English

 Caminho Caminhos

 
Categorias


  Todas









6 de janeiro de 2022
 Título: Baía Norte em Florianópolis
 Descrição: Baía Norte vista da Ponte Hercílio Luz.
 Local: Ponte Hercílio Luz
 Data do Registro: 01/01/2022
 
      Uma vez me falaram que: "O segredo da felicidade é acordar cedo".
      Não sei se por acaso, mas hoje, primeiro dia do novo ano, acordei cedo. Olhei lá fora e observei que um lindo dia estava iniciando.
      Resolvi fazer minha caminhada matinal pela ponte, na velha e nova Ponte Hercílio Luz. Um lugar de tantas belezas, de tantas fotos que já fiz e certamente farei por me encantar tanto, e sempre com o desafio de ainda perceber novas imagens; detalhes talvez. Mas de uma forma ou de outras, sempre acabo percebendo alguma "coisa" nova, diferente... é inspirador de verdade!
      Durante a caminhada mil e um pensamentos me vêm à cabeça. Um lugar realmente inspirador e que me leva a pensar sobre certos porquês: como o "caminhar sobre a ponte" e os significados que isso possa conter: a ponte que liga, a ponte que separa, a ponte que une, a ponte que liga uma ilha a um continente, ou um continente a uma ilha; mas que de uma forma ou de outra permite o acesso ao outro lado, aquele que queremos chegar.
      Nada mais apropriado para um momento como o que se inicia: refletirmos sobre nossas trajetórias: as que foram, as que virão... Quem sabe revermos e olharmos com mais atenção para o nosso redor e identificarmos as coisas que precisam ser renovadas, ressignificadas ou mesmo eliminadas. Mas não só, necessário seria também refletirmos sobre as ferramentas e as fórmulas que precisam ser ajustadas para esse "novo" caminho, que nada mais é do que uma parte de um outro grande caminho.
      Caminho, caminho, caminho... caminho para além da ponte e chego a pum parque denominado Parque da Luz: trilhas, árvores, flores, pessoas, pássaros... um lugar onde encontro muita harmonia. E não por acaso, me deparo com um totem que há muito eu não via, e até já havia me esquecido. Um singelo monumento de madeira em forma de obelisco onde encontra-se escrito em quatro idiomas as seguintes palavras: "Que a Paz Prevaleça no Mundo". Pra que melhor uma mensagem assim para começar o ano?
      Então, que façamos nós sempre o melhor por nós e pela paz da humanidade.
      Feliz Ano Novo!

 


  © 2022 Copyright de Ruy Machado. Todos os direitos reservados.