem de Nossa Senhora das Graças é aposta à mesa do palco principal do Filò. Nossa Senhora das Graças é a padroeira do Filò Talian de Lageado dos Pintos. Esta imagem enfatiza a fé: um dos pilares da colonização taliana, e ressignifica um costume fundante da cultura italiana trazida pelos imigrantes colonizadores e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-610
 Título: Velas acesas
 Descrição: Sobre as mesas do salão de festas, as velas acesas dentro vidros, formam rústicos castiçais aos moldes do que acontecia na colônia, nos tempos dos colonizadores italianos e seus descendentes. São fontes de luz quente que delineiam com beleza os contornos das pessoas.
As velas basicamente servem para iluminar os ambientes internos das casas. Inegável não mencionar os siginificados que ela contém: simbolicamente detém a luz sagrada, a luz que ilumina o ambiente, que remove a escuridão. Está, portanto, relacionada à fé, à oração, à proteção divina, à bênção, à esperança, à certeza das coisas... e que sustenta o espírito para fazer valer a pena todo o trabalho e sacrifício do presente. Remetem à religiosidade que sustentou o imigrante colonizador na dura trajetória que empreendeu na sua nova terra.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-533
 Título: A preparação do chá e do "Brodo"
 Descrição: No fogão a lenha em preparação do chá de hortelã (à esquerda) e do Brodo (à direita).
O chá será servido mais tarde na recepção aos turistas. Aproveita-se que há espaço no fogão então já se aproveita para fazer o chá. Ele remete aos chás que as nonas (avós) e bisnonas (bisavós) serviam em casa. Entre várias aplicações, no passado esses chás podiam ser usados para fins curativos e variavam de acordo com a época do ano. Podiam ser de hortelã, cidreira, erva doce, erva luisa, macela, etc.
O Brodo é um caldo feito com as partes que não foram utilizadas dos frangos: pés, ossos, cartilagens, etc. Tradicional na culinária dos colonizadores italianos e seus descendentes, o Brodo é um alimento reconfortante. Servido no encerramento do jantar do Filò, os turistas se servem em conchas e o colocam em uma xícara, acompanhando com pães e queijo colonial ralado por cima.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-403
 Título: Artesanato com fibra de bananeira.
 Descrição: As Comissões que integram o projeto do Caminho da Roça de Lageado dos Pintos são constituídas por pessoas que desejam aprimorar e confeccionar artesanatos. Elas recebem as orientações e com esse conhecimento adquirido desenvolvem trabalhos. Além de ser uma forma de lazer, essas atividades estimulam a criatividade e o convívio social e, com as remuneração com a venda dos produtos, aumentam a renda familiar. O resultado é um valoroso trabalho artesanal que também integra os símbolos utilizados no Filò Talian. Nas fotos o trabalho artesanal com fibra de bananeira. Fotografias: acervo da Associação Filò Talian de Concórdia.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-114
 Título: Prêmio internacional
 Descrição: Em 21/09/2015 o Filò de Lageado dos Pintos obteve o 1º lugar no concurso de vídeos do Festival Internacional de Audiovisual de Cultura e Turismo - FIACULT, na categoria: "Pessoas, Culturas e Tradições". O vídeo mostrava a história dos imigrantes italianos por meio de uma apresentação do Filò.
https://www.youtube.com/watch?v=n4g0JD1Ho4U
https://aguasdooestecatarinense.com.br/5-piratuba-sc/noticias/422-filo-de-lajeado-dos-pintos-recebe-premio-internacional
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-203
 Título: Personagem "Gigieta"
 Descrição: Interpretado pela senhora Margarete Poletto Dalla Costa, a personagem "Gigieta" é a dona da casa, é a Parona (Patroa, mulher de patrão, dona de casa, no idioma Talian). Ela é taliana que recebe as visitas para o Filò. Ela é a atriz principal e, portanto, participa de praticamente todas as cenas. Faz a coordenação e dá a direção para o evento e para os demais atores.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-908
 Título:
 Descrição: Cena na qual "Gigieta" (Margarete Poletto Dalla Costa) e seu marido "Giovani Batista" (Jordão Zanella) com seu bambino (bebê no idioma Talian) no colo dão as boas vindas e recepcionam os turistas. Gigieta fala da alegria que é recebê-los em Lageado dos Pintos. Apresenta seu marido Giovani, fala sobre o bebê e convida a todos para o Filò, dizendo o que acontece na festa: “Parlemo, cantemo, pregemo, magnemo anca e doppo balemo” (no idioma Talian: falamos, cantamos, rezamos, comeremos também e depois dançaremos).
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-513
 Título: Personagem "Angela"
 Descrição: Interpretado pela senhora Delci Pellizzaro, a personagem "Angela" é a responsável pela gastronomia do evento. Prepara os alimentos do jantar típico italiano, de acordo com o saber fazer transmitido pelas nonas (avós) e bisnonas (bisavós), reproduzindo receitas tradicionais que são servidas aos turistas durante o Filò Talian. Na elaboração das comidas utiliza produtos que ela mesma planta e colhe na propriedade. Junto com seu filho Filipe Pellizzaro (o personagem "Nene") é proprietária do Paiol dos Pellizzaro.
Informações por: Adriana Maria Portolan
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-901
 Título: A Mora
 Descrição: Nesta cena os personagens "Giovani Batista" (Jordão Zanella) e "Francesco" (Amarildo Pastore) e um turista convidado participam do lendário jogo da Mora, que tradicionalmente é realizado no idioma Talian. O objetivo é acertar o número do conjunto de dedos da mão que os adversários apresentam sobre uma mesa. Os jogadores vão apresentando os dedos e gritando os números supostos até um deles acertar a soma.
De acordo com Jordão Zanella: "É um esporte milenar. Surgiu nos presídios da Itália. Os presos lá não tinham o que fazer, inventaram o jogo da Mora. O jogo consiste em acertar a quantidade de dedos que os outros dois jogando. Aquele que adivinhar a soma dos dois leva o ponto. Quando o ponto é meu, eu já jogo com o outro adversário. Muitas vezes joga-se em quatro pessoas. Existem três tipos de jogos da Mora: 1) a Mora Cantada que é um jogo que ele canta uma musiquinha e joga "filò, filò, filá", e joga " "sinque, sie, sète..." (cinco, seis, sete... traduzido do Talian); 2) A Morina que é um jogo rápido: "sinque, sie, sète..."; tudo muito rápido, ninguém entende; e 3) Ponto Parola que é um jogo mais lento, que dá pro pessoal interpretar quem levou o ponto. Mas é um esporte que era muito praticado pelos nosso antepassados. Eles arrebentavam a mesa, saiam com o dedo sangrando das mesas de jogo. Era muito jogado aqui na nossa região e na Serra Gaúcha. Em Nova Veneza eles mantêm essa tradição. Aqui na região de Ibirama, que teve imigração italiana direto da Itália, ali também é muito preservada a cultura italiana".
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-619
 Título: Ferramentas de trabalho
 Descrição: Antigas ferramentas de trabalho utilizadas pelos colonos. Integram as decoração do salão de festas do Paiol dos Pellizzaro e remetem à memória dos imigrantes colonizadores italianos e seus descendentes.
 Local: Concórdia, SC
 Data do Registro: 29/04/2023
Nº 023-322


© 2024 Copyright de Ruy Machado. Todos os direitos reservados.